Bulldog inglês: tudo sobre a raça

É o mais dócil e tranquilo entre todos os tipos de bulldog. Descubra tudo sobre o bulldog inglês e deixe-se render pela sua doçura.

“sponsored by fidelidade”
Bulldog inglês: tudo sobre a raça
O focinho de "poucos amigos" esconde um cão de personalidade dócil

Sabia que, nos últimos 100 anos, esta é uma das raças que passou por mais mudanças? O bulldog inglês hoje tem pernas mais curtas, focinho mais achatado e aparência menos atlética do que o passado nos mostra. Mas, ainda assim, continua a ser a raça preferida para muitos e a verdade é que é fácil de perceber a razão: por trás do focinho de poucos amigos há um cão adorável, muito amigos das famílias e das crianças. Vamos conhecer tudo sobre esta raça tão querida?

Bulldog inglês: o guia completo da raça


Como dissemos ao início deste artigo, a raça passou por mudanças significativas ao longo dos anos e desengane-se se pensa que esta é apenas uma questão de aparência. As alterações que o bulldog inglês sofreu durante a sua história resultam hoje numa raça com a saúde mais fragilizada do que noutros tempos. Isso torna-se tão evidente que, atualmente, os criadores desta raça têm concentrado esforços na tentativa de conseguirem eliminar algumas patologias que se tornaram comuns devido às modificações. Mas, vamos falar sobre a saúde do bulldog inglês mais à frente. Agora, vamos conhecer mais sobre esses animais tão afetuosos?

bulldog

Personalidade e temperamento bulldog inglês

O bulldog inglês é, sem dúvida, uma animal inteligente, mas o seu treinamento pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque a raça é conhecida por ser teimosa por natureza, seguindo mais o próprio instinto do que as recomendações/orientações do seu dono. Ainda assim, não se assuste: estes animais são famosos por serem “maduros” e muito protetores das famílias.

A personalidade do bulldog inglês é, sem margem para dúvidas, descontraída. O focinho de ar sério e bravo esconde um animal amigável, dócil e muito carinhoso, que pode ser a companhia ideal até para os mais novos. Afável e amistoso, além de muito determinado, este animal tem um comportamento tranquilo no dia a dia

O bulldog inglês adapta-se a apartamento?

Sim, o bulldog inglês adapta-se perfeitamente à vida em apartamento. Esta é, aliás, a raça mais tranquila entre os restantes bulldogs, sendo mesmo aconselhável para apartamentos. Por ter uma grande capacidade de adaptação, este animal adequa-se até aos apartamentos de tamanho mais reduzido.

É um bom amigo para crianças?

Na verdade, o bulldog inglês é um excelente companheiro para toda a família, mas principalmente para as crianças. São animais carinhosos e pacientes que adoram crescer ao lado de pequenos humanos.

Estes animais ladram muito?

Não, ladrar não é, de facto, uma das atividades preferidas do bulldog inglês. É um cão mais silencioso que só escolhe vocalizar em situações mais extremas. Mas, em contrapartida, estes animais têm uma respiração bastante sonora, especialmente quando estão a dormir.

Conseguem estar sozinhos em casa por períodos longos do dia?

Não recomendamos que estes animais passem longos períodos do dia sozinhos em casa, pois são patudos que sentem a falta dos donos e podem ficar tristes ou deprimidos. Por serem carinhosos e afetuosos com as pessoas, acabam mesmo por sentir muito a falta dos amigos humanos.

Soltam muito pelo?

Por ter uma pelagem considerada bastante simples, o bulldog inglês não deixa cair muito pelo. Mas, em alturas de mudança de clima, o problema pode aparecer. Para evitar pelos pela casa, basta escovar o seu cão uma vez por semana.

bulldog

Como é o comportamento do bulldog inglês no dia a dia?

Estes cães preferem uma boa caminhada a corridas, por isso, um passeio descontraído no parque é aquilo que o fará feliz. Na verdade, o bulldog inglês vai preferir qualquer atividade tranquila, deixando de lado uma rotina agitada. Tempo em família é o que esta raça mais gosta na vida.

Desengane-se se pensa que, por isso, estes cães passam os dias deitados. Em casa, o bulldog inglês gosta de explorar centímetro a centímetro. Deixe o acesso livre para que o seu animal possa circular entre os diferentes ambientes e não limite as descobertas que pode fazer no seu território.

Conheça aqui as doenças mais comuns dos cães >>

Características físicas

Quanto pode medir de altura? De porte médio, o Bulldog Inglês pode medir entre 35 a 38 cm de altura.
Quanto deve pesar? Idealmente, deve estar entre os 18 e os 22 kg.
Como é a sua pelagem? São cães de pelo curto, malhados ou tigrados nas cores castanho claro, branco, fulva e vermelho.

4 cuidados específicos a ter com o bulldog inglês

  1. Escovar uma vez por semana.
  2. Para evitar infeções na pele, depois do banho deve secar bem o animal – especialmente na zona do pescoço e da cabeça, onde há mais pelo e dobras.
  3. Famosos por não envelhecerem muito bem, estes cães têm tendência a desenvolver displasia dos quadris e doenças cardíacas congênitas. O acompanhamento especializado do veterinário é essencial para garantir qualidade de vida ao animal.
  4. Antes de comprar o animal, verifique a situação de saúde do casal progenitor. Se algum foi diagnosticado essas doenças, há maior chance dos filhotes desenvolverem o mesmo problema durante a fase adulta.

Tenho um filhote de bulldog inglês em casa: o que fazer agora?

O primeiro passo é marcar uma consulta com o veterinário. Além de dar início ao plano de vacinação e à desparasitação do cachorro, o veterinário poderá identificar possíveis problemas de origem genética.

Esta é, também, a melhor altura para dar início ao treinamento do seu bulldog inglês. Como? Há 3 ensinamentos básicos para estes filhotes: ensinar onde fazer as necessidades fisiológicas, responder aos chamados e obedecer ao dono.

Veja também: