Ekonomista
Ekonomista
24 Jan, 2024 - 11:37

Caixa automática: vantagens e desvantagens

Ekonomista

Sempre habituado às mudanças manuais tradicionais? Saiba o que uma caixa automática pode fazer por si e pelo seu carro.

caixa de velocidades automática para ilustrar um dos mitos sobre automóveis

A caixa automática, que para uns é uma bênção e que a outros parece tirar o prazer da condução, é cada vez mais utilizada pela generalidade das marcas de automóveis.

Se bem que muitos condutores não dispensem ainda o prazer de sentir o pedal da embraiagem debaixo do pé esquerdo, em sincronia com a mão direita na manete das velocidades, a verdade é que a caixa automática continua a ganhar terreno.

A condução a partir de uma caixa de velocidades manual está normalmente associada ao primeiro contacto com um carro: três pedais, cujo manuseamento forma um H, com 5 ou 6 velocidades e a marcha atrás.

É uma experiência analógica, se assim se pode dizer, permitindo uma excitante exploração da potência do motor.

Já as caixas automáticas, eram, no início, relativamente lentas no processo de transição de mudanças e tinham apenas 4 velocidades. Mas tudo mudou.

Agora, falamos em mecanismos mais equipados, rápidos e potentes, conseguindo chegar até às 10 velocidades. Nada mau, certo?

Caixa automática: saiba se é a mais indicada

Se está a pensar avançar para a compra de uma viatura com caixa automática, saiba que, como em tudo, há vantagens e desvantagens. Estude bem como funcionam e se é o que melhor se adequa às suas necessidades.

Vantagens

Como já referimos, as mudanças manuais são uma realidade à qual grande parte dos condutores está habituada. Mas há algumas vantagens evidentes é optar por um modelo automático.

1

Maior facilidade a conduzir

Para novos condutores, uma caixa automática é muito mais fácil de utilizar do que uma manual. Apesar de não haver nenhum bicho de sete cabeças na embraiagem, esta continua a precisar de alguma prática para dominar.

Com mudanças automáticas é muito mais fácil conduzir, e não é necessária qualquer preocupação com as mudanças – daí muitos dizerem que tira algum do prazer da condução. 

2

Melhor para condutores inexperientes

Não basta ser mais fácil de utilizar, mas também é melhor para condutores inexperientes. Ao passar por terrenos íngremes e por zonas com muitos carros, a caixa automática liberta-nos de todo o trabalho que envolve a embraiagem e as mudanças.

Em zonas com muito trânsito não é preciso mais que pôr o pé no pedal para o carro ir, e todos sabemos como o ponto de embraiagem pode ser difícil para quem está a aprender. Assim, reduz o risco de deixar o carro ir abaixo – bem como o de embaraços.

3

Facilidade de venda

Existem muitas pessoas à procura de mudanças automáticas, seja por quererem experimentar a novidade, seja por quererem oferecer o carro a alguém com menos experiência. Um carro com mudanças automáticas pode-se vender facilmente, e pode encher mais a carteira.

4

Segurança

Com as mudanças automáticas, as mãos estão sempre no volante, uma vez que não precisa efetuar mudanças de velocidade. Isto aumenta a segurança da condução.

Desvantagens

Nem tudo são rosas quando decide avançar para um carro com mudanças automáticas. Conheça então as desvantagens mais óbvias deste sistema.

1

Menor controlo

Condutores inexperientes beneficiam muito da caixa automática, mas condutores mais hábeis não. Como é tudo automático, perde-se algum controlo sobre as mudanças.

Como o condutor não tem tanto controlo sobre as mudanças, pode acabar por perder mais combustível e/ou tempo do que deveria em certas situações.

2

Maior consumo

Como quem manda não é só o condutor, é difícil usar a caixa de velocidades para poupar no combustível quando as mudanças são automáticas.

Além disso, regra geral, motores que usam a manete consomem menos que motores automáticos, o que faz com que possa poupar mais a longo prazo.

3

Custos de manutenção

Um carro com mudanças automáticas é mais complexo do que um com mudanças manuais. Quando deixa de estar na mão do condutor, todo o sistema de controle de mudanças aumenta a complexidade do carro.

Maior complexidade significa que o mecânico cobra mais quando o carro entra na oficina. Quanto mais difícil, maior o custo do serviço.

Agora a escolha é sua. Se prefere uma condução mais desportiva, com mais nervo, as mudanças manuais são o seu mundo. Se, por outro lado, é adepto de uma condução defensiva e tranquila, talvez as mudanças automáticas sejam o seu melhor aliado. Faça a sua escolha.

Veja também

Artigos Relacionados