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Beber água às refeições: sim ou não?

Os benefícios de beber água são já bem conhecidos. Mas há ainda uma dúvida que persiste: deve-se ou não beber água às refeições?

Beber água às refeições: sim ou não?
Água às refeições? Antes, durante ou depois?

Beber água às refeições? Sim ou não? A resposta dos nutricionistas é unânime: sim! Mas haverá alguma regra? Isto é, será mais recomendado beber antes, durante ou depois das refeições? E será que há quantidades recomendadas?

Aqui a resposta já não é tão linear, uma vez que beber água nestas três diferentes situações tem também diferentes benefícios associados. No entanto, há uma importante mensagem a reter: em nenhum destes três momentos é desaconselhado beber água. Deste modo, pode continuar a beber água quando quiser.

Beber água às refeições: antes, durante ou depois?


beber água às refeições

Um dos mitos sobre hidratação é que não se deve beber água às refeições porque, supostamente, engorda. Contudo, esta teoria não tem grande fundamento. Até porque a água, sendo desprovida de calorias, não engorda.

Uma das explicações por trás desta teoria prende-se com o facto de, quando bebemos água às refeições, podermos ter uma sensação de estômago mais proeminente. Isto acontece porque ingerir água juntamente com a comida pode ajudar a dilatar o estômago.

Ainda assim, não deve ultrapassar a quantidade de água recomendada por dia. De acordo com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), cada pessoa deve beber aproximadamente 2,5 litros de água por dia.

Beber água antes das refeições

beber água antes das refeições

Há algumas recomendações a reter e que deverá ter em conta dependendo dos seus objetivos. Por exemplo, se optar por beber água antes das refeições, o ideal é que o faça 30 minutos antes da mesma. Neste caso, a medida a ter como referência deverá ser de 2 copos de água.

Esta ingestão de água vai ajudar no processo de digestão, ao mesmo tempo que o vai ajudar a perder peso. Isto porque vai criar uma sensação de estômago mais cheio e, como tal, terá tendência a comer menos.

Beber água durante as refeições

beber água durante as refeições

À semelhança do que acontece se beber água antes das refeições, beber água às refeições também o pode ajudar a emagrecer. Isto acontece porque, ao beber água, vai sentir-se saciado mais rapidamente. Contudo, também aqui há uma medida de referência: neste caso, não deve ultrapassar os 200/300 ml de água.

Beber água depois das refeições

beber água depois das refeições

Por fim, beber água depois das refeições também tem as suas vantagens. Beber água uma hora após as refeições vai ajudá-lo a absorver os nutrientes. Deve evitar beber bebidas geladas, uma vez que estas podem tornar a digestão mais lenta. Neste sentido, pode substituir as mesmas por chás.

Benefícios de beber água fora das refeições


beber água

A melhor forma de ingerir a quantidade de água recomendada é beber água ao acordar. Desta forma, vai estar a ativar os órgãos, ajudando a eliminar as toxinas. Também aqui há várias opções: água morna, água com limão, etc.

Por outro lado, beber água antes de ir dormir também é uma boa opção. Assim vai estar a compensar a perda de líquidos que ocorre durante o sono e vai ajudar ao processo de renovação das células enquanto dorme.

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