Publicidade:

Queimadela: delicie-se com a natureza em estado puro

A Barragem da Queimadela fica em Fafe e é um ótimo destino para uma escapadinha de fim-de-semana ou até umas boas férias de verão.

Queimadela: delicie-se com a natureza em estado puro
Rume até Fafe, em Braga

Portugal é um país repleto de encantos e recantos para e por descobrir. A Barragem da Queimadela em Fafe é um deles. Múltiplas áreas de lazer, uma praia fluvial e trilhos para percorrer são, apenas, alguns dos atrativos deste local que vale mesmo a pena visitar e conhecer.

Portanto, se já está a pensar nas férias ou, então, simplesmente num programa diferente para o próximo fim-de-semana, a nossa sugestão é que pondere ir até Fafe e explore as muitas belezas naturais da Barragem da Queimadela.

Faça uma escapadinha até a Barragem da Queimadela


queimadela

Nesta barragem, encontra-se uma albufeira com uma área de 11 hectares. Na região, ela assume-se como tendo uma vasta oferta na área do lazer. Por lá, pode encontrar uma praia fluvial, um parque de merendas e ainda é possível praticar alguns desportos náuticos, desde que não sejam poluentes.

Além disso, não faltam percursos pedestres na zona envolvente, tais como o “PR1 Rota do Maroiço”, o “PR4 Trilho Verde da Marginal” e o “PR11 Trilho dos Apanha Pedrinhas”. Saiba que a área dispõe, também, de uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva.

Para quem deseja visitar a barragem e por lá ficar alguns dias, em regime de acampamento, há nas imediações da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo, seguro e bem tranquilo para passar umas férias descansadas.

Onde ficar?

Parque de Campismo

Como já referimos anteriormente, este parque de campismo oferece segurança e tranquilidade a todos os campistas. Trata-se de um parque de três estrelas, com uma área verde e 34 alvéolos para caravanas, autocaravanas e tendas. Há 2 balneários e sanitários masculino e feminino, uma zona de churrasco com 4 churrasqueiras e equipamento de apoio, uma lavandaria com máquinas de lavar e secar, uma sala de convívio, uma sala de jogos, um mini mercado e um parque infantil.

Sossego da Lata

Este é um empreendimento turístico com:

  • casas de campo com 5 quartos duplos, cozinha, salas de estar e jantar e capacidade para 10 pessoas + 1 (cama extra);
  • espaço de sossego com 2 quartos duplos, com camas de casal, WC privativo, sala de estar, kitchenette e capacidade máxima para 4 pessoas;
  • espaço da lata: 3 quartos duplos, com camas de casal, WC privativo, capacidade máxima para 6 pessoas + 1 (cama extra), cozinha, sala de jantar e estar;
  • quartos individuais com acesso WiFi gratuito, varanda, televisão de ecrã plano, ar condicionado e WC/Duche com secador.

Onde comer?

Recanto da Toca

Em Fafe, não faltam bons sítios onde comer e não pense que há apenas restaurantes de comida tradicional portuguesa. Este Recanto que lhe sugerimos é, na verdade, um restaurante de comida brasileira, onde pode experimentar picanha saborosa e  beber caipirinhas deliciosas.

O Pontido

Já para quem procura os sabores mais típicos desta região portuguesa, há sempre O Pontido, onde os produtos da terra são tratados de forma a dar origem a pratos únicos e com aromas tipicamente minhotos. Usufrua dos maravilhosos pratos tradicionais, como a Vitela Assada à Moda de Fafe, num restaurante super familiar e caseiro.

Veja também: