Publicidade:

7 apps para quem procura emprego: as essenciais

Apps para quem procura emprego? Não há mistérios: o segredo é optimizar as ferramentas já conhecidas e tirar melhor partido das oportunidades.

7 apps para quem procura emprego: as essenciais
Apps que dão uma ajuda na procura por emprego

Para grande parte dos portugueses, o smartphone é uma extensão do seu braço. Não podemos sair de casa sem ele. Se assim é, porque não o utilizar para turbinar a sua carreira? Descubra 7 apps para quem procura emprego.

Longe vão os tempos em que o telefone era um mero recetor de chamadas e mensagens. Hoje em dia, toda a nossa vida está lá (toda, se calhar, é um exagero, mas grande parte). Conscientes disso, os recrutadores têm utilizado cada vez mais as ferramentas digitais como forma de divulgação das suas ofertas de emprego, de recrutamento e captação de talento. Vamos apresentar algumas apps que pode descarregar gratuitamente para o telemóvel e que facilitarão o processo de procura de emprego.

7 apps para quem procura emprego


1. Linkedin

Sabe o que é o LinkedIn? Já utiliza?

Esta é a rede social profissional por excelência, especialmente para profissionais com qualificações superiores. Através desta plataforma pode criar o seu perfil profissional que funcionará como um breve CV para qualquer pessoa que o consulte. Para além disso, este aplicativo permite-lhe estabelecer conexões com as pessoas com quem trabalha, trabalhou, estudou ou pretende vir a trabalhar!

É muito fácil encontrar os recrutadores da empresa dos seus sonhos nesta rede social! Só tem que pesquisar pelo nome da empresa e rapidamente irá encontrar os profissionais que nela trabalham – e garantimos que encontrará, pelo menos, alguém relacionado com o departamento de gestão de pessoal ou recursos humanos.

E porque não enviar-lhes uma mensagem privada para lhes apresentar a sua proposta de valor profissional e propor uma reunião? Para além da exposição do seu perfil profissional e da conexão com potenciais empregadores, o Linkedin ainda lhe permite integrar grupos de discussão e partilha de experiências sobre a sua área profissional, publicar artigos de opinião e seguir a atividade das empresas do seu interesse.

Atenção, não basta criar um perfil do Linkedin e enviar pedidos de conexão aos recrutadores. Deve ter uma abordagem proativa na utilização desta plataforma: apresente os seus projetos profissionais (passados, atuais ou futuros), partilhe a sua opinião, participe nas discussões dos grupos relacionados com a sua área profissional, envie mensagens personalizadas aos recrutadores propondo uma entrevista de emprego ou uma reunião. Mostre que estás presente e disponível!

E porque o Linkedin tem muito que se diga, prometemos um artigo só sobre este assunto!

Ver app >>

2. Email

Todos os servidores de email já dão a possibilidade de descarregar a sua versão app e aceder à conta de email com um simples toque no telemóvel. Sabendo disso, o recrutador espera uma resposta mais rápida da tua parte quando envia um email para agendar uma entrevista de emprego.

Dica: personalize o seu endereço de email. Se não for possível utilizar o nome, integre a sua área profissional no endereço de email. Crie uma assinatura de email que mostre ao recrutador qual é a sua área profissional de atuação ou proposta de valor. Não esqueça que esta assinatura de email deve ser coerente com a imagem do CV e restantes documentos de procura de emprego que possa ter.

3. Facebook

Procurar emprego no Facebook já é possível

Muitas empresas e consultoras de recursos humanos utilizam esta plataforma para divulgarem as suas ofertas de emprego. Ao seguir a atividade destas entidades no Facebook, automaticamente receberá no seu feed de notícias os seus anúncios de emprego, bem como as iniciativas em que a entidade está envolvida. É uma excelente oportunidade para conhecer melhor a atividade das empresas, avaliar a forma como comunicam e se posicionam publicamente.

Adira a grupos de Facebook onde são partilhadas ofertas de emprego e aproveite esta plataforma para aumentar a intensidade da sua procura de trabalho – mas, atenção à forma como se apresenta nesta rede social.

Já é possível procurar emprego no Facebook: saiba como >>

Ver app para Android>>

Ver app para iOS >>

4. Instagram

Esta rede social de partilha de fotos e vídeos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, especialmente junto dos mais jovens. Conscientes disso, as empresas têm apostado nesta plataforma como instrumento de divulgação de produtos, serviços e atividades internas.

Esta é uma ferramenta de employer branding para as empresas e de recolha de informação para si.

Ver app para Android >>

Ver app para iOS >>

5. Youtube

Sabia que há imensos vídeos com dicas de procura de emprego no Youtube? Alguns deles são mesmo criados pelos empregadores. Por exemplo, a L’Oréal tem vários vídeos sobre os seus processos de recrutamento e seleção nos quais partilham dicas para que os candidatos tenham um bom desempenho.

6. Glassdoor

Através desta plataforma tem acesso a reviews sobre as empresas e sobre o processo de recrutamento e seleção que desenvolvem. Estas avaliações são feitas por trabalhadores, ex-trabalhadores e pessoas que possam ter contactado com as empresas de alguma forma. Encontrará informação valiosa para preparar-se para a entrevista de emprego.

Ver app >>

7. Skype/Hangout

Entrevista por videoconferência: 6 dicas para o sucesso

Se não tem disponibilidade financeira ou geográfica para deslocar-se até ao local da entrevista de emprego, sugira a realização de uma entrevista por videoconferência, através do Skype ou do Hangout da Google.

Tem no smartphone tudo o que precisa para o fazer! Procure um local com ligação de internet estável e com boa luz e faça um teste prévio para garantir que tudo correrá bem!

Ver app Skype >>

Descubra o Hangout >>

Não pretendemos ser exaustivos na apresentação destas apps para quem procura emprego, mas chamar a atenção para aquelas que naturalmente utiliza e poderá maximizar!

Boa sorte para na procura de emprego!

Veja também:

Cidade das Profissões Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao atual mercado de trabalho.

Saiba tudo sobre emprego