Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
12 Abr, 2021 - 12:22

AWD vs FWD: Tração integral ou dianteira, qual a melhor?

Afonso Aguiar

AWD vs FWD: Uma é melhor em estrada, outro fora dela. Qual destes dois tipos de tração faz mais sentido nos automóveis, e qual é mais seguro?

rodas de carro a ilustrar sistemas awd vs fwd

AWD vs FWD (All Wheel Drive vs Front Wheel Drive) é uma questão que não está na mente da maior parte dos condutores. Quando nos informamos sobre carros, este tipo de termos, para aqueles que não são petrolheads, soam todos ao mesmo.

Na verdade, os termos referem-se a sistemas distintos, que produzem resultados diferentes, não só na experiência de condução, mas também no que toca a segurança.

De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico, não só no que toca a consumos, como também na manutenção. Porém, explicaremos todas as nuances e restantes diferenças abaixo.

Antes de mais, o que é exatamente a tração?

Resumidamente, no mundo automóvel, a tração corresponde ao local onde estão localizadas as forças motrizes. Ou seja, é especificamente a zona que direciona todo o veículo a seguir para um determinado lugar.

AWD – All Wheel Drive

jipe a fazer todo o terreno

All Wheel Drive refere-se à tração integral, ou também conhecida como 4×4. Esta é uma tecnologia relativamente recente nos automóveis e que permite a adaptação da tração das rodas do carro de acordo com o terreno e as necessidades.

A tração integral é uma tecnologia recente na indústria automóvel, que permite adaptar a tração das rodas do carro de acordo com o terreno e as necessidades.

Não é exatamente igual a outra sigla comum: “4WD” – já caída em desuso, que era acionada manualmente e que servia essencialmente para conduções todo-o-terreno.

A  melhor parte do AWD é que é tudo supervisionado por um computador, e o condutor só se tem que preocupar com a condução. Em comparação AWD vs FWD, isto  significa que este sistema é mais simples e mais avançado.

Sempre ligado, este sistema costuma manter a tração nas rodas traseiras para poupar no combustível e apenas muda se houver a necessidade de o fazer. O sistema pesa, tanto no carro como na carteira, mas aumenta a segurança e o desempenho da condução.

FWD – Front Wheel Drive

carro a circular em estrada awd vs fwd

Por sua vez, FWD é a abreviação de “Front Wheel Drive”. Ou seja, a tração nas rodas da frente. Normalmente é usado para permitir uma economia de combustível. A sua aplicação é justificada por ser mais barata de produzir, tornando os carros mais baratos de comprar.

Além disso, como o motor e as rodas motrizes estão na frente, não há a necessidade do uso de um eixo para transportar a tração para as rodas trazeiro, tornando o carro mais leve e maleável, oferecendo também mais espaço para os ocupantes do banco traseiro.

Porém é essa mesma falta de peso que origina que o carro perca potência. Devido à falta de peso, o automóvel perde aderência e, portanto, tem maior dificuldade ao arrancar.

Como a falta de peso também dificulta a aderência, os carros equipados com este sistema estão preparados para conduzir em estradas normais, notando-se uma maior perda de controlo em terrenos adversos (como terrenos molhados)

AWD vs FWD: qual o melhor sistema de tração para o seu carro?

No geral, podemos dizer que tendencialmente o sistema AWD permite uma condução mais desportiva e despreocupada, mas que, apesar do sistema computadorizado para diminuir os consumos, acaba sempre por gastar mais que um carro FWD.

Por outro lado, o sistema FWD está mais habilitado à poupança, quer nos consumos, quer em manutenção e desgaste de vários componentes. Ainda assim, a performance nunca será tão boa, e em situações de piso escorregadio, poderá tornar-se perigoso de conduzir no limite.

Com todos os prós e os contras de cada um, cabe a si decidir se valerá a pena investir mais algum milhares de euros num sistema de tração integral que, efetivamente é melhor em termos de segurança e performance, mas que tem também os seus pontos menos positivos.

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