Aprender com os gatos: 7 lições que os bichanos nos dão

Os bichanos são seres tão sábios que chegamos a afirmar: é possível aprender com os gatos - e muito. Descubra 7 lições dos felinos.

“sponsored by fidelidade”
Aprender com os gatos: 7 lições que os bichanos nos dão
7 vidas, 7 ensinamentos

Donos de gatos, atenção: rendam-se aos ensinamentos dos vossos felinos. Descubram quais lições estes animais especiais podem nos passar.

Aprender com os gatos: será que os bichanos são tão especiais que chegam a ser capazes de oferecer verdadeiras lições aos humanos? Acreditamos que sim e arriscamos, até, dizer que todos temos (mesmo) bastante a aprender com estes animais.

Naturalmente sábios, os gatos já serviram de fonte de inspiração para muitos filósofos, artistas e pensadores que fizeram história pelo mundo. Vamos tentar aprender algo com estes felinos tão espertos?

Aprender com os gatos: 7 ensinamentos que os bichanos oferecem aos donos


Quem tem um bichano em casa sabe bem que eles são animais surpreendentes, por isso, aproveite o mote para entendê-los melhor e não deixe de compreender aquilo que eles ensinam.

aprender com os gatos

Lição #1:  Guarde as garras para a altura certa

Sabia que uma das razões que tornaram os gatos bem sucedidos em ambientes selvagens foi o facto de terem garras retráteis? Sim, leu bem: recolher as armas pode mesmo ser uma grande lição de sabedoria e, até, sobrevivência.

Os bichanos, vistos de longe nos passeios e janelas, podem parecer animais inofensíveis e fracos, mas desengane-se: as suas garras são usadas em momentos de combate e situações de perigo, podendo ser uma verdadeira ameaça até para animais muito maiores em tamanho.

Para entender a metáfora desta lição que podemos aprender com os gatos, é simples: lembre-se que também tem garras e que deve usá-las em momentos estratégicos – em casa ou no trabalho. “Mostre as suas garras” apenas a quem realmente merece.

Lição #2: Seja sempre discreto e elegante

Não é segredo: os gatos são os reis da elegância, têm sempre uma boa postura e olham sempre com sedução. Até as suas patas acolchoadas permitem-lhe uma movimentação discreta, em absoluto silêncio. Aliás, os gatos só fazem muito ruído quando estão no cio.

Se pensarmos bem, há tantas pessoas que nos cercam, que falam muito e que, na verdade, dizem bastante pouco. A lição a aprender é que podemos ser mais sábios se formos mais observadores e atentos.

Lição #3: Seja você mesmo, autenticamente

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt saude dos animais gato

Quem conhece os gatos sabe que cada bichano tem uma personalidade quase única. Mas, em comum entre eles, sabemos que todos agem de acordo com o que dita os sentimentos e a vontade, sem fingir ou esconder nada – nem que seja para agradar ao dono. Seguem, genuinamente, os seus instintos de caça e reprodução, e procuram sempre o próprio bem-estar.

Se estamos insatisfeitos – quer no amor, quer no trabalho – porque não agimos de imediato, como que por instinto, em busca da nossa felicidade? Todos os gatos sabem bem que nada compensa estarmos infelizes – nem mesmo o dinheiro.

Lição #4: Medite

Os felinos são os grandes mestres da meditação. Não sabia? O budismo diz isso.

Tire para si algum momento do dia e aproveite para relaxar, nem que seja apenas por alguns minutos.  Esvazie a mente, inspire, expire, sinta os cheiros… Aja como um gato. Os benefícios da meditação são inúmeros e a ciência já o diz. Já meditou hoje?

Lição #5: Pratique alongamentos todos os dias

Se já observou os hábitos de um gato, vai reconhecer esta lição. Já reparou que os bichanos se alongam com muita frequência? Aprenda isso pela sua saúde e bem-estar.

Todos nó deveríamos praticar alongamentos diariamente, de forma a promover o estiramento das fibras musculares. O resultado é maior flexibilidade, menos tensões musculares, maior sensação de relaxamento do corpo, mais consciência corporal, movimentos mais leves e soltos, menos lesões e melhoria da circulação.

Lição #6: Cuide de si, da beleza e da higiene

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt saude dos animais gato

Os gatos são animais extremamente disciplinados com a própria higiene. Lambem-se demoradamente para se limparem e se pentearem… por isso, andam sempre impecáveis, ainda que nunca tenham ido aos banhos com água – especialmente os bichanos de pelo curto.

Que tal seria se todos nós cuidássemos da higiene diariamente, tal como os gatos nos ensinam? Os banhos melhoram o cheiro, a aparência e chegam a prevenir imensas doenças.

Por sua vez, uma rotina de beleza, por mais simples que seja, fortalece a auto-estima e faz um bem enorme a qualquer pessoa.

Dar banho ao gato: sim ou não >>

Lição #7: Descanse bem e permita-se sonhar

Os gatos são especialistas na arte de dormir bem – e bastante. Sempre que podem, descansam e permitem-se dormitar ao longo do dia. Quando estão a dormir e fazem ruídos, ou as orelhas e patas se agitam, é certo que estão a sonhar.

Ficou com inveja só de imaginar? Então, lembre-se que não precisa de ser um gato para dormir como um. Permita-se, pelo menos, um descanso de 7 horas diariamente e respeite as necessidades particulares do seu organismo.

O sono ajuda-nos a prevenir estados de depressão, diabetes, obesidade e hipertensão, além de fortalecer a memória e melhorar o nosso desempenho físico e mental.

Preparado para colocar em prática aquilo que podemos aprender com os gatos? Tente, uma a uma, cada lição. Vai ver como a vida melhora no espaço de um instante.

Veja também: