Publicidade:

Benefícios do exercício físico para a saúde

Seja por uma questão de saúde e bem-estar ou até mesmo para combater alguns maus hábitos do dia-a-dia, os benefícios do exercício físico são reais.

Benefícios do exercício físico para a saúde
Saiba quais são os benefícios do exercício físico para a sua saúde e bem-estar

A prática de exercício físico é um tema que começa a ter cada vez mais impacto na vida das pessoas. Seja a correr, a andar de bicicleta, a nadar, caminhar ou a fazer qualquer tipo de outra atividade, o que importa é combater alguns maus hábitos que possam estar presentes no seu dia a dia contribuindo assim para um estilo de vida saudável.

Ao praticar algum tipo de exercício físico está a combater o sedentarismo e a prevenir o aparecimento de algumas complicações no seu organismo. Antes de lhe explicarmos quais são os benefícios do exercício físico para a saúde, queremos deixar bem claro os conceitos de exercício físico, atividade física e desporto. Vamos conhecê-los?

Qual a diferença entre exercício físico, atividade física e desporto?


5 melhores exercícios para o seu organismo

O exercício físico é normalmente, algo planeado que pode ser ou não prescrito por um profissional da área ou recomendado pelo seu médico. Provém da prática consciente de atividade física visando melhorar alguns aspetos físicos bem como a sua saúde.

Quanto à atividade física, esta compreende qualquer atividade relacionada com os seus músculos, isto é, qualquer movimento que faça com que gaste mais energia do que se estivesse parado, sem qualquer tipo de movimento. Por exemplo, ao fazer uma caminhada estará a exercer alguns músculos do corpo, resultando num gasto de energia. Ao estar em casa parado, não irá gastar qualquer tipo de energia.

Em relação ao desporto, é uma atividade física que corresponde ao sistema organizado de movimentos e algumas técnicas, que está sujeita a determinadas regras tendo como finalidade a competição. É um tema que está fortemente associado ao jogo e à competição.

Benefícios do exercício físico


Quando faz algum tipo de atividade física, está automaticamente a aumentar a sua criatividade e os seus níveis de concentração e, paralelamente, a diminuir o stress acumulado no corpo. O que fará com que o seu corpo fique preparado para possíveis agressões exteriores, fortalecendo o sistema imunitário.

Os benefícios do exercício físico na saúde são vários…

  • Controlo do peso
  • Ajuda a dormir melhor
  • Aumenta os níveis de energia
  • Combate algumas doenças
  • Combate algumas condições de saúde

É um facto que a atividade física reduz as taxas de mortalidade por doenças como a hipertensão, tromboses (acidentes vasculares cerebrais), doença coronária, diabetes tipo 2, cancro (da mama e colorretal), síndrome metabólico e ainda depressão.

Ao praticar exercício físico está a melhorar aspetos cardiorrespiratórios e musculares, bem como a sua composição corporal, peso e estrutura óssea, promovendo a autonomia física e ao mesmo tempo a parte cognitiva.

É importante salientar que, o exercício aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, ou seja, ajuda a aumentar os níveis cognitivos. Isto acontece porque o sangue fornece glicose e oxigénio, o que vai permitir ao cérebro uma melhor execução de tarefas como a atenção e concentração mental.

Em suma, a atividade física promove o seu bem-estar e a sua saúde mental, melhorando o humor e o sono e diminuindo a ansiedade e o stress.

pilates

Níveis recomendados de atividade física para cada faixa etária


O exercício físico é essencial em qualquer idade. O importante é ter em conta a frequência com que faz alguma atividade, a intensidade e claro, a duração. Para além destes fatores, é necessário que conheça os seus limites e que adeque os exercícios ao seu corpo.

Para que não tenha dúvidas, e de acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS), abordamos os diferentes níveis recomendados de atividade física por faixa etária.

Para crianças e adolescentes, é recomendado que pratiquem no mínimo 60 minutos de atividade física por dia. Ou seja, o ideal para esta faixa etária, seria mesmo a combinação destes 60 minutos diários de exercício, com a inclusão de pelo menos 2 a 3 vezes por semana de exercícios de curta duração (cerca de 20 a 30 minutos).

Atividades como saltar, correr, subir e descer degraus, irão fazer com que a criança ou adolescente melhore a sua força muscular, a resistência óssea e a flexibilidade.

Para adultos os níveis recomendados são um pouco diferentes. Como sabemos a estrutura óssea e muscular de um adulto é bastante diferente da estrutura de uma criança. Por isso, recomendam-se 150 minutos de atividade física por semana, de intensidade moderada. Se preferir e funcionando como uma alternativa, poderá fazer 75 minutos de atividades mais energéticas e fortes.

Para além disto, é aconselhada a prática de outras atividades entre 2 a 3 vezes por semana, de modo a que consiga melhorar ou até mesmo manter a resistência muscular e a força.

Em relação aos níveis de exercício físico recomendados para as pessoas mais velhas, é essencial que não se foquem em níveis, mas sim na própria atividade, isto é, para que mantenha o equilíbrio fisiológico e psicológico, recomenda-se que faça algum tipo de movimento diário à sua escolha.

Se for possível, deve fazer 30 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada (por exemplo uma caminhada), 5 dias por semana. Basta que sempre que for possível, saia para passear durante 30 minutos e vai ver que nem repara no tempo a passar!

Se preferir, pode também optar por fazer 3 sessões de 20 minutos de atividade aeróbica de intensidade mais forte, por semana. Desta forma, promove a sua saúde e funcionalidade.

Nesta faixa etária é essencial que se realizem alguns exercícios de equilíbrio, força e flexibilidade entre 2 a 3 vezes por semana.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.