Publicidade:

Bitcoin Cash: o que é e como investir

Já ouviu falar na Bitcoin ou outras moedas virtuais? Saiba tudo sobre a Bitcoin Cash, uma nova criptomoeda a circular no mercado do dinheiro digital.

Bitcoin Cash: o que é e como investir
Mais um moeda digital no mercado

Uma moeda que não depende de nenhuma país, estado ou Banco Central: a Bitcoin – que já tem dado muito que falar durante os últimos anos. Criada em 2009, foi a primeira moeda digital a surgir, responsável por uma verdadeira revolução, muitos ganhos, mas também desastrosas perdas. Agora também existe a Bitcoin Cash.

A grande vantagem que muitos atribuem à Bitcoin e a outras moedas digitais (altcoins) é que as transações não precisam de intermediários. Podem ser utilizadas em qualquer lugar do mundo e são convertíveis em dinheiro. A grande desvantagem é que podem desvalorizar numa questão de minutos e deitar a perder grandes quantidades de dinheiro.

Bitcoin Cash: uma nova criptomoeda

bitcoin-cash

A Bitcoin Cash surgiu há relativamente pouco tempo, no dia 1 de agosto de 2017 e é o resultado do hard fork da Bitcoin. Ou seja, da bifurcação da moeda que ocorre no momento em que se dá um conjunto de mudanças sistémicas no sistema monetário. O programador da Bitcoin Cash alegou as limitações do sistema tradicional de Bitcoin para criar esta nova criptomoeda, numa tentativa de aumentar o número de transações e a sua rapidez.

Imagine a relação entre Bitcoin e Bitcoin Cash como se se tratassem de euros e dólares (ou quaisquer outras moedas em circulação). Sendo uma nova moeda, o Bitcoin Cash pode estabelecer regras próprias. O Bitcoin pode ser transformado em Bitcoin Cash, mas as transações ocorrem de forma separada para cada criptomoeda.

A sigla que identifica esta nova moeda digital é BCH. É o facto de ter um limite do tamanho de bloco de 8 megabytes (bem maior que o do Bitcoin), que permite que existam as transações e que estas sejam mais rápidas e com menos custos. No site oficial pode adquirir, saber como investir e até organizar carteiras virtuais.

Tal como a Bitcoin, também pode ser convertida em dinheiro “real”, não está dependente de um Banco Central ou país, é fácil de investir e é utilizável em qualquer parte do mundo. E tal como a moeda mãe também pode desvalorizar rapidamente, num mundo altamente dependente da especulação.

Como investir em Bitcoin Cash?

bitcoin-cash

É importante perceber que o mundo do BCH é volátil e dependente da evolução do mercado. Se mais criptomoedas pode significar mais um motor no mercado de especulação das moedas digitais, o mesmo pode também traduzir-se numa perda considerável de valores. A incerteza no mercado é uma garantia. Para investir nesta moeda esteja primeiro atento ao preço. Pode usar sites como o Coinmarketcap, antes de tomar alguma decisão.

Pode investir em BCH de duas formas: comprando moeda ou investindo nela como se fossem ações. Ao comprar Bitcoin Cash, esteja atento ao valor da moeda e tente vender no momento certo: compre nas quedas e venda nas valorizações. Para lidar com BCH em ações pode utilizar um site de especulação como o Markets.

Saiba também que estas moedas virtuais têm de ser guardadas em carteiras virtuais (funcionam como contas), até porque só assim pode enviar e receber BCH.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.