BNI Europa e Edebex apresentam solução para problemas de tesouraria das PME

Produto inovador do BNI Europa e Edebex visa resolver as dificuldades que as PME's enfrentam no acesso a financiamento no circuito tradicional.

BNI Europa e Edebex apresentam solução para problemas de tesouraria das PME
Alternativa inovadora ao crédito financeiro e ao factoring tradicional

Banco BNI Europa e Edebex associaram-se para resolver os problemas de tesouraria das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) que, diariamente, enfrentam dificuldades no acesso a crédito ou a soluções de factoring – seja porque as empresas têm ratings financeiros baixos, ou porque os prazos de pagamento que negoceiam com os seus clientes são cada vez mais alargados.

Com o objetivo de contribuir para a geração de soluções que visem ultrapassar as dificuldades de acesso às soluções financeiras tradicionais e, por conseguinte, de cash flow, o Banco BNI Europa e a Edebex criaram uma alternativa que visa facilitar a gestão de tesouraria das PME’s: uma revolucionária plataforma online de compra e venda de faturas.

Pensada para as empresas que necessitem de liquidez imediata e que emitam faturas com prazos de pagamento entre 20 e 120 dias, a plataforma permite a venda das mesmas a desconto, mediante uma percentagem do seu valor nominal, ficando a Edebex encarregue da cobrança dessa fatura no prazo previsto negociado com o cliente.

BNI Europa e Edebex: rumo ao desenvolvimento da economia nacional

BNI-e-Ebedex

O processo de financiamento proposto pelo Banco BNI Europa e Edebex é inovador na medida em que não implica garantias, cauções, processos de crédito ou contratos que vinculem as empresas utilizadoras no período de duração. As faturas inseridas na plataforma Edebex são vendidas a investidores, libertando as empresas utilizadoras do risco de não pagamento.

As empresas utilizadoras recebem o dinheiro da venda das faturas nas suas respetivas contas à ordem no prazo médio de 72 horas, sendo que este prazo pode vir a reduzir para apenas 24h caso as empresas sejam clientes do Banco BNI Europa. É, todavia, de salientar que a plataforma online só aceita faturas que tenham como devedores empresas elegíveis para a seguradora de serviços de crédito Euler-Hermes, com quem a plataforma tem protocolo de cooperação. Estão excluídas empresas devedoras do setor público.

O público-alvo desta solução inovadora são PME’s ou empresários em nome individual que prestem serviços a grandes empresas, as quais pagam geralmente a prazos mais longos, o que muitas vezes lhes condiciona o crescimento e gestão de tesouraria.

Esta inovadora plataforma online de compra e venda de faturas encontra-se já disponível na Bélgica, França e Luxemburgo, países aos quais se juntou também Portugal.

Sobre o Banco BNI Europa

Em Portugal desde 2014, o Banco BNI Europa é um banco digital com enorme crescimento no mercado nacional, sendo parceiro para particulares e empresas que apostem em soluções inovadoras e disruptivas.

Tem como missão oferecer aos seus clientes uma plataforma digital moderna e de baixo custo com produtos inovadores ajustados às suas necessidades. Além disso, tem como objetivo desafiar o ecossistema bancário tradicional colaborando com fintech’s para lançar novos produtos permitindo utilizar a tecnologia mais avançada em termos de análise de risco, experiência do consumidor e entrada rápida no mercado.

Esta orientação estratégica permite que o Banco BNI Europa se afirme como um “Challenger Bank”, assente na lógica de arquitetura aberta e na diferenciação. Este posicionamento permite ainda ao Banco BNI Europa destacar-se como uma referência na nova geração “Fintech” de bancos Europeus e continuar com taxas de crescimento significativas.

Sobre a Edebex

Fundada em 2013, a plataforma de mercado Edebex propõe às empresas a otimização da sua tesouraria através da venda das suas faturas de clientes – dívidas de clientes – a investidores que têm excedentes de tesouraria e que pretendem valorizá-los.

A belga Edebex oferece uma solução rápida, segura e eficaz a quem quer melhorar a sua gestão de tesouraria, gerir melhor os seus fundos líquidos e otimizar o seu fundo de maneio.

Veja também: