Publicidade:

Capacidade lógica: 5 bons motivos para a desenvolver

Já ouviu falar em capacidade lógica, mas não conhece a sua importância? Saiba as razões pelas quais esta capacidade pode ser essencial.

Capacidade lógica: 5 bons motivos para a desenvolver
Conheça a importância desta competência

A capacidade lógica pode ser preponderante na sua vida, ajudando-o fortemente no raciocínio – essencial para executar bem até as tarefas mais “automáticas” do dia a dia. Conheças as razões pelas quais deve desenvolver esta capacidade e de que forma esta pode ter um impacto bastante positivo no seu quotidiano. Treine o seu cérebro para o desenvolvimento deste tipo de raciocínio e surpreenda-se com os resultados.

Vamos começar?

Desenvolver a capacidade lógica: quais as vantagens?


1. Construção de uma argumentação eficaz

capacidade logica

Uma boa capacidade lógica permite-nos construir uma boa argumentação, através da construção de um discurso coerente, organizado e sequencial, em que todas as partes se encaixam de forma evidente num todo percetível. Embora possa parecer difícil, os neurologistas defendem a ideia de que algumas alterações na sua rotina diária podem tirar o cérebro da sua zona de conforto, contribuindo, desta forma, para desenvolver o raciocínio lógico.

2. Aumento da capacidade de memorização

O exercitar da sua capacidade lógica de forma frequente conduz a um aumento da sua capacidade de memorização. Só precisa de praticar bastante, sendo garantido que os benefícios durarão para toda a sua vida. É tudo, na verdade, uma questão de treino, e a sua memória agradece!

3. Contribuição para uma maior sensação de bem-estar

mindfulness

Quando conseguir resolver determinados desafios através da sua capacidade lógica, sentirá uma sensação de realização pessoal, de superação e de confiança em si mesmo e no seu raciocínio. Por este motivo, desenvolver a capacidade lógica é importante não só intelectualmente mas também no que diz respeito ao lado emocional humano.

4. Prevenção de doenças degenerativas e do foro psíquico

capacidade logica

Vários neurologistas defendem que desenvolver a capacidade lógica ajuda a prevenir doenças degenerativas como a Doença de Alzheimer. Paralelamente, poderá ajudar a evitar doenças do foro psíquico, como é o caso da depressão. Mais uma razão pela qual vale mesmo a pena investir no desenvolvimento do raciocínio lógico.

5. Maior capacidade de compreensão de determinadas situações

Quando o seu raciocínio lógico é treinado, verifica uma maior capacidade do seu cérebro em compreender determinadas situações, encontrando uma razão óbvia para dada realidade ou acontecimento. Assim, o seu conhecimento de tudo em seu redor torna-se mais evidente, uma vez que consegue encontrar uma explicação através da sua capacidade lógica.

Como pode verificar, não lhe faltam motivos para investir no desenvolvimento da sua capacidade lógica. Assim, treine bastante o seu raciocínio e verá com o tempo o impacto bastante positivo que esta capacidade poderá ter na sua vida. Comece já a praticar e surpreenda-se com os resultados!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.