Publicidade:

Aprenda a arejar a casa e diga adeus ao mofo e à humidade

Arejar a casa deve ser um hábito frequente, pois são inúmeros os benefícios que esta ação pode trazer à sua vida e bem-estar diários.

Aprenda a arejar a casa e diga adeus ao mofo e à humidade
No verão e no inverno, areje sempre a sua casa

Vamos ensiná-lo a arejar a casa, usando diferentes técnicas e soluções, podendo adequar à realidade da sua habitação. Fundamental é arejar a casa e não achar que por ser pequena ou estar frio, não o deve fazer.

Há sempre maneiras de renovar o ar e ventilar a habitação e vai ver que isso só trará vantagens não só ao estado da sua casa, como a si e à sua saúde. Se tem crianças e idosos em casa, então este assunto deve interessar-lhe ainda mais.

Como arejar a casa: quais os benefícios de fazê-lo regularmente


Como limpar cortinas e persianas de forma fácil: dicas sem mistério

Divisões com janela

  • Abra as janelas com frequência, principalmente de fachadas opostas, para obter um arejamento mais intensivo.
  • Assegure a renovação diária de ar em todas as divisões, repetindo a operação anterior as vezes que forem necessárias.
  • Combine o arejamento intensivo periódico com técnicas específicas de ventilação. Por exemplo, o ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação é feita por debaixo das portas ou através de grelhas, pelo que não deve bloquear as passagens com tapetes.
  • Se usar ar-condicionado, assegure que ele tem a funcionalidade de renovar o ar interno ou, então, desligue-o por alguns períodos e renove o ar nessas alturas, abrindo portas e janelas.
  • Caso opte por um ventilador, crie uma corrente de vento e areje a casa, garantindo a troca de calor entre áreas internas e externas. Assim, o ar quente pode sair aos poucos, libertando espaço para uma atmosfera renovada.
  • Instale exaustores que eliminam o calor, odores e impurezas de áreas com pouca ou nenhuma ventilação, retirando o ar quente e carregado de substâncias para substituí-lo por ar puro e limpo. Os exaustores da casa de banho eliminam o calor e o vapor, diminuindo a humidade e prevenindo o aparecimento de fungos. Além de ajudarem a controlar a temperatura, estes equipamentos têm filtros que melhoram a qualidade do ar.

Saiba como limpar as cortinas e persianas sem dramas >>

Divisões sem janela

  • Use um ventilador de teto: além de não ocupar área útil da divisão, este modelo distribui a corrente de vento por igual. Ligue o equipamento pelo menos 30 minutos todos os dias e, nos dias mais húmidos ou abafados, combine o uso do ventilador de teto com um modelo de parede ou de coluna. Assim, criará correntes em diferentes direções e agilizar o processo de eliminação do ar quente contido no local.
  • Evite materiais que absorvem humidade: quem tem espaços sem janelas deve evitar materiais que absorvam e acumulam humidade, como madeira, couro, tecidos grossos e papel. Desta forma, previne o aparecimento do mofo. Além disso, pode distribuir produtos antimofo pelos cantos, para que eles absorvam a humidade do ar e mantenham o ambiente seco e agradável. Nos móveis fechados, como armários, cómodas e guarda-vestidos afaste os fungos com pedaços de giz ou potes cheios de cal, guardados no seu interior.
  • Abra portas e janelas dos restantes espaços: durante o uso do ventilador, abra a porta da divisão e as portas e janelas dos restantes espaços. Assim, o ar acumulado na divisão sem janela conseguirá sair pelas janelas dos outros compartimentos da casa.

Aprenda a limpar o bolor das paredes de forma eficaz >>

Benefícios

  • Deixa as boas energias entrarem em sua casa.
  • Ajuda no crescimento das suas plantas e flores.
  • Previne problemas do foro respiratório, caraterístico de ambientes fechados e pouco ventilados.
  • Evita o aparecimento de ácaros, bactérias e, principalmente, problemas de humidade.
  • Especialmente para quem fuma em casa, a ventilação é fundamental para prevenir concentrações de monóxido de carbono.
  • As alergias respiratórias e de pele são recorrentes em quem permanece muito tempo em espaços fechados. As mais comuns — asma, rinite, dermatite de contato e bronquite alérgica — podem ser causadas por diversos agentes alérgenos, como poeira, perfumes, pólen, pelos de animais e até ácaros. Mantenha a casa limpa e abra as janelas para que o sol e o vento cheguem a todas divisões, especialmente os quartos das crianças, idosos ou pessoas com um sistema imunológico debilitado.
  • O mofo é causado por fungos que se proliferam em recintos quentes e húmidos. Prevenir o seu aparecimento passa por garantir que as divisões recebem luz solar e contactam com o vento ao longo do dia.
  • Elimina mais fácil e eficazmente os maus cheiros, sejam eles quais forem. Portanto, antes de comprar ambientadores ou velas com aromas, areje bem a sua casa.

Mesmo que não possa manter as janelas e portas abertas durante todo o dia, saiba que é mesmo fundamental fazê-lo, nem que seja durante um curto período, todos os dias. Arejar a casa é um ato de higiene diária que não deve menosprezar, sob pena de estar a criar ou a agravar problemas domésticos ou de saúde. Ponha em prática as nossas dicas sobre como arejar a casa e vai ver como é simples e bom fazê-lo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação