Publicidade:

Cáries dentárias: causas, sintomas e tratamento

Dor de dentes, pequenos orifícios e sensibilidade dentária. Estes são alguns dos sintomas de cáries dentárias. Saiba como prevenir e tratar este problema.

Cáries dentárias: causas, sintomas e tratamento
90% da população é afetada pelo aparecimento de cáries

As recomendações já são conhecidas: escovar os dentes duas vezes por dia, usar o fio dentário, para evitar que o açúcar se aloje nas cavidades, prevenindo assim a formação de cáries dentárias. Por fim, ter uma alimentação saudável e consultar regularmente o seu dentista. Descubra, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre cáries dentárias.

Cáries dentárias: tudo o que precisa de saber


O que são cáries dentárias?

cáries dentárias

Uma das principais causas para o aparecimento de cáries dentárias está relacionada com o consumo de doces. Neste sentido, a American Dental Association (ADA) recomenda que os doces sejam ingeridos no fim do almoço ou do jantar. Isto porque a produção de saliva aumenta durante as refeições, minimizando assim o efeito dos ácidos produzidos pelas bactérias na boca.

Na verdade, são esses mesmos ácidos que acabam por danificar o esmalte, colocando assim em causa a saúde dos seus dentes. Daí a importância de escovar os dentes para eliminar os restos de partículas de alimentos e placa dentária entre os dentes.

Principais sintomas de cáries dentárias

sintomas de cárie

O sintoma mais associado às cáries dentárias é, de facto, a dor que as mesmas podem provocar. Contudo, é de salientar que quando se verifica a existência de dor, tal significa que a cárie já se encontra num estado avançado. Desta forma, o que no início poderia ser apenas um pequeno orifício pode vir a comprometer a sua saúde oral, resultando numa infeção.

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, um dos primeiros sintomas das cáries dentárias é uma ligeira mancha branca no dente afetado. Depois, com o decorrer do tempo, caso o dente não seja tratado, os sintomas podem avançar para um pequeno orifício.

Caso o dente afetado não sofra qualquer intervenção, esse pequeno orifício pode tornar-se maior, conduzindo assim à sensibilidade dentária e possível dor de dentes.

Tratamento para as cáries dentárias

tratamento cáries dentárias

Caso desconfie que tem alguma cárie, deverá consultar o médico dentista, a fim de fazer uma limpeza de dentes, para eliminar o tártaro, bem como a placa bacteriana.

Uma das soluções mais eficazes para tratamento de cáries dentárias, caso as mesmas já se encontrem numa fase avançada, é a obturação.

Ainda assim, e de modo preventivo, recomenda-se que tenha especial atenção ao escovar os dentes molares e pré-molares, uma vez que são os dentes mais suscetíveis a desenvolver cáries dentárias.

Por fim, dê preferências às pastas que contem flúor, isto porque este ajuda à preservação do esmalte, tornando assim os dentes mais resistentes aos ácidos.

Veja também: