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Dos smartphones para as quatro rodas: conheça o novo carro Xiaomi

Saiba como será o novo carro Xiaomi. Conheça a história da marca chinesa de produtos eletrónicos e o seu interesse em apostar de raiz no ramo automóvel.

Dos smartphones para as quatro rodas: conheça o novo carro Xiaomi
A Xiaomi prepara-se para o seu próximo desafio com o desenvolvimento de um SUV

A Xiaomi é uma empresa chinesa que se dedica maioritariamente no desenvolvimento de produtos eletrónicos. Sobretudo conhecida pelos seus smartphones de média/alta gama, esta prepara-se para embarcar numa nova aventura de mercado com a promessa e mostrar ao mundo que a marca tecnológica sente-se preparada para competir num mercado bastante competitivo como é o automóvel.

Com uma vasta panóplia de outros produtos eletrónicos, a marca decidiu dar um passo maior e investir em veículos de estrada. Esta promete seguir os mesmos passos lógicos que aplicados no segmento tecnológico, com a apresentação de soluções inovadoras com uma estratégia singular na apresentação de produtos com valores mais competitivos.

Lógico é também afirmar que a Xiaomi não se pode comprometer em demasia em desenvolver um automóvel de raiz e, por isso mesmo, decidira basear-se no modelo Bestune T77 – um SUV compacto produzido pelo fabricante de automóveis chinês Bestune FAW Group.

Ao mesmo tempo, a popularidade da marca pode ser uma estratégia em potenciar os seus novos clientes a adquirir este modelo, assim como um preço competitivo cuja marca já nos habituou com outros produtos vinculados no departamento tecnológica.

Perceba tudo sobre a lógica por detrás de uma empresa que conquistou o mercado através dos seus smartphones e conheça as suas motivações atuais sobre o desenvolvimento do novo carro Xiaomi e quais as suas principais características que a marca chinesa pretende trazer à realidade, por um valor abaixo dos 12.000 €.

Conheça o Bestune T77: o novo carro Xiaomi

Bestune B77Fonte: Xiaomi/Divulgação  

História da Xiaomi

Fundada e dirigida por Lei Jun, a Xiaomi tem sede em Pequim – na China – e é a 3ª maior distribuidora de smartphones do mundo. A empresa concebe, desenvolve e vende telemóveis, aplicações móveis e aparelhos eletrónicos.

A empresa conta com mais de 5 000 funcionários, distribuídos principalmente na China, Malásia e Singapura. Atualmente encontra-se em expansão mundial, começando a integrar os mercados da Índia, Indonésia e Filipinas.

Com o lançamento do seu primeiro smartphone, em 2011, a Xiaomi conquistou mercado na China continental e começou a desenvolver uma maior e vasta gama de produtos eletrónicos.

O seu fundador e diretor executivo foi considerado a 6ª pessoa mais rica da China, pela revista Forbes.

De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC), a Xiaomi é também considerada a 3ª maior fabricante de smartphones do mundo, seguida pela Lenovo e a LG (em 4º e 5º lugar, respetivamente). Neste ranking dos maiores fabricantes de telemóveis inteligentes, reinam a Samsung em 1º lugar e a Apple Inc. em 2º.

Em 2014, a empresa tornou-se uma a empresa recém-lançada de tecnologia com mais valor do mundo, após ter recebido um financiamento de 4,1 biliões de dólares, por parte de investidores, que lhe acrescentaram valor e algum prestígio à mistura. A contratação do mérito do designer francês Philippe Starck, foi um plus.

Em 2017, a marca conquistou o 5º lugar no ranking BrandZ como a 5ª marca chinesa com maior presença global, ficando no Top 5 com as marcas Lenovo, Huawei, Alibaba e Elex Tech.

Novo carro Xiaomi

Xiaomi B77Fonte: Xiaomi/Divulgação

Com o intuito de continuar na vanguarda e surpreender continuamente os seus utilizadores, a Xiaomi estabeleceu então uma parceria com uma construtora automóvel, com vista a desenvolver aquele que será o primeiro automóvel da marca.

A empresa que já compete ao nível dos smartphones, computadores, scooters, dispositivos de casas inteligentes, pulseiras inteligentes, entre muitos outros produtos tecnológicos, aliou-se à fabricante de automóveis chinesa – Bestune – para iniciar a produção de um SUV que chegará em breve ao mercado.

Preparada para entrar no mundo automóvel, a Xiaomi pretende que a Bestune consiga adaptar o modelo para a realidade da Xiaomi. O automóvel será apresentado sobre a custódia da sua sub-marca – Redmi.

Assim sendo, crê-se que o novo carro Xiaomi seja uma nova versão do SUV Bestune T77, apresentado já no ano passado no Salão Automóvel de Pequim.

Não foram ainda avançados detalhes do mesmo. Nada se sabe quanto ao design que irá apresentar nem quais as mudanças que possivelmente irão ocorrer sobre o modelo original, mas há quem acredite que o novo carro Xiaomi contará igualmente com a interface MIUI (Mobile Internet UI), bem como as próprias aplicações da marca e a assistente virtual Xiao AI.

Este SUV será personalizado de forma a aproximar os utilizadores da marca e da forma que esta se faz representar nos seus mais variados mercados.

Bestune B77Fonte: Xiaomi/Divulgação

O Bestune apresenta-se como um SUV com uma arquitetura compacta, composto por uma motorização 1,2 litros recorrendo a uma caixa  velocidades de 6 mudanças. O novo carro Xiaomi poderá encarnar com as mesmas dimensões: 4 525 x 1 845 x 1 615 mm.

Sobre as motorizações, podemos precocemente assumir que obterá o mesmo do Bestune T77, com 143 cv de potência máxima.

Não se sabe ainda se o novo carro Xiaomi será comercializado na Europa ou na América, mas acredita-se que pode não sair do mercado chinês.

Surpreendente relevante será igualmente o valor comercial. Foi avançado que o preço do primeiro veículo da Xiaomi andará à ronda dos 11 900 €, pois este é o valor que o atual Bestune pratica.

Este SUV promete trazer competitividade ao ramo automóvel, resta confirmar se as características avançadas serão parte dele, mas podemos adivinhar que trará consigo tecnologia surpreendente.

A empresa chinesa quer aplicar no novo carro Xiaomi aquela que considera ser a sua fórmula padrão: qualidade, design agradável e preços competitivos.

Concorrência

A Xiaomi não foi a primeira nem a única fabricante tecnológica a apostar no mercado automóvel. De fato, a própria gigante Samsung tem também a sua marca de carros desde 1994, focando-se essencialmente no mercado da Coreia do Sul, pelo nome de Samsung Motors.

No ano 2000, a Samsung começou a contar com a parceria da fabricante Renault, o que deu origem à empresa Renault Samsung Motors , também conhecida por RSM.

A fabricante de automóveis sul-coreana RSM comercializa também modelos elétricos e crossovers – uma modalidade crescente especialmente no mercado chines no desenvolvimento e apresentação de modelos 100% elétricos.

Tendo em conta que a Xiaomi vende uma ampla variedade de produtos e que, na sua esmagadora maioria, não chegam fisicamente ao mercado português nem ao mercado europeu, crê-se que o novo carro da marca possa não sair do mercado asiático.

Desta forma, não se pode (ainda) assumir que o novo carro Xiaomi veja a luz do dia na Europa ou na América, mas que o seu preço é altamente competitivo, isso a marca chinesa toma por garantido.

A Xiaomi ultrapassou todas as expectativas dos investidores ao ingressar no mercado automóvel. A mesma apostara sempre em produtos eletrónicos mas também tivera passada pelo ramo têxtil.

Porém, o mercado automóvel foi um passo inesperado para todos os seguidores da marca. Assim sendo, resta apenas aguardar por novidades divulgadas por fontes oficiais da marca sobre o novo Xiaomi e quais as suas perspectivas futuras.

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