Publicidade:

Browser anónimo: 4 navegadores privados que deve conhecer

Um browser anónimo pode ser a solução para os seus problemas online. As vantagens da navegação anónima são imensas e existem alguns browsers que a permitem.

Browser anónimo: 4 navegadores privados que deve conhecer
Navegue na web de forma anónima

Quando navega na Internet, através de um navegador normal (como é o caso do Google Chrome, Safari ou Opera, por exemplo), toda a sua informação é de acesso público. Isto quer dizer que todos os sites que navega, o que faz neles, os seus dados de login, a sua localização, etc. são facilmente acedidos por piratas informáticos ou até pelo próprio Governo. Um browser anónimo pode resolver esta questão, ao manter privadas todas as suas informações.

Desengane-se se pensa que vai conseguir inverter a situação por completo. A sua “pegada digital” existe há tantos anos quantos aqueles que navega na Internet, pelo que é impossível conseguir apagar todo esse histórico. No entanto, é possível adotar algumas (boas) práticas que irão permitir manter a sua navegação mais privada do que ela é atualmente.

Browser anónimo: 4 opções que vai querer conhecer


navegadores anónimos

1. Tor Browser

Com este browser anónimo, pode facilmente proteger todos os seus dados de navegação e isso inclui o anonimato da sua localização, o histórico da navegação, dados pessoais (como informações de login, por exemplo) e ainda mensagens que receba online.

Ao manter todas estas informações privadas através de um avançado sistema de encriptação, o Tor Browser anula qualquer tipo de análise de tráfego que possam tentar fazer. Tendo em conta esse sistema, a navegação pode ser mais lenta.

Esta é, sem dúvida, a melhor opção de todas aquelas aqui apresentadas. O Tor Browser é, inclusive, utilizado pela Marinha Americana, tendo em conta a tecnologia inteligente que utiliza. Todos os seus dados são, por isso, mantidos em alta segurança e o seu endereço de IP nunca é conhecido.

Disponível para: Windows, Mac e Linux

2. Epic Browser

Apesar de não oferecer um nível de segurança tão alto quanto o navegador que encabeça esta lista, o Epic Browser disponibiliza, também, a privacidade necessária para utilizadores que procurem, apenas, as funcionalidades mais básicas – mas de confiança.

Este browser anónimo impede, de imediato, a maior parte das funções permeáveis à pirataria que acontece online, para que a sua navegação nunca fique comprometida.

A título de exemplo, uma das informações que este navegador bloqueia é a gravação do seu histórico de visitas, para além de não permitir a utilização de cookies desnecessárias, nem de cache.

O modo autofill também não é permitido, o que significa que, se introduziu os seus dados de login para aceder a determinada plataforma, esses dados nunca irão ser guardados por este browser – pedindo-lhe sempre os mesmos caso volte a aceder a essa plataforma.

Disponível para: Windows e Mac

3. SRWare Iron

Se utiliza o Google Chrome, então o SRWare Iron não lhe será estranho, uma vez que também funciona sobre o Chromium, o projeto open-source da Google. Por isso, em termos visuais, não notará grandes diferenças; as diferenças estão nas funcionalidades disponíveis, nomeadamente a proteção dos seus dados.

Disponível para: Windows, Mac, Linux e Android

4. Comodo Dragon Browser

Também este browser anónimo se baseia no Chromium e é capaz de bloquear cookies e “espiões” da web. A tecnologia que usa é muito avançada e oferece maior proteção ao nível de malwares, vírus e outro tipo de ataques. No vídeo seguinte pode ver como utilizar este navegador.

Disponível para: Windows, Mac e Linux

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.