Publicidade:

5 benefícios do tomate que vai gostar de conhecer

Fácil de encontrar e preparar, o tomate é um alimento popular. Conheça alguns dos benefícios do tomate e de que forma pode contribuir para a sua saúde.

5 benefícios do tomate que vai gostar de conhecer
Saborosos e versáteis, descubra alguns dos benefícios do tomate

Conhecido por ser versátil e saboroso, este alimento é muito popular e são muitos os benefícios do tomate para a saúde. Presente em quase todos os frigoríficos, o tomate é altamente nutritivo e contribui para a saúde geral do corpo humano.

O licopeno, a substância que confere a cor vermelha ao alimento, ajuda-o a proteger-se dos raios ultravioleta. Além disso, outros benefícios do tomate incluem o facto de ser uma fonte de potássio, vitamina B e vitamina E, entre outros nutrientes.

5 benefícios do tomate para a saúde


Sistema imunitário

tomato

O licopeno é um antioxidante, o que significa que este atua contra os radicais livres que podem danificar as células do corpo e afetar o sistema imunitário.

Por causa disto, os alimentos ricos em licopeno podem auxiliar na prevenção do cancro em órgãos como o estômago, os pulmões e a próstata. Algumas pesquisas indicam ainda a possibilidade de prevenção de doenças no pâncreas, no cólon, na garganta, na boca, no peito e no colo do útero.

Coração

beneficios para coracao

Um dos mais conhecidos benefícios do tomate é a ajuda que o licopeno pode dar na diminuição dos níveis de LDL, ou o conhecido colesterol mau e no controlo da pressão arterial.

Um baixo nível de LDL e uma pressão arterial normalizada significam também menores probabilidades de doenças do coração. Além disto, outras vitaminas e flavonoides podem contribuir para a manutenção de um coração saudável.

Olhos

eyes

Apesar do uso de óculos de sol e do controlo da luminosidade dos ecrãs serem recomendações essenciais dos médicos, nem sempre é possível manter os olhos protegidos a toda a hora.

Um dos benefícios do tomate é que este possui uma alta quantidade de luteína. Esta substância pode ajudar a proteger os olhos e a prevenir dores causadas pelo esforço das córneas. Estudos apontam para o facto de o tomate também poder ser um aliado na prevenção da cegueira.

Pulmões

pulmão

Uma boa notícia para pessoas com problemas respiratórios: o tomate ajuda a controlar a condição respiratória. Assim como o licopeno, a luteína e outros antioxidantes combatem também os danos causados pelo tabaco e podem ser de grande ajuda para evitar um possível enfisema pulmonar. É claro que o tomate sozinho não é um remédio milagroso, mas sim uma ajuda natural.

Saúde oral

dentes

Estudos mostram que o licopeno pode ser um aliado no tratamento e na prevenção de doenças como a gengivite e periodontite, ao combater os radicais livres. No entanto, comer tomates crus em excesso pode danificar o esmalte dos dentes, devido ao teor ácido do alimento.

Veja também: