Publicidade:

Nova BMW Série 3 Touring: 10 coisas que deve saber sobre a renovada carrinha familiar

A BMW apresentou a nova Série 3 Touring, e aqui ficam as 10 coisas que deve conhecer sobre a nova aposta da marca da baviera para o segmento D.

 
Nova BMW Série 3 Touring: 10 coisas que deve saber sobre a renovada carrinha familiar
A versão Touring do série 3 é perfeita para a família

A nova BMW Série 3 Touring foi desenhada com um único objetivo: conquistar um lugar na sua garagem, e no coração da sua família.

O mercado automóvel encontra-se cada vez mais competitivo, e este segmento não é excepção.

A BMW, construtora alemã, quer reforçar a sua posição no mercado. E, para rivalizar com os seus concorrentes, Mercedes Classe C Station, Audi A4 e Volvo V60, projetou um novo Série 3 Touring maior, mais inteligente e mais arrojado do que nunca.

Este tipo de automóveis é característico para quem procura espaço e conforto para a família.

Se falar com aquele amigo que percebe de carros ou com um vendedor de automóveis, certamente, os SUV vão surgir como alternativa. No entanto, nem todos gostamos deste tipo de carros.

Portanto, se procura um carro espaçoso e confortável, deve considerar o novo Touring Série 3 da BMW.

10 Curiosidades sobre a nova BMW Série 3 Touring


BMW Série 3 Touring traseira

Fonte: BMW/ Divulgação

1. História

Vamos começar pela história de como surgiu este modelo e o que representa para a marca.

O engenheiro da fabricante germânica, Max Royce Bach, queria que os séries 3 que fossem espaçosos o suficiente para as férias em família.

Assim, optou por construir o carro em forma de carrinha. Max e os seus amigos, bem como os executivos da marca alemã, gostaram do resultado final, e como tal, este modelo foi lançado para produção.

Em 1987, Max viu o seu sonho ser realizado, e o série 3 Touring foi lançado para o mercado. Desde então, a BMW vendeu 1,7 milhões de Série 3 Touring.

Como podemos ver, este modelo teve, e continua a ter um papel relevante na história da marca.

2. Estilo

Ao contrário do habitual, esta versão da Touring (G21), tem o mesmo comprimento da berlina. No entanto, vem mais comprida, alta e larga do que as versões anteriores Touring.

Estas novas dimensões transformaram-se em ganhos de habitabilidade tanto para os ocupantes dos lugares da frente, como para os de trás. A BMW refere mesmo que é possível colocar 3 cadeiras de bebé atrás, sendo 2 delas via ISOFIX.

Relativamente ao design exterior, podemos contar com uma enorme grelha dianteira e duas ópticas LED rasgadas, que lhe concedem um ar agressivo e desportivo.

Encontramos uma traseira mais dinâmica e podemos contar com a dupla abertura na mala que já vem sendo característica da marca. Para além disso,o tejadilho parece mais comprido.

3. Bagageira

Quem procura um carro para a família e para as suas viagens, tem sempre em conta o espaço que a bagageira oferece.

Esta bagageira tem capacidade para 500 L, mais 20 L do que a versão berlina do série 3. O que faz dela um pouco maior do que a versão do Mercedes Classe C, e um pouco mais pequena do que a Audi A4. Com os bancos rebatidos a capacidade da mala atinge 1500 L de capacidade.

Na bagageira pode optar por colocar um equipamento antiderrapante, que vai fazer com que seja mais fácil de carregar e descarregar a bagagem, bem como a sua acomodação, mesmo durante os dias de condução mais “divertidos”.

4. Equipamento na versão Standard

jantes do novo BMW Série 3 Touring

Fonte: BMW/ Divulgação

Geralmente, as versões standard dos carros estão mal equipadas, principalmente, em marcas como a BMW, Audi e Mercedes.

Cada extra adicionado à versão base nestes automóveis pode custar centenas de euros, em alguns casos, pode mesmo custar milhares de euros.

A nova versão base da Série 3 Touring vem com um equipamento de série bastante interessante, como por exemplo:

  • jantes de 17 polegadas
  • luzes e escovas automáticas
  • controlo climático no carro de 3 zonas
  • isolamento acústico para os vidros da frente
  • sistema de som stereo com 6 colunas e 100 watts
  • sistema automático de travagem (sistema anti-colisão)

No que diz respeito à versão M, destacam-se a suspensão adaptativa, as jantes de liga leve de 19 polegadas e os kits de travões desportivos (travões de alto rendimento).

5. Motores

Se está interessado na nova BMW Série 3 Touring, certamente, está interessado nos motores que podem equipar esta máquina.

Sendo assim, saiba que tem disponíveis 6 motores, iguais aos da berlina, dos quais 3 funcionam a gasóleo e 3 a gasolina.

Começando pelo motores mais potentes, destacamos a versão M340i xDrive Touring com 374 cv de potência, que se encontra equipada com o desejável motor de 3000 cc e 6 cilindros em linha, com turbo.

De seguida, temos o outro motor de 6 cilindros, também em linha, mas que funciona a gasóleo. Este tem 3.0 l de capacidade e conta com 265 cv de potência, que irá equipar a 330d xDrive Touring.

Apresentadas as duas melhores motorizações, resta apenas falar sobre as outras 4. Estas motorizações são de 4 cilindros, com 2000 cc e turbocompressor.

Nos motores a gasolina, temos a 320i Touring com 184 cv de potência, e a 330i Touring e 330i xDrive Touring com 258 cv.

Na vertente diesel, temos a 318d Touring de 150 cv,  320d Touring e ainda, a 320d xDrive Touring de 190 cv de potência.

Estas versões diesel, 318d e 320d, vêm equipadas de série com uma caixa manual de 6 velocidades, que pode ser substituída pela Steptronic, a caixa automática da BMW de 8 velocidades.

As restantes motorizações encontram-se equipadas de série com a caixa automática de 8 velocidades, Steptronic.

6.Versão híbrido

Se procura uma versão mais ecológica e amiga do ambiente, a BMW pensou em si, e também tem disponível a versão 330 plug-in hybrid.

Esta versão tem uma autonomia de aproximadamente 60 km em modo elétrico.

A Série 3 Touring 330 plug-in hybrid está equipada com um motor de 2l a gasolina com 184 cv de potência, que se faz acompanhar de um motor elétrico com 68 cv de potência, que juntos produzem 252 cv de potência.

Fascinado com esta potência? Pois, então as novidades não ficam por aqui.

Graças à função “Extra boost” poderá ainda obter 40 cv extra para 10 segundos de aceleração iniciais. Assim, durante os 10 segundos de aceleração, o carro tem 292 cv de potência e vai dos 0 aos 100 km, em apenas 6,1 segundos.

7. Info Entretenimento

interior do novo jantes do novo BMW Série 3 Touring

Fonte: BMW/ Divulgação

A nova BMW Série 3 Touring conta com um sistema de info entretenimento de 9 polegadas e com assistente pessoal, muito semelhante à Siri da Apple.

Os modelos desportivos M são acompanhados de um sistema de info entretenimento de 10 polegadas, que se liga a Internet via satélite que lhe permitem, por exemplo, encontrar estacionamento perto da sua localização ou do seu destino.

Este assistente pessoal permite-lhe controlar diversas opções do seu carro, só precisa de definir quais são as suas preferências e pedir ao assistente para as colocar em prática.

Este modelo está equipado com um painel de instrumentos digital de 12 polegadas. Aqui pode encontrar a informação comum em qualquer automóvel, exemplo: rotações, velocidade, consumos e outros.

8. Condução

Esta versão encontra-se 10 kg mais leve do que o modelo antigo. No entanto, a diferença da condução encontra-se na rigidez da carroçaria.

Esta carroçaria é 25% mais rígida do que a versão anterior. Assim, usufrui de uma condução mais “nítida” e segura.

Como já é regra, a versão M é acompanhada de outros extras e funcionalidades que tornam a sua experiência ainda mais única.

Graças aos amortecedores controlados eletronicamente e à sua direção desportiva variável e adaptativa, a versão desportiva M, é ainda melhor de conduzir e proporciona-lhe uma maior segurança, mesmo nas curvas mais exigentes.

9. Driving Assistance

interior jantes do novo BMW Série 3 Touring

Fonte: BMW/ Divulgação

Para os que confiam na tecnologia e procuram uma condução mais segura e assistida, o pack profissional “driving assistance” é uma excelente opção.

Com este pack, o novo BMW série 3 Touring pode conduzir-se praticamente sozinho.

Este sistema ajuda-o a evitar obstáculos, previne a colisão com o sistema de travagem automático em caso de colisão iminente, e até providencia um assistente de marcha atrás que funciona até 50 metros e ajuda-o em situações mais complicadas.

Com um sistema destes a sua vida não é mais fácil?

10. Preço

Para conseguir usufruir destas vantagens todas, e das inovações do novo modelo da BMW terá de pagar um preço.

O preço é um dos factores que mais conta no momento da compra. Será o preço da nova carrinha série 3 justo?

Ainda não é possível responder a esta questão. Neste campo ainda não há certezas, uma vez que a marca não divulgou os preços finais para Portugal.

No entanto, e tendo em conta o histórico, os preços não irão ser distantes do intervalo que a marca já costuma praticar.

Normalmente, o valor de um modelo standard do série 3 Touring situa-se entre os 43.000€ e os 50.000€.

Convencido ou não?

Veja também: