Publicidade:

Descubra os 4 poderosos benefícios da paciência

Praticar a paciência no dia-a-dia pode tornar a nossa vida mais agradável e contribuir para um futuro mais bem-sucedido. Conheça os benefícios da paciência.

Descubra os 4 poderosos benefícios da paciência
Será que quem espera sempre alcança?

Quase todos os dias sentimos frustração porque quase todos os dias surgem motivos que nos deixam impacientes. Uma longa fila de espera, um condutor que nos enfurece no trânsito, uma chamada de telemarketing demorada, ou qualquer outra coisa que não avança tão rápido quanto nós desejamos. Mas como lidar com estas situações? Podemos ficar desapontados, irritados, frustrados, ou podemos aprender a ser pacientes, até porque existem imensos benefícios da paciência.

Paciência não significa passividade ou resignação. Pode ser uma prática emocionalmente libertadora. Aprender a esperar, observar e saber quando agir pode ser de grande utilidade.

A paciência é essencial no dia-a-dia e pode contribuir muito para uma vida mais feliz. Ter paciência significa ser capaz de encarar calmamente as situações de frustração ou adversidade. Em casa com os nossos filhos, no trabalho com os nossos colegas, na mercearia com o nosso vizinho, a paciência pode fazer a diferença entre aborrecimento, preocupação e tranquilidade.

4 benefícios da paciência que deve conhecer


paciencia

A paciência é há muito elogiada como sendo uma grande virtude. Estudos recentes debruçaram-se sobre os benefícios da paciência e descobriram que, de facto, quem espera sempre alcança algo de bom. Seguem alguns desses benefícios da paciência.

1) A paciência tem benefícios ao nível da saúde mental

Se tentarmos visualizar mentalmente a imagem de alguém impaciente, provavelmente vamos lembrar-nos de alguém enfurecido e ansioso. Pelo contrário, pessoas pacientes tendem a experimentar menor depressão, menos emoções negativas e maior satisfação com a vida, talvez porque sabem lidar melhor com as situações perturbadoras ou stressantes.

2) Pessoas pacientes são melhores amigos e melhores vizinhos

Nas relações com os outros, a paciência torna-se uma forma de bondade. Pessoas pacientes tendem a ser mais cooperantes, mais empáticas, mais justas e mais tolerantes. As pessoas pacientes toleram melhor as falhas dos outros demonstrando, portanto, mais generosidade, compaixão e capacidade de perdão.

3) A paciência ajuda-nos a alcançar os nossos objetivos

O caminho para a realização é longo e aqueles que não têm paciência anseiam por resultados imediatamente, acabando por desistir antes de alcançar os objetivos.

4) A paciência faz bem à saúde

Alguns estudos relacionam a paciência com uma menor propensão para relatar determinados problemas de saúde: dores de cabeça; acne; úlceras; entre outros. Por outro lado, pessoas impacientes tendem a apresentar mais queixas de saúde e sono de pior qualidade.

Em conclusão

Estes benefícios são ótimas notícias para aqueles que são pacientes, mas e os impacientes? Há formas simples, de prática diária, que ajudam a construir uma maior capacidade de paciência.

Sentir-se impaciente não é apenas uma resposta emocional automática, envolve também pensamentos e crenças conscientes que, se trabalhadas, podem melhorar. Ser grato, adotar um estilo de vida saudável e desenvolver técnicas de relaxamento pode também ajudar.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!