Publicidade:

Os browsers mais utilizados em Portugal e no mundo

A oferta é vasta e vai de encontro às preferências de cada utilizador. Conheça os browsers mais utilizados em Portugal e em todo o mundo.

Os browsers mais utilizados em Portugal e no mundo
É utilizador de algum?

Os motores de busca são uma das principais ferramentas que qualquer utilizador usa quando navega na Internet. A oferta é muita e vai de encontro às preferências pessoais de cada um. Por isso, conheça os browsers mais utilizados em Portugal e no mundo.

A lista que se segue baseia-se em dados atuais obtidos pelo Statcounter, uma das mais fiáveis entidades do género. Este estudo, tal como outros, é feito com base em diferentes variáveis, através das quais se conseguem obter estudos precisos e de elevada confiança.

É de referir, ainda, que esta seleção tem por base uma investigação que engloba todos os dispositivos (tendo os computadores, tablets e smartphones como os principais), o que significa que os resultados apresentados não se concentram, apenas, num único dispositivo – mas sim na utilização de cada browser de uma forma generalizada. Conheça, agora, os browsers mais utilizados em Portugal.

Os browsers mais utilizados em Portugal


internet

Seja num computador, tablet ou smartphone, nem tudo depende do sistema operativo do dispositivo em si. Não tem, por isso, de utilizar a aplicação que já vem pré-instalada no mesmo, pelo que pode optar por outros browsers. Os exemplos mais fortes são os que se seguem.

1. Google Chrome

Para além de ser um dos motores de pesquisa mais conhecidos hoje em dia, é também o mais utilizado em Portugal. Na verdade, aproximadamente 71% dos utilizadores utilizam este browser para navegar na Internet. seja em tablets, computadores ou smartphones.

2. Safari

No segundo lugar dos browsers mais utilizados no nosso país encontramos o Safari, o software desenvolvido pela Apple. Ainda que venha pré-instalado em dispositivos iOS, esta app também é instalada em dispositivos de outros sistemas operativos. Prova disso mesmo é o facto de aproximadamente 13% dos utilizadores o preferir em detrimento de outros.

3. Mozilla Firefox

Um dos browsers mais seguros e utilizados atualmente é o Firefox, acendendo, ainda mais, a concorrência que existe neste setor. Em Portugal, estima-se que aproximadamente 6% das pessoas o utilizem quando pesquisam na Internet.

4. Microsoft Edge

O novo motor de busca desenvolvido pela Microsoft, que veio substitui o Internet Explorer, destinava-se, inicialmente, a dispositivos equipados com o Windows 10 e também para a Xbox One, apesar de outras versões terem sido lançadas para Android e iOS. Em Portugal, cerca de 3% dos utilizados o utilizam.

Ainda assim, é de notar a utilização do Internet Explorer, que ainda existe. Em Portugal, cerca de 3% dos utilizadores o usam para as suas pesquisas.

5. Samsung Internet

O Samsung Internet é desenvolvido pela gigante tecnológica sul-coreana e é baseado no projeto Chromium, de código aberto. Este browser vem pré-instalado nos dispositivos Galaxy e é utilizado por, aproximadamente, 2% dos utilizadores em Portugal.

Os browsers mais utilizados no mundo


internet

Em termos globais, a tendência de utilização altera-se ligeiramente quando temos em conta os utilizadores espalhados pelo mundo. Assim sendo, confirme quais os motores de busca mais utilizados em todo o mundo.

1. Google Chrome

O browser da Google continua o predileto, não só no nosso país, mas também em termos mundiais. Em termos de utilização e segurança esta é uma das soluções mais procuradas, sobretudo por aqueles que prezam a eficiência e a privacidade de dados. Cerca de 63% dos utilizadores a nível mundial utilizam o Chrome.

2. Safari

O Safari permanece em segundo lugar no que toca aos browsers mais utilizados em todo o mundo. O motor de busca da Apple vem pré-instalado em todos os dispositivos da marca e é muito procurado pela sua interface de simples utilização, aproximadamente 16% das pessoas o usam.

3. Mozilla Firefox

Em terceiro lugar, voltamos a encontrar o Firefox, ainda que a diferença da percentagem de utilização deste browser para o Safari seja significativa, cerca de 5% dos utilizadores utilizam o Firefox, o que representa uma diferença de quase 10%.

A grande vantagem deste motor de pesquisa para outros é o facto de ser construído com base na colaboração de diversos programadores à volta do mundo e, mesmo assim, representar uma plataforma segura e de fácil navegação.

4. UC Browser

O UC Browser é o quarto browser mais utilizado em todo o mundo. Lançado em 2004, é também um dos mais recentes quando comparado com os restantes. Este navegador foi criado especificamente para a plataforma Java, mas atualmente está também disponível para dispositivos Android e Windows Phone.

Atualmente, o UC Browser é utilizado por aproximadamente 3% (3,44%) dos utilizadores em todo o mundo.

5. Samsung Internet

A Samsung Internet é igualmente muito utilizado em todo o mundo, sobretudo por estar pré-instalado nos dispositivos Galaxy, muito procurados a nível global. Cerca de 3% (3,35%) dos utilizadores o usam por ser um browser seguro, rápido e de fácil utilização.

6. Opera

O Opera é um motor de busca desenvolvido pela Opera Software e disponível para praticamente todos os sistemas operativos, incluindo Windows, Mac OS e Linux (neste caso, através do Blink). É muito conhecido a nível global e utilizado por quase 3% (2,73%) dos utilizadores que navegam na Internet.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.