David Afonso
David Afonso
30 Jun, 2023 - 11:32

Afinal, ligar o ar condicionado gasta ou não mais combustível?

David Afonso

Descubra a resposta a uma das perguntas mais comuns no universo automóvel e saiba como poupar combustível nos dias mais quentes do ano.

ar condicionado gasta combustível

Esta é daquelas questões dignas da famosa série televisiva americana “Caçadores de Mitos”. Será que o ar condicionado gasta combustível? Afinal, a resposta é sim, ou não?

Provavelmente já ouviu que este seria mais um dos mitos sobre automóveis. Alguns, até podem nem ser verdade, contudo, neste caso, a resposta é afirmativa. Se quer poupar na gasolina ou gasóleo, tenha atenção ao uso frequente do ar condicionado porque este faz com que o carro consuma mais.

Se quer poupar, aposte numa condução ecológica. Quando liga o ar condicionado está a ativar um compressor que vai exigir um maior fornecimento de energia ao motor do seu carro.

Com o ar condicionado ligado, há assim uma necessidade de compensar a energia despendida para manter esse sistema ativo. Portanto, há um aumento dos encargos para o motor.

Ou seja, este tem de trabalhar “mais” para manter as suas funções, logo gasta mais combustível e, nos carros com motorizações mais baixas, pode até notar-se uma ligeira perda da potência do motor.

Segundo dados recentes, o ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e representar um aumento de consumo de cerca de 20% (em autoestrada) a 30% (em cidade).

Ainda assim, deve sempre utilizar o ar condicionado

Ar condicionado como elemento de segurança ativa

Primeiro, não se esqueça: o ar condicionado é considerado um elemento de segurança ativa, já que que permite regular a temperatura e a humidade dentro do habitáculo.

Mas há mais! O ar condicionado contribui na luta contra a fadiga provocada pelo calor em excesso, ou contra os efeitos causados pelas temperaturas demasiado baixas.

Ar condicionado como uma consequência da segurança ativa

É certo que o ar condicionado gasta mais combustível. Porém, permite aos passageiros do veículo aguentar as variações de temperaturas a que o habitáculo está sujeito.

Por outras palavras, torna a condução possível em situações de temperaturas mais elevada e ajuda-nos a manter a atenção com uma circulação de ar mais frequente.

Carro com teto de abrir
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Janelas abertas vs ar condicionado ligado: o que gasta mais?

Muitos são os condutores, que levantam esta questão: ar condicionado ligado vs janelas abertas, qual é mais económico? As conclusões levaram à seguinte consideração de fatores:

  • Arrasto aerodinâmico do carro;
  • Peso do carro;
  • Eficiência do sistema de ar condicionado;
  • Consumo do motor;
  • Segurança;
  • Bem-estar.

Analisando todos estes fatores, efetivamente o ar condicionado, em condições normais de condução, faz o seu automóvel consumir mais combustível do que circular com as janelas abertas.

Contudo, e sabendo de antemão estes factos, levantamos outra questão: será que vai querer circular a altas velocidades com os vidros abertos? Será isto confortável?

Para além disso, tenha também em consideração que se optar por abrir as janelas irá afetar a aerodinâmica da viatura. Assim, acaba por agravar o consumo de combustível, sobretudo acima dos 100 km/h.

Manutenção do Ar Condicionado

Agora que já sabe que o ar condicionado gasta combustível, não se esqueça de garantir a respetiva manutenção. A limpeza das condutas do ar condicionado deve ser feita a cada dois anos, assim como a substituição do filtro do habitáculo.

Se perceber que o sistema não é capaz de reduzir a temperatura do habitáculo ou a emanação um odor desagradável, então está perante uma avaria.

Os problemas mais comuns do ar condicionado estão associados a erros do sistema elétrico ou à falta do gás (que é causada por uma fuga no circuito), sendo esta última causa a mais habitual. Para além disso, não se esqueça: qualquer manutenção deve sempre ser feita por um técnico especializado.

Para garantir o bom funcionamento do ar condicionado, deverá ligá-lo todas as semanas para garantir que o sistema se mantém oleado e, sobretudo, para promover a circulação do gás.

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