Teresa Campos
Teresa Campos
09 Out, 2023 - 11:20

Biolareira: a solução certa para aquecer os dias frios?

Teresa Campos

Se procura uma solução de aquecimento eficiente para sua casa, pondere adquirir uma biolareira. Saiba do que se trata e quais as vantagens deste modelo.

biolareira

A biolareira pode ser a opção mais indicada, se procura uma solução eficiente para aquecer a sua casa. Fique a saber mais sobre este equipamento de aquecimento que não produz nem odores, nem fumos, nem resíduos.

Limpar a biolareira é muito fácil e simples e, além disso, este é um sistema muito seguro, desde que respeite as regras de manuseamento e funcionamento destes aparelhos. Informe-se sobre as diversas vantagens destes equipamentos e conheça algumas tipologias fundamentais e respetivos preços.

Biolareira: definição, vantagens e tipologias

sala biolareira

A biolareira é uma lareira que funciona a bioetanol, um álcool biológico, que proporciona um calor agradável e isento de odores, fumos e resíduos.

As biolareiras a bioetanol não necessitam de ser instaladas, nem de tubagem ou chaminé, pois são completamente autónomas, podendo ser colocadas em diversos ambientes interiores (sala, quarto, cozinha, etc) ou exteriores, podendo mudar a sua localização facilmente.

Têm um design moderno e atrativo, chama verdadeira e não originam fumo ou gases prejudiciais à saúde, nem lixo, nem cinza, pelo que são facilmente utilizáveis. O calor gerado pela combustão do bioetanol concentra-se no local, tornando este equipamento mais eficiente do que as lareiras tradicionais.

O que é o bioetanol?

O bioetanol trata-se de um etanol de origem biológica e agrícola. É produzido a partir de matérias vegetais e é utilizado como bio ou agrocombustível. Provém da agricultura e, por isso, pertence à família das energias renováveis.

Os vegetais que contêm sacarose como a beterraba, a cana de açúcar ou o amido de trigo e de milho podem ser transformados em bioetanol, obtido através da fermentação do açúcar extraído da planta açucarada ou a hidrólise enzimática do amido contido nos cereais.

O bioetanol para uso na biolareira é destilado finamente, a fim de eliminar as impurezas que provocam maus cheiros. A maior parte das biolareiras consomem entre 0,3l e 1,2l de bioetanol por hora.

Vantagens

  • Existem biolareiras de parede, de chão, de mesa e até suspensas, adaptando-se aos mais diversos ambientes de sua casa.
  • Não provoca odores desagradáveis, fumo ou cinzas, pois só liberta vapor de água e gás carbónico (o equivalente a 3/4 velas de cera).
  • Funciona a bioetanol, um combustível ecológico que é uma energia renovável.
  • Não necessita de conservação, nem manutenção e é fácil de limpar, bastando usar um pano seco.
  • Tem uma grande eficácia de aquecimento. Não há perda de calor, contrariamente às lareiras tradicionais.
  • Não secam o ar, contrariamente aos radiadores.
  • É de fácil transporte, ao contrário de uma lareira tradicional.
  • É dedutível à coleta (30%).
  • Proporciona um efeito visual chamativo, com chamas altas, amarelas e robustas.
  • Oferece quatro horas de autonomia. Depois de acesa, permanece durante horas a gerar calor.

Desvantagens

  • Os custos do etanol são algo elevados, embora similares aos da lenha.
  • Os produtos à base de álcool são altamente inflamáveis.
  • As quantidades de água e CO emitidas a nível da combustão são significativas e nocivas, sobretudo para asmáticos e pessoas com problemas respiratórios.

Cuidados e precauções

  • Nunca coloque uma biolareira numa divisão pequena, fechada e sem ventilação, pois o nível de oxigénio é baixo.
  • A biolareira deve ser colocada na superfície a que se destina. Por exemplo, uma biolareira de parede não deve ser colocada no chão.
  • Não coloque a biolareira perto de equipamento e itens que possam facilmente incendiar-se.
  • Vigie sempre o equipamento.
  • Tenha cuidado, se tiver crianças ou animais perto destes aparelhos.
  • Só deve usar bioetanol para lareiras, visto que o bioetanol para carros possui gasolina.
pessoa a limpar a lareira
Veja também Limpar a lareira: saiba como maximizar o desempenho

Tipos de biolareira

Biolareira de chão

A biolareira de chão pode ser de uma ou de duas faces. As de uma face são semelhantes às lareiras tradicionais, enquanto as de dupla face podem ser colocadas no centro da divisão ou encostadas à parede.

Biolareira de parede

Esta tipologia adapta-se a diversos ambientes, podendo ser colocada na sala de estar, quarto, casa de banho, cozinha, ou em outro qualquer espaço de sua casa.

Biolareira de mesa

Disponha sobre a mesa um apontamento de luz e de cor, com este modelo de biolareira bastante versátil e útil.

Biolareira suspensa

Este modelo valoriza o ambiente, dando calor e um efeito único, ao parecer flutuar no ar.

Se a biolareira é a opção mais acertada para sua casa, só você poderá dizer, mas é certo que esta é uma solução ecológica e que irá poupar-lhe muito trabalho (e dinheiro!) no que respeita à conservação e manutenção do aparelho.

Pondere bem e faça a sua escolha, sabendo que esta é uma opção com muitas vantagens e que pode compensar e muito, se tiver em consideração o seu nível de eficiência energética, que supera o de grande parte das lareiras e restantes equipamentos de aquecimento.

Veja também