Publicidade:

Os pontos de interesse imperdíveis para um giro no Bairro de Alfama

O bairro de Alfama não é só fado, sardinhas ou Santos Populares! Leia aqui as nossas dicas e fique a conhecer todos os pontos de interesse.

Os pontos de interesse imperdíveis para um giro no Bairro de Alfama
“Alfama não cheira a fado, mas não tem outra canção”

Não é por acaso que o bairro de Alfama é dos mais emblemáticos de Lisboa. Os prédios antigos e coloridos, as vizinhas (as poucas que sobram), sentadas na rua embrenhadas em coscuvilhices, os vasos por todo o lado, as ruelas apertadas e desordenadas, os becos, a roupa estendida ao sol, os negócios mais ou menos locais e os carteiristas, tudo isto lhe dá encanto e graça. Pronto para entregar o coração a Alfama?

Pontos de interesse no bairro de Alfama a não perder


O que visitar

Alfama é dos mais antigos bairros da cidade. Sabia que foi fundada pelos árabes, que lhe chamavam “Al-hamma”, que significa “banhos” ou “fontes”?

Castelo de São Jorge/ Miradouro

castelo sao jorge

A antiga cidadela medieval é imperdível, pela sua beleza e grande valor histórico. A fortificação foi erguida pelos muçulmanos, no século XI, como último reduto para as elites que habitavam a cidade. Dizem que na conquista (cristã) de Lisboa, Martim Moniz, inspirado por São Jorge, o santo padroeiro dos cavaleiros, vendo uma entrada entreaberta no Castelo, usou o seu próprio corpo para impedir que os mouros a fechassem, permitindo aos compatriotas tomar posse da cidadela.

Aproveite para visitar a exposição e, já agora, tire umas fotos maravilhosas a partir do miradouro!

Palácio Azurara/ Museu- Escola de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo

Construído no século XVII, hoje este palácio alberga um museu dedicado às artes decorativas. Voltado para o Largo das Portas do Sol, é perfeito para visitar num dia tórrido de verão, antes a um sunset numa das esplanadas da zona.

Museu do Fado

Além da exposição permanente, o museu desenvolve exposições temporárias, workshops, lançamentos de discos e seminários muito interessantes.

Panteão Nacional/ Igreja de Santa Engrácia

panteao alfama

Visite os túmulos e conheça os grandes vultos da História e cultura de Portugal.

Casa da Liberdade

Cedida pelo artista e escritor Mário Cesariny, a Casa da Liberdade reúne peças do surrealismo, vanguardas e neo-vanguardas portuguesas do século passado, arte moderna, contemporânea e emergente.

Sé de Lisboa/ Igreja de Santa Maria Maior

se lisboa

Após a reconquista da cidade aos mouros, a igreja foi construída sob uma mesquita, com um esquema idêntico à da Sé de Coimbra. Além do valor arquitetónico, a Sé tem uma coleção cativante (o Tesouro da Sé Patriarcal).

Mosteiro de São Vicente de Fora

Mais um monumento erguido após a reconquista e que sobreviveu aos rigores do tempo até aos dias de hoje. O principal destaque do mosteiro e do seu museu é a sua coleção de azulejaria barroca.

Feira da Ladra

Terças e sábados durante o dia, Santa Clara, no bairro de Alfama, enche-se de toldos e carrinhos de roupa, antiguidades, comida, CDs, artesanato… Com vontade de dar um saltinho?

Onde ouvir fado

fado

Parreirinha do Fado

Com mais de meio século de idade, a Parreirinha é um dos locais mais emblemáticos da cena lisboeta no que toca a fado. E o melhor é que pode tirar a barriga de misérias enquanto os fadistas entretêm o povo.

Boteco da Fá

Um ótimo restaurante com noites de fado fabulosas!

Onde comer

Palacete Chafariz D’el Rey

O brunch mais charmoso de toda a cidade fica no bairro de Alfama, sabia?

Chapitô à Mesa

O Chapitô tem também um restaurante- e que bom restaurante! Pratos saborosíssimos com uma vista magnífica sobre os telhados do bairro de Alfama e sobre o rio Tejo, perfeito para as ocasiões mais especiais.

Páteo 13

Para amantes de peixe fresco grelhado!

Onde beber

Portas do Sol

Se em dia de bom tempo não passar uma meia horinhas na esplanada Portas do Sol, fique, então, a saber que desperdiçou a melhor vista que poderia encontrar no bairro de Alfama.

The CorkScrew Tapas & WineBar

Apreciadores de queijos, enchidos e vinhos: este sítio é para vocês.

O Vinhaça

Petiscos e vinhos são muito bem servidos n’O Vinhaça, já para não falar do ar pitoresco do sítio. Vale mesmo muito a pena experimentar!

A Muralha

Outra tasca típica para umas boas barrigadas.

alfama

Dicas

  • Cuidado com os carteiristas – com a proliferação do turismo vieram os tempos de bonança para os carteiristas. Por isso, tenha cuidados redobrados com os seus pertences, e tudo correrá bem.
  • Barbearia Oliveira – Se é um barbudo que leva a sério o aprumo dos seus pelos faciais, ou se conhece alguém assim, tem de experimentar esta barbearia do bairro de Alfama.
  • Il était une fois… E para as senhoras, um cabeleireiro para relaxarem com champanhe e uma boa massagem ao couro cabeludo.

Inspirado para dar um giro nas ruas do bairro de Alfama?

Veja também: