Publicidade:

7 atalhos que melhoram a sua pesquisa no Google

O Google é o motor de busca mais utilizado em todo o mundo, mas é importante que saiba como melhorar as suas pesquisas. Estes atalhos podem ajudar.

7 atalhos que melhoram a sua pesquisa no Google
Poupe tempo e melhore as suas pesquisas

Não é que esteja a utilizar mal o motor de busca, porque não está. No entanto, deve saber que existem algumas dicas que melhoram instantaneamente a sua pesquisa no Google. Ao utilizar determinados atalhos, os resultados que vai obter serão mais rápidos e irão de encontro àquilo que procura exatamente.

Pesquisa no Google: 7 atalhos preciosos


mulher usa o computador

Por “atalho” entenda-se uma forma mais rápida de chegar onde quer. Imagine, então, o mesmo conceito associado a uma pesquisa no Google, o motor de busca mais utilizado em todo o mundo. Por esse motivo, sabe-se que este tem uma base de dados muito extensa e que parece, até, não ter fim.

Ter em consideração a quantidade de recursos com os quais o Google trabalha é importante para se ter uma melhor noção naquilo que, uma simples pesquisa, pode resultar. Estamos, por isso, a falar de um software que, por mais inteligente que seja, nem sempre apresenta o resultado que procura.

Raras são essas vezes, mas é exatamente por esse motivo que uma pesquisa no Google pode, e deve, ser melhorada. Os atalhos que apresentamos de seguida potenciam a apresentação de resultados, neste caso daqueles que, efetivamente, procura. Ao usá-los, as respostas às suas questões serão muito mais certeiras.

1. Utilize aspas para unir termos de pesquisa

Tratando-se de um software extremamente inteligente, o Google baseia-se em milhares de milhões de possibilidades para, após a sua pesquisa, devolver o(s) resultado(s) mais indicado(s). Ora, se melhorar a forma como pesquisa, melhor será o resultado obtido. Um desses casos traduz-se na utilização de aspas.

Se quer pesquisar uma frase específica, que contenha duas ou mais palavras, deve inseri-la dentro de aspas. Suponhamos que quer saber quem é o autor de uma citação conhecida, ou até mesmo conhecer melhor o seu significado. Escreva, por exemplo, “Penso, logo existo”, que o Google só irá apresentar os resultados que contenham essa frase.

2. Filtre a pesquisa com o sinal “-“

O sinal de “menos” é muito útil para este género de pesquisas. Escrevê-lo na barra de pesquisa filtra os resultados que irá obter. Utilizar o “-” significa que quer pesquisa um termo específico, menos um outro relacionado. Este sinal reduz e otimiza os resultados devolvidos.

Se escrever animais -burro, a pesquisa irá apresentar todos os resultados relacionados com a palavra “animais”, retirando todas as fontes que, a par dessa, tenham ainda associada a palavra “burro”.

3. Utilize o til para pesquisas mais abrangentes

Os sinais de pontuação são essenciais para uma boa pesquisa no Google e exemplo disso é a utilização do til (~). No caso de precisar de fazer uma pesquisa mais abrangente, que não se limite, apenas, aos termos que escreve, recorra ao til para garantir que todos os resultados possíveis são apresentados.

Suponhamos que quer pesquisar sobre um tema específico que tem associadas diversas keywords ou até sinónimos. Se escrever unicórnio ~mágico todos os resultados relacionados com ambos os termos irão aparecer, o que não aconteceria se não utilizasse o til e a palavra que se lhe segue. Desta forma, garante que a pesquisa é muito mais abrangente e não se limita a um só termo, incluindo também outros relacionados.

homem utiliza o pc

 4. Pesquise termos em sites através do Google

Por outras palavras, isto significa que pode pesquisar termos específicos dentro de sites. Ou seja, imagine que quer pesquisar uma receita de bacalhau com natas dentro do site do E-konomista, sem que isso implique perder demasiado tempo à procura do resultado numa plataforma que tem tanto conteúdo.

Aceda então ao Google e escreva, na barra de pesquisa, bacalhau com natas site:e-konomista.pt. Pode, igualmente, inverter a ordem, colocando o(s) termos(s) que quer pesquisar no final. De qualquer das formas, vai ficar surpreendido com a rapidez com que conseguiu encontrar aquilo que procurava.

5. Tem um site? Descubra as páginas linkadas

Para quem tem um site (mas não só), esta é uma dica muito útil em termos de SEO. Ter sites linkados entre si aumenta a sua popularidade no Google e é vantajoso saber quem está ligado, por exemplo, ao seu site pessoal. Esta é uma pesquisa muito rápida, pelo que só precisa de escrever link:[o seu site]/url na barra de pesquisa.

6. Pesquise períodos temporais com dois pontos finais

Imagine que precisa de fazer uma pesquisa dentro de um determinado período temporal – o mesmo se aplica a um intervalo de preços ou medidas, por exemplo. Em vez de escrever inteligência artificial 2018 a 2019, opte por escrever dois pontos finais em vez do “a”.

Ao inserir, na barra de pesquisa, os termos inteligência artificial 2018..2019, os resultados apresentados irão muito mais de encontro à sua pesquisa. Lembre-se que o Google, ainda que seja um software muito inteligente, funciona à base de código, pelo que esta é uma linguagem muito mais rápida de detetar.

7. Pesquise por sites semelhantes

Esta é outra dica útil para quem trabalha com SEO ou marketing e quer conhecer melhor o panorama que o rodeia, isto é, os negócios semelhantes que existem. Com isto, queremos dizer que pode pesquisar por sites semelhantes ao seu (ou a qualquer outro) através de um único atalho de pesquisa.

Escreva related:e-konomista.pt se quiser saber quantos sites semelhantes ao E-konomista existem na web. Através de uma rápida pesquisa, o Google vai analisar as páginas semelhantes em conteúdo à página pesquisada, para que tenha acesso a toda a informação na Internet através de um só comando.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.