Publicidade:

Cancro do cólon: causas, sintomas e tratamento

O cancro do cólon é um dos mais comuns em Portugal e a terceira causa de morte em todo o mundo. Conheça os principais sintomas e os possíveis tratamentos.

Cancro do cólon: causas, sintomas e tratamento
O cancro do cólon é um dos mais comuns em todo o mundo

Cancro do pulmão, cancro do cólon, da mama e da próstata – estes são os tipos de cancro mais comuns em Portugal, sendo que o cancro do cólon apresenta a terceira maior taxa de mortalidade a nível mundial.

Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) alerta para um aumento do número de casos de vítimas mortais – 4 mil por ano. No entanto, este é um tipo de cancro cuja prevenção é possível, sendo que para isso é importante realizar exames de controlo, como é o caso da colonoscopia e o teste de sangue oculto nas fezes.

Tudo o que precisa de saber sobre o cancro do cólon


O que é o cancro do cólon?

cancro do colon

O cancro do cólon é uma doença maligna, invasiva, que tem origem nas células que constituem a camada epitelial do intestino grosso. Num intestino saudável, essas mesmas células vão-se regenerando naturalmente. Contudo, os problemas cancerígenos podem surgir quando essas células sofrem alterações genéticas, começando a reproduzir-se de modo descontrolado.

Um dos principais fatores de risco está relacionado com a ingestão de carne vermelha, sobretudo carnes processadas. Como tal, esta ingestão deve ser limitada, em detrimento de uma dieta equilibrada, conjugada com exercício físico.

Outro fator de risco está relacionado com a existência de pólipos no intestino. Ainda que numa fase inicial os pólipos possam não ser cancerosos, a prevenção aqui é fundamental.

Uma das medidas de controlo passa por efetuar exames complementares, como é o caso dos rastreios, onde se inserem as colonoscopias. A verdade é que é através das colonoscopias que se podem remover os pólipos e evitar que estes possam evoluir para cancro, desenvolver-se e espalhar-se para outros órgãos do corpo.

Principais sintomas

sintomas de cancro do colon

A dificuldade de identificar os sintomas do cancro do cólon prende-se com o facto de, muitas vezes, estes serem encarados com normalidade pelo doente. As fases inicias do cancro, por norma, não são marcadas por dor, além de que no cancro do cólon muitos dos sintomas iniciais são silenciosos.

Neste sentido, é importante estar atento e, caso os sintomas persistam por mais de três semanas, consultar o seu médico, de modo a evitar um diagnóstico tardio.

  • Diarreia;
  • Obstipação;
  • Sangue nas fezes;
  • Distensão abdominal;
  • Gases;
  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Vómitos.

Tratamento

tratamento

Quando descoberto atempadamente, o cancro do cólon é curável e tratável. Atualmente, há vários possíveis tratamentos que podem também ser combinados, como é o caso da cirurgia, da quimioterapia e radioterapia.

Caso o tumor seja de dimensão reduzida, pode optar-se primeiramente pela cirurgia para a total remoção do tumor, assim como parte das células adjacentes ao tumor. Esta medida tem como objetivo eliminar vasos sanguíneos e gânglios linfáticos, impedindo assim que essas mesmas células do tumor se multipliquem e possam dar origem a metástases.

quimioterapia pode ser administrada antes ou depois da cirurgia, com o objetivo de reduzir a massa tumoral, podendo ser complementada com radioterapia. A verdade é que muitas vezes os tumores, quando são descobertos, já apresentam dimensões consideráveis, que tornam inviável a operação.

No entanto, o tratamento é adaptado a cada caso particular, podendo ser acompanhado por diferentes profissionais como, por exemplo, cirurgião, gastroenterologista, radioterapeuta, psicólogo, etc.

Veja também:

Ana Araújo Ana Araújo

Natural do Porto, Ana Araújo é apaixonada por viagens e pela cultura espanhola, razão pela qual já viveu em três cidades espanholas. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, possui experiência profissional de mais de oito anos, tendo estado sempre ligada à área dos conteúdos.