Publicidade:

Bolsas de estudo, investigação e estágio dentro e fora de Portugal

Conheça todas as oportunidades para bolsas de estudo, investigação e estágio em Portugal e no estrangeiro. Invista no seu futuro.

Bolsas de estudo, investigação e estágio dentro e fora de Portugal
Saiba onde procurar e como se pode candidatar

Em época de transição de ano letivo, surge também a altura própria para concorrer a oportunidades de bolsas de estudo, investigação e estágio em Portugal e no estrangeiro

O futuro da vida estudantil parece apontar no sentido de todo o ensino superior se vir a tornar gratuito. Mas enquanto isso não sucede, muitas famílias têm de fazer contas à vida para poder suportar os custos quase sempre infindáveis de ter alguém a estudar na faculdade.

A juntar ao valor de propinas, que já é muito significativo, há ainda a considerar o material escolar, os livros, os transportes, a alimentação e, em muitos casos, o alojamento. Perante este cenário, é fácil prever que, para muitas pessoas, recorrer a bolsas de estudo, investigação e estágio em Portugal e no estrangeiro é uma solução muito importante.

Afinal, esta ajuda é sempre uma ótima maneira de realizar todos os seus sonhos no que às habilitações académicas diz respeito.

Bolsas de estudo


As bolsas de estudo são dirigidas essencialmente para as famílias que sofrem de carências económicas. Se pretende concorrer para obter uma bolsa no ensino superior, deve saber primeiro se é um candidato elegível para este apoio.

Pode fazê-lo recorrendo à página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), onde encontra todas as informações essenciais. Lá pode mesmo inserir os dados necessários para apurar se tem direito ou não a uma bolsa de estudo e até fazer uma simulação. Por exemplo, sabia que para ter direito à bolsa de estudo é necessário estar inscrito em 30 ETCS?

Como saber se é elegível a bolsa de estudo?

De entre as várias condições para se poder concorrer, uma das principais é o valor do património mobiliário do agregado familiar, que deverá ser inferior a 240 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Além disso, o rendimento per capita deve ser igual ou inferior a 16 vezes o valor do IAS. Mas o melhor é mesmo criar o seu registo e fazer a simulação no site da DGES.

As bolsas de estudo servem para cobrir as seguintes situações:

  • Cursos técnicos superiores profissionais;
  • Cursos de licenciatura;
  • Cursos de mestrado integrado;
  • Cursos de mestrado.

Bolsas de estudo, investigação e estágio

Bolsas de investigação


Em Portugal há muita gente que opta por enveredar pela carreira de investigador (dentro e fora do país) e para estes as bolsas de investigação assumem uma importância fundamental.

Ser bolseiro de investigação implica executar trabalhos científicos, tecnológicos e formativos, recorrendo a um subsídio atribuído por instituições públicas ou privadas. Nos estudos, é muito frequente usar as bolsas de investigação para concretizar um mestrado, um doutoramento ou até um pós doutoramento.

Onde encontrar bolsas de investigação

Dirija-se ao EURAXESS Portugal. É um portal integrado na rede de portais apoiados pela Comissão Europeia, onde pode é possível encontrar informação e serviços relativos à área da investigação. Consulte a base de dados e deixe ficar o seu CV!

Outra grande fonte de bolsas de investigação são as universidades. Nelas poderá encontrar inúmeras oportunidades para investigação nacional e internacional. Aqui ficam alguns exemplos de bolsas a que pode concorrer.

1. Bolsas Fulbright

Financiadas pela Comissão Cultural Luso-Americana – Comissão Fulbright, estas bolsas destinam-se a licenciados, professores e investigadores com doutoramento que queiram prosseguir os estudos, fazer investigação ou ensinar em universidades dos Estados Unidos.

2. Instituto Gulbenkian da Ciência

A investigação levada a cabo pelo IGC promove as descobertas, debruçando-se sobre a forma como os sistemas vivos são formados e como funcionam, bem como se adaptam e moldam aos ambientes em que vivem, em diferentes escalas de espaço e de tempo. A investigação no IGC engloba estudos ao nível molecular, celular, do organismo e populacional.

3. Fundação Luso-Americana

Mais uma instituição que concede bolsas de estágio para investigação nos Estados Unidos. Esteja atento ao programa bolsas Papers, que visa incentivar a apresentação de comunicações em conferências em território norte-americano.

4. Fundação Oriente

Na Fundação Oriente pode encontrar dois tipos de bolsas, as de Investigação e Doutoramento e as de estágios de curta duração. A condição de atribuição é que haja uma relação direta entre o Extremo Oriente e Portugal, nas ciências sociais e humanas.

Bolsas de estágio


Trata-se de uma bolsa que visa apoiar financeiramente quer o estagiário, quer a empresa que o acolhe. Por um lado, a empresa vê aliviados os seus encargos ao contratar um estagiário, e por outro, o estagiário tem a oportunidade de receber um salário.

Conheça as medidas existentes:

1. Medida estágios profissionais pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional

A data de inscrição decorre até 15 de Julho. A duração destes estágios é normalmente de nove meses.

2. Estágios de inserção pelo IEFP

Bolsas de estágio destinadas a pessoas com deficiência e incapacidade. Os estágios têm a duração de 12 meses.

3. Bolsas de Estágio Santander Universidades

Através de uma parceria com Instituições de Ensino Superior, este programa de estágios destina-se a alunos finalistas e recém-diplomados, disponibilizando uma bolsa de estágio de três meses, totalmente suportada pelo Banco, em várias áreas de atividade e pontos do país.

4. Estágios Erasmus +

Graças à União Europeia é possível realizar estes estágios internacionais na área da Educação, Formação, Juventude e Desporto. As despesas que cobre são: viagens; curso de língua, alojamento e dinheiro de bolso.

5. INOV contacto

Mais um programa para estágios internacionais, destinado a exportar talentos portugueses. As candidaturas para estágios abrem dia 10 de Setembro.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego