Publicidade:

8 atividades para crianças nas férias da Páscoa

Jogos, desenhos, trabalhos manuais são algumas das atividades para crianças que ajudam a aproveitar, da melhor maneira, as férias da Páscoa.

8 atividades para crianças nas férias da Páscoa
Ideias para tirar o melhor partido do tempo livre em família

São muitas as atividades para crianças que podemos escolher para preencher o tempo livre das férias da Páscoa, de forma criativa, divertida, interessante e útil.

Para além de poder inscrever-se em workshops ou outras atividades abertas ao público na sua área de residência, poderá também dar asas à imaginação, meter as mãos na massa e passar algum tempo diferente com os mais pequenos.

O que não falta são atividades para crianças relacionadas, ou não, com a Páscoa. De acordo com a forma como vive esta época em família, poderá escolher o que faz mais sentido abordar neste período, adequando sempre as ações às capacidades e exigências de cada criança.

A Páscoa é uma data especial. Para além de marcar um momento do ano importante para os cristãos, é repleta de símbolos, chocolates, amêndoas e cor.

Em casa ou na rua, há que aproveitar as férias da escola para viver um pouco mais em família e, para isso, reunimos algumas sugestões de atividades para crianças.

Férias da Páscoa: 8 atividades para crianças


atividades para criancas

1. Pintar ovos

Um clássico no que toca a atividades para crianças em tempo de Páscoa. Coza alguns ovos e ofereça-os às crianças para que elas os possam pintar com pinceis ou com os dedos. Poderão fazer uma decoração mais rica, com recurso a cola, papel, lã, glitter, lantejoulas ou outros materiais.

Quando todas terminarem, podem fazer uma exposição e depois comê-los. Caso prefira, pode fazer um pequeno furo para retirar a clara e a gema de cada ovo e entregar apenas a casca para ser decorada.

2. Salto do coelhinho

No chão (de preferência de alcatrão ou cimento), com giz colorido, desenhe duas linhas paralelas com uma pequena distância entre elas. Peça para que as crianças comecem a saltar de um lado para o outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, desenhando as linhas cada vez mais longe uma da outra, de modo a fazer as crianças saltarem o mais longe possível.

Caso chova, use pedaços de fios de lã ou fita, ou mesmo fita-cola, para fazer as marcações. Se tiver espaço em casa, esta é uma atividade que também pode ser feita no interior.

3. Caça aos ovos

Esta é outra das atividades para crianças mais habituais na Páscoa. Todas as crianças gostam e se divertem, mas tem um gosto especial para as mais gulosas.

Esconda ovos de chocolate pela casa e quintal ou num outro espaço (tenha algum cuidado com os jardins públicos onde nem sempre corre bem). Entregue cestinhas às crianças e vá dando pistas de onde podem estar escondidos os tesouros.

Patinhas feitas com tintas ou farinha molhada a marcar alguns pontos do caminho podem tornar a brincadeira ainda mais divertida para elas. Pode ainda criar um mapa ou fazer pequenas placas indicativas.

atividades para criancas

4. Jogo “coelhinho sai da toca”

Espalhe vários arcos coloridos fazendo um circulo no chão, e dentro de cada um uma criança. Grite: “coelhinho sai da toca”. Nesse momento, todas as crianças terão de trocar de lugar. Um arco será retirado e quem ficar sem toca sai do jogo. Ganha aquela que conseguir ficar com o último arco.

5. Coelho guloso

Este é um jogo para treinar a pontaria. Numa casa cheia de crianças, desafiá-las a acertar o maior número possível de bolinhas (ou ovinhos de plástico), na boca do coelho vai deixar o dia mais animado.

Construam um coelho usando uma caixa grande de cartão, a decorar de acordo com o que se pretende. Com pedaços de cartão de uma outra embalagem, façam as orelhas e colem-nas na caixa. Façam uma abertura à frente, para a boca (podem acrescentar uma língua). Esse será o alvo. Depois, é só arranjar vários ovos ou bolas coloridas de plástico e fazer com que o coelho “coma” o maior número possível.

6. Oficina criativa

Convide e ajude as crianças a produzirem coelhinhos e outros elementos com cartolina, feltro, meias velhas ou rolos de papel higiénico. Podem decorar os objetos com tinta, lantejoulas, fitas, olhos e pompons, entre outros materiais. Assim, vai conseguir momentos em família bem divertidos e peças únicas que pode usar para decorar a mesa de refeição ou encher de amêndoas ou chocolates e oferecer a amigos e familiares.

7. Fábrica de bolachas

Quem não gosta daquele cheirinho de bolachas acabadas de sair do forno? E não há criança que não goste de as fazer. É uma alegria poder participar de todo o processo, da farinha à decoração. Ponham as mãos na massa e preparem umas bolachas alusivas à Páscoa. Podem decorar com diferentes símbolos relacionados com o tema.

8. Postais

Já quase não se usa, mas continua a ser uma das atividades para crianças mais divertidas, interessantes e úteis. Um postal feito à mão, a desejar uma Páscoa feliz a um familiar ou amigo, é sempre um elemento bonito e repleto de significado. Não só está a permitir que a criança desenvolva a sua capacidade criativa e comunicativa, mas também estará a incutir bons valores.

Escolha uma ou várias de entre estas atividades, inspire-se, e aproveite. Páscoa feliz!

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.