Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
27 Set, 2016 - 07:00

7 dicas para apresentação de empresa

Margarida Ferreira

Espreite as nossas dicas se tem que fazer uma apresentação de empresa e caminhe rumo ao sucesso.

7 dicas para apresentação de empresa

A era digital veio facilitar (e muito) a vida a quem tem de expor conteúdos a uma audiência. Os recursos à disposição são hoje em maior quantidade e qualidade, permitindo a criação de apresentações de empresa mais dinâmicas e interessantes. Se a isso aliarmos algumas dicas, passar a mensagem será uma tarefa mais fácil e simples.

O conhecido PowerPoint perdeu a hegemonia e a concorrência no ‘mundo’ dos softwares utilizados é hoje maior. Dos slides do Google Drive, passando pelo Keynote da Icloud ou pelo muito popular Prezi, a oferta é variada. Tudo depende, sobretudo, da informação que queremos transmitir e das características da nossa audiência.


7 conselhos para ter sucesso numa apresentação de empresa

O sucesso de uma apresentação mede-se pelo interesse e compreensão da mensagem que queremos passar ao nosso público. É, por isso, importante que esteja preparado e passe no ‘teste’ com distinção. São as suas competências que o vão fazer destacar-se. Para o ajudar, vamos partilhar consigo 7 dicas de apresentação de empresa. Com alguma prática, apanha o jeito.



1. Conhecer a audiência

Crucial! Antes de criar a apresentação propriamente dita, informe-se sobre os seus ouvintes. Afinal, uma audiência constituída por membros da administração da sua empresa é diferente de uma audiência composta por colegas de trabalho. O tom do discurso, a postura e a formalidade influenciam. É óbvio que o profissionalismo tem de estar sempre presente.



2. Construir uma ‘estória’

Não se limite a ‘debitar’ informação (valores, estatísticas, factos…). É uma péssima opção e está a condenar ao fracasso a sua apresentação. Não irá conseguir manter ou até mesmo captar a atenção dos seus ouvintes. Conte uma estória: introduza o tema, recorra a metáforas ou comparações para ilustrar a informação, dê exemplos. É a melhor estratégia para prender a audiência.



3. Discurso coerente e organizado

Uma das dicas de apresentação de empresa mais importantes e tantas vezes esquecida. Defina os pontos essenciais, apresente-os logo no início, desenvolva-os ao longo da apresentação e volte a referi-los na conclusão. Criar uma sequência lógica e organizada irá facilitar a sua tarefa. A mensagem passa com mais rapidez e fica guardada.



4. O multimédia veio para ajudar

Vídeos, fotografias, gráficos dinâmicos, blogues, sites… A quantidade de recursos à disposição é enorme. Recorra ao material de apoio existente para dar forma à sua mensagem. Uma apresentação apelativa do ponto de vista visual terá com certeza mais êxito do que alguns slides cheios de texto. Mas faça-o com peso e medida. ‘Efeitos visuais’ em excesso só o prejudicam.



5. A prática faz a perfeição

Depois de ter a sua apresentação feita, treine. Leia e releia com atenção os conteúdos, estude a matéria e faça de conta que tem à sua frente a sua audiência. Lembre-se que quanto mais praticar, mais fácil será quando chegar o momento. Mas cuidado: não queira memorizar palavra por palavra. O seu discurso deve ser o de um entendido na matéria e não de um robot.



6. Estabelecer uma ligação

Quando estiver a apresentar, procura manter o contacto visual com sua audiência. Olhe para quem o está a ouvir. Não individualize e tente ver toda a gente que está na sala. Se a pessoa sentir que estão a falar para ela, vai esforçar-se por ouvir com atenção. Cuidado para não fixar o olhar em alguém porque o efeito pode ser o contrário ao pretendido.



7. Postura dinâmica

É importante que se sinta à vontade e confortável. Não fique parado, estático, a ler o que escreveu. A audiência vai sentir-se ignorada e vai ignorá-lo. Sim, pode dar uma olhadela aos seus slides ou apontamentos mas como apoio. Movimente-se pelo espaço, questione os participantes, dê-lhes feedback. Ao interagir está a criar uma relação e o ambiente fica mais descontraído.

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