Publicidade:

Cabelo grisalho: cuidados a ter pelos homens

O cabelo grisalho nos homens é muito charmoso, mas implica alguns cuidados para manter o seu aspeto saudável. Fique a saber como tratar dele.

Cabelo grisalho: cuidados a ter pelos homens
Exiba um cabelo grisalho cuidado

O cabelo grisalho pode surgir nos homens a partir de diferentes idades. Se alguns começam a identificar os primeiros fios brancos a partir dos 40 anos, existem outros cujos cabelos começam a clarear bem mais cedo.

Contudo, independentemente da faixa etária, há cuidados importantes a ter com um cabelo grisalho. Usar produtos de qualidade e específicos para cabelos masculinos é um deles, mas há outras dicas que vamos deixar para fios grisalhos, mas muito charmosos e, acima de tudo, saudáveis.

Cabelo grisalho: 4 aspetos a ter em conta pelos homens


Grisalho

1. CORTE ADEQUADO

Em qualquer situação, mas especialmente num cabelo grisalho, um bom corte de cabelo é fundamental para conferir um visual cuidado e moderno. Há vários cortes por que pode optar, desde curtos a médios. O importante é que seja um corte prático e que confiram algum movimento ao cabelo. Espreite algumas das sugestões:

  • Undercut: Este corte apresenta uma base mais curta, é alongado em cima e aparado na nuca e nas laterais. Funcional e cheio de estilo, esta é uma boa escolha para homens práticos e modernos.
  • Comprimento médio: Este comprimento, algures entre o curto e o longo, é indicado para quem pretende dar algum movimento aos fios e rejuvenescer o visual.
  • Side part: Este é um corte clássico, curto e partido na lateral. Trata-se também de uma escolha bem atual e com estilo.

2. CHAMPÔ ROXO

Já se perguntou o que é, afinal, o cabelo branco e por que é que ele surge? Os fios brancos aparecem devido à diminuição da produção de melanina, a qual é responsável por dar cor ao cabelo. Assim, o cabelo branco surge por ausência de pigmento. Por outro lado, importa referir que essa carência de pigmento/melanina faz com que os fios fiquem mais sensíveis a agentes externos como o sol, a poluição ou o cloro, por exemplo, provocando o gradual amarelecimento do cabelo. Ora, tal dá um aspeto desleixado e pouco cuidado que ninguém quer.

Portanto, é nessa altura que “entra em cena” o chamado “champô roxo”, capaz de eliminar esses reflexos indesejados. Este produto possui pigmentos violeta que conseguem anular esse tom amarelado em segundos, recuperando o brilho do cabelo grisalho. Mas, atenção, aconselhe-se junto do seu cabeleireiro ou barbeiro, pois o uso excessivo deste champô pode também fazer com que o cabelo comece a ganhar um tom arroxeado. Um dos produtos muito sugeridos é o Silver Redken Brews.

3. PRODUTOS PARA A PERDA DE DENSIDADE CAPILAR

Sim, é de cabelo grisalho que estamos a falar. Mas a verdade é que, muitas vezes, o surgimento de fios grisalhos é acompanhado pela perda de densidade capilar. Se for esse o seu caso, então há produtos específicos que deve utilizar.

Pode usar um champô que previne a perda de densidade capilar, como o Bain Densité Homme (Kérastase), cuja fórmula possui biotina, que melhora o bulbo capilar, e polímeros texturizantes, que ajudam a criar um efeito mais denso e vasto nos fios.

Outro cuidado importante, desta feita pós-banho, é aplicar um baume, por exemplo da linha Densifique Homme. Basta aplicar uma pequena quantidade com as pontas dos dedos e modelar os fios.

grisalho

4. HIDRATAÇÃO CAPILAR

A carência de melanina não só faz com que os fios percam cor, como também se tornem mais secos. Por essa razão, é importante reforçar a hidratação capilar no dia a dia. Se conseguirmos devolver água e nutrientes à fibra capilar, então o cabelo irá recuperar a sua suavidade e leveza.

Para cumprir com este tópico, pode optar por usar um champô antirressecamento, como o 3-em-1 de Redken Brews. Este 3 em 1 pode ser usado para lavar cabelo, rosto e corpo. Mesmo com este cuidado, é sugerido visitar o cabeleireiro ou barbeiro periodicamente, de modo a fazer um tratamento de hidratação mais específico e personalizado.

Veja também: