Publicidade:

8 carros do cinema: míticos e históricos

Da sétima arte para a estrada, conheça carros do cinema e como estes se tornaram míticos no mundo cinematográfico e na história automóvel. Fique a saber mais.

 
8 carros do cinema: míticos e históricos
Saiba como alguns modelos se tornaram célebres

Conheça 8 carros do cinema que marcaram os verdadeiros fãs do ramo automóvel. A sétima arte é capaz de elevar à memória modelos de automóveis que se identificam com as personagens ficcionais, mas que no plano real lhes acabam por atribuir um estatuto mundialmente reconhecido.

Como é sabido, o mundo do cinema inspirou e inspira muitas gerações, trazendo consigo histórias carregadas de tendências das suas épocas. O cinema transmite-nos conhecimento sobre as mais diversas temáticas. É igualmente o cinema que chega às nossas emoções e explora os nossos sentimentos mais imaginativos, acabando mesmo por influenciar-nos das mais variadas maneiras, desde a moda aos carros.

A lista dos 8 carros do cinema que recolhemos é bem distinta, incluindo automóveis clássicos e outros mais modernos. Fique a conhecê-los e, em alguns casos, deixe-se viajar no tempo.

8 carros do cinema absolutamente inesquecíveis


1. The Tumbler

Antes de falar deste famoso carro do Batman, temos que descortinar todos as versões mencionadas nos seus filmes, que datam dos anos 60.

Inicialmente, na série televisiva – na década de 60 – era denominado de “Batmóvel” – o automóvel do Batman. Em 1966, esta série foi adaptada à sétima arte, no filme “Batman: O Invencível”. O nome do carro manteve-se Batmobile e conquistou gerações com os seus inúmeros gadgets, tendo sido um sucesso de vendas em carros em miniatura, da marca Corgi Toys.

Mais tarde, em 1989, com o lançamento do filme “Batman”, sob direção de Tim Burton, o batmóvel surge numa versão criada pelo designer Anton Furst. Esta versão fez também parte do filme que saiu em 1992 – “Batman Regressa” – e diz-se ser a versão mais popular e mais marcante de todas.

Ora, nas mais recentes adaptações, o nome batmobile deixou de ser utilizado. Na trilogia de filmes de Christopher Nolan – que foram lançados entre 2005 e 2012 – a versão do Batmóvel começa a ser referida como “The Tumbler”. Este inacreditável veículo da personagem é um cruzamento entre um Lamborghini e um Hummer, sendo rápido, super robusto e à prova de bala. Este é um dos carros do cinema, especialmente apreciado por parte de um público fanático pelos filmes da Marvel.
Conheça 8 carros do cinema que marcaram os verdadeiros fãs do ramo automóvel. A sétima arte é capaz de elevar à memória modelos de automóveis que se identificam com as personagens ficcionais, mas que no plano real lhes acabam por atribuir um estatuto mundialmente reconhecido.

 

2. Cadillac Miller-Meteor

Também chamado Ectomobile ou Ecto-1, este Cadillac de 1959 tornou-se imortal após o êxito do filme de fantasia “Os Caça-Fantasmas”, em 1984.

O Cadillac Miller-Meteor apareceu novamente no cinema, na sequela do filme e na série de animação que lhe sucedeu.

Este carro ficou conhecido como sendo de tamanho muito superior a muitos apartamentos da cidade de Nova Iorque, mas a sua fama nasceu da preparação para uma luta contra fantasmas.
Conheça 8 carros do cinema que marcaram os verdadeiros fãs do ramo automóvel. A sétima arte é capaz de elevar à memória modelos de automóveis que se identificam com as personagens ficcionais, mas que no plano real lhes acabam por atribuir um estatuto mundialmente reconhecido.

 

3. Herbie

A popularidade do carocha Herbie atravessou gerações. O que poucos sabem é que este Volkswagen Beetle, “Carocha”com vida e com muita personalidade, foi criado pela Disney, no ano de 1968. Do filme “Se o meu carro falasse”, seguiram-se outros 5 filmes onde o Herbie era a personagem principal, até de uma série televisiva.

Inspirado pelo jogador de baseball norte-americano e comentador desportivo de televisão, Don Drysdale, Herbie envergava o número 53. As riscas vermelha, branca e azul são também outra das imagens de marca da personagem cheia de atitude e com vontade própria que vencia, nas pistas de corridas, opositores com melhor potencial.
Conheça 8 carros do cinema que marcaram os verdadeiros fãs do ramo automóvel. A sétima arte é capaz de elevar à memória modelos de automóveis que se identificam com as personagens ficcionais, mas que no plano real lhes acabam por atribuir um estatuto mundialmente reconhecido.

 

4. Mini Cooper

No filme “Um golpe em Itália”, de 1969, o famoso modelo Mini Cooper esteve sob as luzes da ribalta.

O modelo que nunca deixa de ser tendência foi protagonista daquela que pode ser considerada uma das melhores perseguições de carros do cinema, ou melhor, de toda a história do cinema. Esta ocorreu pelas estreitas ruas de Turim, mas continuou por uma inesquecível descida de escadas, numa estação de metro. A qualidade das filmagens e a direção artística deste filme fez do Mini um dos carros do cinema mais aclamados.

 

5. Lotus Esprit S1

O Lotus Esprit S1 é um dos modelos de carros míticos da história do cinema, proveniente da saga cinematográfica de James Bond.

Este veículo apareceu, em 1977, no filme “007 – O Espião Irresistível” e, no filme, era um verdadeiro super carro que demonstrava as qualidades da marca Lotus. O Esprit S1 era daqueles carros do cinema cujas capacidades extrapolavam toda a realidade do modelo. A maior delas fazia com que este carro conseguisse transformar-se num submarino.

 

6. Aston Martin DB5

A saga cinematográfica de James Bond habituou os seus fãs a carros com habilidades muito peculiares, distintas e particulares. O Aston Martin DB5 apareceu no filme “007 – Contra Goldfinger” e noutros filmes da saga. De entre as suas capacidades, o banco de passageiro ejetava-se e as matrículas rodavam para outros numerários. Nos anos 60, este DB5 conduzido por Sean Connery foi um modelo emblemático da Aston Martin, mas o público considera-o não só um dos carros míticos da história do cinema, como também do mundo automóvel.

 

7. Nissan Skyline GT-R 34

Outro dos carros míticos da história do cinema que não poderia deixar de constar desta lista é o Nissan Skyline GT-R. Este modelo apareceu no quarto filme de “Velocidade Furiosa” e era conduzido pelas mãos do polícia Brian O’Conner, a personagem representada por Paul Walker.

Inteiramente modificado para as gravações dos filmes da saga “Velocidade Furiosa”, o carro esteve para venda online por cerca de 750.000€.

 

8. Toyota Supra

Conduzido também pela personagem do ator Paul Walker, no primeiro filme da saga “Velocidade Furiosa”, este Toyota Supra é outro dos inesquecíveis carros míticos da história do cinema que não podia deixar de constar na nossa lista.

Dentro da componente da mecânica, este conta com extras icónicos, que lhe permitiam ter a flexibilidade necessária para cumprir com sucesso e destreza as exigências acrobáticas do filme. Entre elas, destacavam-se a suspensão modificada e a rol cage. Este modelo foi vendido por cerca de 167.000€, em leilão.

 

A título de curiosidade, janeiro de 2019 foi a data escolhida pela Toyota para apresentar o novo Toyota Supra. A 4ª geração deixou de ser produzida em 2002 e o novo modelo parece ser a desculpa ideal para recuperar aquele que ficou conhecido como um dos mais adorados carros do cinema pela comunidade de apaixonados por modelos desportivos nipónicos.

Veja também: