Publicidade:

Batons para crianças: conheça 13 produtos não recomendados

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor realizou um estudo que mostra que há 13 batons para crianças que não devem ser usados.

Batons para crianças: conheça 13 produtos não recomendados
A pele dos lábios é mais fina e delicada do que a do resto do rosto

Será que todos os batons para crianças são seguros? Vamos descobrir!

Os benefícios de aplicar um creme hidratante no rosto e no corpo são já bem conhecidos. Ajuda a prevenir e a combater a secura cutânea e a proteger a pele das agressões infligidas pelo tempo mais frio e pela radiação ultravioleta. Sabemos também que os lábios não devem ser esquecidos e que devemos aplicar regularmente batom hidratante para prevenir o cieiro, nomeadamente as crianças, cujos lábios são particularmente finos e sensíveis.

O cuidado dos lábios


Os lábios das crianças requerem mais cuidado

A pele dos lábios é mais fina e delicada do que a do resto do rosto, daí que seja natural que requeira cuidados especiais. São fáceis de queimar, dado que quase não possuem melanina (pigmento vital na proteção, que filtra os raios UV).

Mais ainda, os lábios não possuem glândulas sebáceas nem sudoríparas, ou seja, não são capazes de produzir a sua própria gordura protetora, havendo a necessidade de aplicar proteção externamente. Sendo a superfície dos lábios praticamente isenta de gordura, a hidratação dos lábios é feita essencialmente pela saliva, o que faz com que tenham tendência a secar, sobretudo em climas mais frios e secos.

Os lábios das crianças requerem ainda mais cuidado e atenção, dado que são particularmente finos e sensíveis e porque ainda não estão completamente desenvolvidos.

Para além disso, as crianças estão em maior risco já que tipicamente preferem andar ao ar livre ao invés de estarem em ambientes fechados, independentemente do calor, vento ou frio que se faça sentir. Têm também a tendência de lamber os lábios, o que facilmente pode provocar eczemas labiais.

Um bom batom do cieiro protege os lábios das agressões do meio ambiente, ao mesmo tempo que os hidrata. Assim, utilizar um bom batom de cieiro ajuda a evitar que os lábios sequem e gretem, garantindo a necessária hidratação.

Tendo em conta as características específicas dos lábios das crianças, a aplicação do batom de cieiro torna-se ainda mais importante, contudo, os pais devem assegurar que os batons para crianças que adquirem cumprem todas as normas de segurança.

Batons para crianças: conheça estes 13 produtos não recomendados


A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) analisou 19 batons para crianças, com o objetivo de avaliar se estes cumpriam todas as normas de segurança.

Destes 19, apenas 6 batons se mostraram seguros para crianças, já que nos restantes 13 foram detetados ingredientes em quantidades acima dos limites de segurança (MOSH, POSH e MOAH são as siglas por que são conhecidas as substâncias potencialmente perigosas). Assim sendo, a DECO considerou que estes 13 produtos são potencialmente prejudicais para a saúde dos mais pequenos.

Batons para crianças: conheça estes 13 produtos não recomendados

Apesar de a regulamentação europeia dos cosméticos permitir a utilização de óleos minerais, a presença de mais de 10% de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais (MOSH) e de hidrocarbonetos sintéticos saturados (POSH) em produtos que podem ser engolidos, como os hidratantes labiais, é potencialmente perigosa, na medida em que se suspeita que estes possam ser cancerígenos, causar mutações genéticas ou favorecer o aparecimento de nódulos nalguns órgãos.

Assim sendo, de acordo com este estudo, estes 13 batons para crianças contêm substâncias a evitar ou acima dos limites recomendados:

1. PS Love Your Lips Baunilha (Primark)

 

2. Claire’s Lip Balm Strawberry (Claire’s)

 

3. Bubble (H&M)

 

4. Tonymoly Panda’s Dream (Sephora)

 

5. Bella Balm Strawberry (H&M)

 

6. Disney Frozen Conjunto de Bálsamo para lábios (H&M)

 

7. Labellino Raspberry e Red Apple (Labellino)

 

8. Hasbro MLP Conjunto de Bálsamo para Lábios (H&M)

 

9. Disney Alice in Wonderland Baton (Primark)

 

10. Disney Princess Bálsamo para os Lábios (Claire’s)

 

11. Miraculous Bálsamo para os Lábios (Claire’s)

 

12. Unicorn Bálsamo Labial Cotton Candy (Accessorize)

 

13. The Body Shop Strawberry, Pomegranate & Aloe Vera (The Body Shop)

 

Como conclusão…


A pele das crianças, mais fina, delicada, com menos pigmentação e menos mecanismos de defesa que a pele dos adultos, requer proteção e cuidados especiais, na medida em que reage com maior sensibilidade aos diversos fatores externos que a podem agredir e danificar. A pele das crianças requer hidratação regular, com recurso a loções mais suaves e sem perfume, tempo de banho limitado e com água tépida e proteção especial face ao frio, ao vento e face à exposição solar.

Os lábios são a pele mais fina e delicada de todo o rosto e não devem ser esquecidos. Os batons para crianças são uma das principais apostas dos pais nos cuidados aos seus filhos. No entanto, nem sempre é fácil saber qual o produto ideal. Antes de adquirir algum hidratante labial ou algum cosmético infantil para alguma ocasião festiva (por exemplo, o carnaval ou uma festa infantil), os pais devem estar a par dos dados deste estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, bem como aconselhar-se junto dos profissionais de saúde que os rodeiam.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!