Publicidade:

10 coisas que herdamos dos nossos pais: doenças, traços físicos e personalidade

Tem noção do impacto que as características que herdamos dos nossos pais têm na nossa vida? No aspeto físico, mas também daquilo que somos e gostamos.

10 coisas que herdamos dos nossos pais: doenças, traços físicos e personalidade
Características físicas, doenças e traços de personalidade

O que nos define enquanto seres humanos? As características que herdamos dos nossos pais, o ambiente em que vivemos, ou as escolhas que fazemos, todos os dias? Será que tudo isto contribui para o que compõe a nossa personalidade?

Claro que temos de começar por abordar características físicas, cor de pele, olhos, tipo de cabelo, altura etc. O material genético tem ainda muito por descobrir. Nós herdamos os atributos físicos dos nossos pais, consistindo em cópias e cópias infinitas de genes. Mas que mais características herdamos dos nossos pais? Damos-lhe a conhecer algumas delas, do físico ao emocional e intelectual. Claro que no grupo destas últimas, há outros factores que têm algum peso: o ambiente em que crescemos, o que nos acontece durante fases críticas do desenvolvimento da personalidade. Fatores externos têm também um claro impacto na forma como evoluímos durante a nossa vida.

10 características que herdamos dos nossos pais: qual é o seu impacto?


caracteristicas que herdamos dos nossos pais tempo em familia

1. Intolerância à lactose

É curioso como a intolerância à lactose vai aparecendo sobretudo na idade adulta. Quando somos bebés e crianças, e precisamos de leite para sobreviver, o corpo produz uma enzima para digerir a lactose. Contudo, à medida que vamos crescendo e a necessidade de leite diminui, sendo substituído por outros alimentos, essa enzima perde efeito. Esta á uma característica genética, é dos pais que herdamos esta intolerância, se bem que o efeito é mais notório numas pessoas do que noutras.

2. Habilidade para conduzir

É verdade, a capacidade de ser bom condutor ou condutora é uma das características que herdamos dos nossos pais. E nem toda a gente consegue conduzir bem. Esta afirmação inclui capacidade de orientação, de reação, memória e atenção. Todos podemos decorar regras de trânsito e passar no exame, mas há genes que determinam a nossa capacidade de atenção ao executar uma tarefa como conduzir. Por isso, uma pessoa que é mais predisposta a acidentes por distração, herdou isso dos progenitores.

3. Calvície

Esta não deve ser uma novidade para si. Mas sabia que a predisposição para a calvície nos homens vem da mãe? Os homens herdam o cromossoma X da mãe, sendo que é nele que se encontra o gene que “decide” a calvície. Claro que não é um fator único, e genes herdados do pai e fatores ambientais também fazem parte do conjunto total. Contudo, é este gene que indica a predisposição para ir perdendo o cabelo. Mas já agora, o formato e textura dos cabelos são uma herança do pai.

4. Níveis de colesterol

Claro que os níveis de mau (e bom) colesterol têm tudo a ver com a alimentação. Contudo, também é algo que herdamos dos nossos pais. E a partir daqui lembre-se, se o seu pai ou a sua mãe têm colesterol elevado, já sabe que tem de ter alguns cuidados.

5. Formato dos lóbulos das orelhas

As suas orelhas são mais saídas na parte do lóbulo, ou são quase coladas à cabeça? Esta é também uma das características que herdamos dos nossos pais. O gene dominante é o que determina que os lóbulos vão estar “descolados”, sendo que o outro é recessivo. Contudo, se ambos os pais têm as orelhas mais juntas à cabeça, a criança também vai ter.

familia

6. Sucesso escolar/académico

Sim, é verdade. O sucesso escolar ou académico é determinado em 55% pela herança genética. São muitos os genes que determinam as diversas capacidades que temos de desenvolver para sermos bons nos estudos, e claro que o ambiente em que vivemos e estudamos é preponderante, mas se os pais foram bons na escola, os filhos têm uma maior probabilidade de também o ser.

7. Gostar de café

O gosto e até a necessidade pelo café advém de características genéticas. Isto porque há genes que determinam a velocidade a que a cafeína é absorvida pelo organismo, daí há quem queira ou sinta que precisa de beber mais. Claro que se não gosta do sabor da bebida, há outras formas de colmatar a necessidade de cafeína. Mas pode culpar os pais por este hábito.

8. Daltonismo

A incapacidade de distinguir determinadas cores é uma característica normalmente herdada das nossas mães (e mais frequentemente herdada pelos rapazes). A ausência de visão cromática, sobretudo entre o vermelho e o verde, tem a ver com a falta de um cromossoma X extra (as mulheres têm dois). Se herdarem o gene do daltonismo de um dos pais, a doença vai manifestar-se.

9. Miopia

Esta característica hereditária é bem conhecida e muito comum. Basta um dos pais ter para os filhos também vieram a precisar de óculos para colmatar este problema de visão. Se os dois pais tiverem miopia, a probabilidade do filho também ter sobe para 50%. Contudo há fatores externos que também contribuem, como passar muito tempo em frente ao computador ou outros ecrãs, por exemplo.

10. Dentes

A nossa estrutura dentária é herdade do pai. Dentes desalinhados, predisposição a ter cáries, posição dos dentes, entre outros. Pode culpar o seu pai pelas contas elevadas no dentista.

Veja também: