Publicidade:

Apple Music para Artistas já está disponível

O Apple Music for Artists já está disponível e permite que artistas acedam a informação sobre onde a sua música é tocada, quantas vezes e tanto mais.

Apple Music para Artistas já está disponível
Plataforma só existia em versão beta

Desde 2018 que o Apple Music for Artists só estava disponível em versão beta, sendo o seu lançamento oficial uma das grandes novidades da Apple para 2019. A plataforma é muito interessante e permite que artistas musicais, registados na mesma, acedam a informação importante sobre as suas criações.

Apple Music for Artists: informações na palma da mão


apple music em mac e iphone

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

As vantagens da Tecnologia chegaram à música, que desde sempre beneficiou dessas mais-valias, mas nunca com tanto insight. O Apple Music for Artists é a grande aposta da marca americana para ajudar artistas e bandas que, de forma independente, podem gerir todos os dados relacionados com as suas produções.

O Apple Music não é novidade para ninguém, já que é um dos melhores serviços de streaming de música da atualidade. Com uma biblioteca de milhares de músicas disponíveis, o serviço da Apple é, de facto, um dos mais prestigiados e jogou agora uma cartada muito forte no mundo da música.

Já é possível saber onde a música é ouvida e quantas vezes

O Apple Music for Artists tem vindo a preparar-se ao longo dos meses, construindo uma plataforma suficientemente intuitiva e muito específica no que toca às informações que apresenta. Um artista, desde que esteja registado no serviço da Apple Music, pode agora ter acesso a uma grande variedade de dados.

Desde saber quantas vezes determinada música foi ouvida até em que parte do mundo ela foi “clicada”… As possibilidades são imensas e os gráficos disponíveis mostram todos os dados de forma muito organizada e útil para cada artista.

Com esta plataforma, cada artista/banda pode aceder, através do seu perfil privado, a informações à escala global. Para além dos gráficos, também está disponível um mapa-múndi que demonstra os países/cidades onde cada música é mais ouvida – para além da quantidade de vezes que o é feito.

musicas ouvidas mundialemente

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

No entanto, devido às políticas de segurança da Apple, não é possível saber, por exemplo, a faixa etária dos ouvintes. Ainda assim, é possível saber em que cidade e país cada música é ouvida.

Esta funcionalidade é muito útil no caso de algum artista ou banda estar a planear uma tour, por exemplo. Conhecer a popularidade das suas músicas (e onde estas são ouvidas) de antemão é uma grande vantagem que ajuda, em muito, ao planeamento de um evento do género.

Plataforma está disponível na internet e em app

Outra das grandes novidades do Apple Music for Artists é o facto de estar, também, disponível numa aplicação. Dessa forma, cada artista pode consultar todas as informações diretamente num smartphone ou tablet. Esta não deixa de ser uma decisão interessante por parte da empresa, sobretudo nesta altura, em que o iTunes deverá deixar de existir.

Mas as curiosidades não param por aqui, até porque este novo serviço pode também ser integrado com o Shazam, uma aplicação que permite saber, em tempo real, a música que está a tocar num rádio ou televisão, por exemplo. Para além da integração ser uma novidade, também a informação que o Shazam devolve se torna muito útil para qualquer artista – que até pode não ter muitos plays no Apple Music, mas reunir muitos shazams.

Veja também: