Publicidade:

Assério ou a sério? Aprenda a distinguir

A expressões asserio ou a sério são frequentemente usadas de forma errada por muitos que falam a língua portuguesa. Está na hora de evitar essa confusão.

Assério ou a sério? Aprenda a distinguir
Saiba como diferenciar o seu uso

Sabe quando deve usar asserio ou a sério? Costuma ter dúvidas e sentir-se confuso de cada vez que tem de usar estas palavras? Não se preocupe! Estamos cá para o ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e a não mais ter dificuldade em distinguir estes termos da língua portuguesa.

Conheça, pois, as regras que regem o uso de asserio ou a sério, para que não volte mais a ter dificuldades relativas ao seu uso em diferentes contextos. As duas formas existem na Gramática da Língua Portuguesa, e ambas as expressões estão corretas, mas possuem significados diferentes devem ser usadas em diferentes situações. Confira, assim, de seguida, a explicação que vai clarificar as suas ideias relativamente a este assunto.

Como saber se deve usar asserio ou a sério?


asserio ou a serio

1. Asserio

Asserio pertence à classe gramatical dos nomes, referindo-se ao nome de um tipo específico de uva branca. Mais concretamente, é o nome de uma casta de uva branca da Estremadura, Alentejo e Algarve. Já agora, saiba que a palavra “assério”, com acento, não existe na língua portuguesa, sendo completamente errado o seu uso, em qualquer circunstância.

Exemplos:

Fizemos a colheita de uma uva, a asserio.
A asserio é uma casta de uva que podemos encontrar no sul de Portugal.

2. A sério

A sério é uma locação adverbial que significa seriamente, deveras, com sinceridade, deveras, com empenho, com intensidade.

Exemplos:

Disseste isso a sério?
Promete que te vais empenhar a sério.
A sério que não queres vir connosco ao cinema?
Está a chover a sério.

O que acontece muitas vezes é que “asserio” é confundido com “a sério”. Efetivamente, é usado erradamente quando algumas pessoas queriam, na verdade, usar a expressão “a sério”. Deste modo, alguns falantes da língua portuguesa acabam por usar “asserio” de forma incorreta, mesmo sem saberem que essa palavra de facto existe mas com significado completamente distinto.

Não nos podemos esquecer que não saber usar asserio ou a sério é apenas mais uma das dúvidas de ortografia com que muitos utilizadores do português se debatem diariamente.

Por este motivo, acabamos por ver diariamente vários erros ortográficos, que poderiam ser evitados se estas regras de utilização forem conhecidas e assimiladas. É importante que conheçamos a nossa língua, para que a possamos usar de forma acertada no nosso quotidiano.

Com a explicação que lhe deixámos, estamos confiantes de que será agora muito mais fácil para si distinguir estas duas expressões.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.