Publicidade:

Animais no trabalho: sim ou não? Conheça os benefícios

Ter animais no trabalho é uma ideia que soa como música para os ouvidos de muitos. Para outros, nem tanto. Saiba o que diz a ciência.

Animais no trabalho: sim ou não? Conheça os benefícios
Saiba que pode haver vantagens na presença de animais no trabalho

Ter animais no trabalho pode ser muito benéfico, de acordo com um estudo preliminar levado a cabo pela Virginia Commonwealth University. Ainda que não sejam ainda em grande número, é cada vez mais comum encontrar locais de trabalho, por todo o mundo, que proporcionam esta realidade, permitindo que as pessoas que lá trabalham tenham ao seu lado o seu tão estimado animal de estimação. São locais de trabalho chamados “pet friendly”.

Confira como ter animais no trabalho pode ser de facto benéfico e também alguns nomes de estabelecimentos e empresas em que isto já acontece.

Ter animais no trabalho pode ser incrível: saiba porquê


animais no trabalho

Que vantagens existem para os colaboradores?

  • Diminuição do stress;
  • Melhor comunicação entre os colegas;
  • Mais cooperação entre todos;
  • Motivação para sair mais tarde do trabalho e acabar tarefas adiadas;
  • Níveis de satisfação pessoal mais elevados;
  • Aumento de produtividade;
  • Incremento da criatividade.

Há vantagens também para os animais de estimação

Na verdade, os animais também beneficiam, pois conhecem novas pessoas e brincam com outros animais, tendo uma maior atividade diária e tendo a oportunidade de passar mais tempo com os seus donos.

O que fazer se um animal assustar um colaborador?

Uma parte muito importante de ter animais no trabalho é que sejam bem-comportados. Ou seja, as empresas que o permitem definem que os colaboradores que trazem os animais para o trabalho terão de ter noção de que outros colegas podem, de facto, sentir medo e é importante que esse sentimento seja respeitado, porque somos todos diferentes.

Assim, se um animal provocar medo e afetar o trabalho de outro colaborador, é definido pelas empresas que não deverá ser trazido para o local de trabalho. Os donos devem conhecer bem a personalidade dos seus animais de estimação e prevenir qualquer incidente.

E se houver animais que não se entendem?

Um animal que tenha tendência para se desentender com os outros deverá ficar em casa ou o dono poderá, antes de o trazer para o trabalho, consultar um especialista em comportamento animal.

Se houver um conflito, os donos desses animais devem separá-los e levá-los para outro espaço para os acalmar. Se dois animais em particular não se entenderem, os colegas de trabalho que os têm deverão combinar trazê-los em dias alternados.

O que deve haver  a pensar no bem-estar dos animais?

Os animais deverão ter água, comedouros com alimento, snacks e sacos higiénicos, em qualquer local de trabalho. Podem também ter uma caminha, kit primeiros socorros, brinquedos para roer, toalhitas desinfetantes, uma lista com contactos de emergência de clínicas veterinárias, inclusive as que têm serviço de emergência durante 24 horas.

Alergias

Se surgirem preocupações relativamente a alergias, devem ser definidos limites para os locais onde os animais podem ir. Caso não seja possível limitar o seu espaço a um escritório ou área restrita, devem, sem dúvida alguma, existir zonas sem animais, como salas de reunião, casas de banho ou ainda espaços de refeição.

Algumas empresas que permitem animais no trabalho

  • Purina
  • Mars
  • Amazon
  • Google
  • Salesforce
  • Etsy

Veja também: