Publicidade:

Ícone dos anos 70: as calças à boca de sino estão de volta!

Popularizadas nos anos 70, as calças à boca de sino que usámos durante anos fazem o seu regresso, numa clara declaração de que a moda é uma espiral. Lembra-se delas?

Ícone dos anos 70: as calças à boca de sino estão de volta!
Volte a usar as calças flare

Se cresceu na década de 70, é muito provável que se lembre da “febre” das calças à boca de sino. Popularizadas por cantores como os ABBA ou Cher, na época não eram um exclusivo feminino. Sim, por mais que hoje seja algo estranho pensar em homens com calças largas ao fundo, a tendência era transversal a géneros. Quem não se lembra dos Beatles com as suas calças flare?

As calças à boca de sino estão na moda?


calças à boca de sino

Mas, os anos 90 trariam uma ruptura completa com as calças que um dia dominaram o palco das tendências. Estávamos na era das skinny jeans e tudo o que queríamos era dizer adeus às calças que marcaram uma geração. Nessa altura, as calças à boca de sino caíram em desuso, sendo pouco mais do que uma memória (que queríamos esquecer).

Só que, como já saberá, a moda é uma espiral. Há quem diga que é cíclica mas, embora seja verdade que as tendências “voltam”, também o é que não regressam exatamente da mesma forma.

Isso explica, por exemplo, que apesar das calças à boca de sino estarem de regresso (sobretudo pelas mãos de marcas como a francesa Chloé ou Balmain), agora usam-se menos abertas ao fundo e mais apertadas no início da perna, numa clara reinvenção do modelo (se estava com ideias de assaltar o baú da sua adolescência, talvez não valha a pena). Ou seja, a ideia é que se veja um pouco dos sapatos (ao contrário da década de 70 onde a boca de sino cobria todo o pé). Mas, claro, se quiser usar o modelo mais aberto, porque não?

Contudo, e embora as calças flare, como também são conhecidas, tenham conquistado anónimas e it girls, como Victoria Beckham ou Thássia Naves, o império das skinny jeans não é fácil de derrubar. Assim, as outrora famosas calças à boca de sino têm que partilhar agora a ribalta com o modelo oposto. O que, não é de todo mau. Afinal, quantas mais opções tivermos na hora de vestir, melhor.

O modelo de calça que é perfeito para as mais baixas

Contudo, nenhum outro modelo supera as calças à boca de sino quando a questão é alongar a silhueta. Sim, as flare criam a ilusão de pernas mais altas, sobretudo quando são de cintura subida, o que as torna perfeitas para as mais baixas. Lembre-se que pode usá-las com sandálias ou botas de cunha para parecer ainda mais alta e manter-se confortável durante todo o dia.

Igualmente, são excelentes aliadas para mulheres que tenham as ancas largas. Uma vez que criam a ilusão de um corpo mais longilíneo, disfarçam automaticamente essa característica. Para além, claro, de ser um modelo de calça que deixa o look mais elegante.

Consequentemente, se ainda estava na dúvida de adotar as calças à boca de sino para o seu armário, chegou a altura de lhes dizer olá. Para a ajudar, reunimos várias sugestões de looks inspiradores com as calças flare.

5 looks com as calças à boca de sino para recriar já


1. Para o dia a dia

Confortáveis e femininas, as calças à boca de sino são uma aposta segura quando falamos de looks de dia a dia. Assim, se acordou com pressa e não sabe o que vestir para ir trabalhar, pegue no seu par preferido, combine com um top de seda e umas sandálias de cunha e está pronta para arrasar.

 

2. Para os fins de semana

Se combinou ir almoçar com as amigas num fim de semana e quer estar bonita, mas confortável, que tal combinar umas calças à boca de sino com uma t-shirt? À primeira vista pode até parecer um coordenado básico, mas se arriscar numas flare com padrão animal, muito em alta esta estação, verá como o resultado final é tudo menos aborrecido.

 

3. Para jantar com a cara metade

O amor da sua vida convidou-a para jantar e quer estar bonita sem ser too much? Então, arrisque numas calças flare com um top mais transparente e uns saltos altos. O resultado é um look chique mas despretensioso que não vai denunciar que esteve várias horas a arranjar-se. Perfeito, certo?

 

4. Para ir a um evento

As calças à boca de sino assumem-se também como uma excelente opção quando falamos de eventos ou ocasiões especiais. Assim, combine-as com um top e um blazer em look monocromático e espante-se com o resultado. Chique, elegante e muito confortável. Ainda tem dúvidas de que precisa de umas calças flare na sua vida?

 

5. Para almoçar com os pais

Vai almoçar com os seus pais e não lhe apetece vestir nada? Arrisque numa combinação básica mas infalível: umas calças à boca de sino com uma camisa. Sim, não é o coordenado mais rico de sempre, mas é confortável e despretensioso. Perfeito para partilhar gargalhadas por entre pratos deliciosos e emendar com uma tarde no sofá a ver filmes.

 

Onde comprar?

Atualmente o modelo flare já faz parte das calças permanentes em todas as coleções, pelo que poderá encontrar calças à boca de sino em qualquer loja de fast fashion, como a Zara ou a Mango.

Vai voltar a usar calças à boca de sino?

Veja também:

Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.