Publicidade:

Aquecer no micro-ondas: sim ou não?

Temos vidas atribuladas, sobra-nos pouco tempo para cozinhar e precisamos de soluções rápidas como o micro-ondas. Será que aquecer no micro-ondas faz mal?

Aquecer no micro-ondas: sim ou não?
As radiações inspiram respeito

O micro-ondas é essencial no seu dia-a-dia mas dizem-lhe constantemente que aquecer no micro-ondas é prejudicial à saúde. Será mesmo verdade? Vamos descobrir!

Ao longo dos anos foram surgindo vários alertas sobre os malefícios que o micro-ondas pode causar à saúde, tendo inclusive o uso deste eletrodoméstico sido proibido na Rússia durante alguns anos. Na atualidade, sucedem-se os estudos com opiniões favoráveis à utilização do micro-ondas, deixando a opinião pública baralhada. Quais são afinal as opiniões válidas? Devemos, ou não, aquecer no micro-ondas?

Radiação micro-ondas


As micro-ondas são impulsos rádio, eletromagnéticos que estão situados na banda dos 300 MHz aos 300 GHz. O aquecimento alimentar com micro-ondas dá-se devido à junção da energia elétrica de um campo eletromagnético à cavidade do micro-ondas com o alimento e a subsequente dissipação no produto alimentar.

Descongelar ou aquecer no micro-ondas faz parte da rotina diária de preparação de refeições em quase todas as casas e, estes equipamentos parecem oferecer algumas vantagens:

  • as micro-ondas penetram no alimento e, por isso, o alimento é aquecido no seu todo, de forma uniforme, havendo menor desperdício de tempo e energia;
  • como o aquecimento é rápido, as vitaminas, nutrientes, sabor e a cor do produto alimentar são preservados;
  • manutenção de baixo custo;
  • aquecimento silencioso e sem acumulação de gases.

Mitos sobre a utilização do micro-ondas


1) Será que permanecer em frente ao micro-ondas enquanto este está a funcionar prejudica a saúde devido às elevadas radiações? Vários estudos dizem que as portas do micro-ondas têm uma rede que bloqueia a radiação eletromagnética e o nível de radiação que a ultrapassa é muito baixo.

2) Será que descongelar e aquecer refeições no micro-ondas destrói os nutrientes? Os especialistas dizem que cozinhar no micro-ondas, normalmente, aumenta o valor nutricional dos alimentos por ser uma cozedura rápida e com pouca água, o que conduz a poucas perdas de nutrientes. A descongelação no micro-ondas também parece ser segura.

3) Será que ao serem utilizados no micro-ondas, os recipientes de plástico formam substâncias tóxicas e cancerígenas que podem contaminar a comida? Vários estudos dizem que a maioria dos plásticos não são afetados pelas radiações eletromagnéticas. No entanto, deve escolher recipientes próprios para esse efeito.

4) Será que aquecer comida no micro-ondas tem efeitos cancerígenos? Os especialistas dizem que pode aquecer no micro-ondas e que não existem efeitos cancerígenos.

Em suma,


Parece ser consensual entre os especialistas que cozinhar no micro-ondas não faz mal à saúde. Pelo contrário, pode até degradar menos os alimentos, já que estão muito menos tempo a cozinhar do que numa fonte de calor normal.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!