Publicidade:

10 carros históricos da Fórmula 1

As corridas que fazem parte do imaginário dos amantes das quatro rodas, de velocidade e de condutores incríveis. Conheça 10 carros históricos da Fórmula 1.

10 carros históricos da Fórmula 1
História em quatro rodas e muita velocidade

As origens da Fórmula 1 levam-nos aos anos 50, à década em que começámos a sonhar com as autênticas máquinas de potência, velocidade e adrenalina que enchiam as medidas aos amantes do automobilismo. Queremos dar-lhe a conhecer 10 carros históricos da Fórmula 1, conduzidos por pilotos igualmente incríveis, que deixaram a sua marca na história. Da Ferrari à Mercedes, passando pelos feitos de Schumacher, Senna ou Barrichello, fique com as máquinas que ilustraram as corridas.

10 carros históricos da Fórmula 1

1. Lotus 72

Criado por Colin Chapman, o Lotus 72 competiu entre 1970 e 1976, participando em 75 corridas. O motor V8 da Ford dá-lhe lugar neste grupo de carros históricos da Fórmula 1, pois permitiu vencer 20 corridas e chegar ao pódio em 39.

 

2. Ferrari F2002

Este foi um dos carros que mais ajudou o alemão Michael Schumacher a ser campeão de Fórmula 1. Foi atrás do volante do Ferrari F2002 que teve maior impacto, visto ter tido sempre lugar no pódio. Marcou também pelas inovações técnicas e incrível design a que a Ferrari habituou todos os fãs da modalidade.

 

3. McLaren MP4/4

O McLaren MP4/4 foi um dos carros históricos da Fórmula 1 pelo domínio que este teve quando participou na competição. Em 1988, o carro participou em 16 corridas e ganhou 15. O carro com um motor V6, da fábrica da Honda, teve um sucesso praticamente inigualável. Foi conduzido por Ayrton Senna.

 

4. Mercedes W05

A marca deste carro já tem um impacto mais recente. Ajudou o britânico Lewis Hamilton a esmagar a competição em 2014. O carro ganhou 16 de 19 corridas. Um modelo impressionante que escapa às habituais gigantes Ferrari e McLaren. A carreira foi curta, mas não deixa de ser um dos carros históricos da Fórmula 1.

 

5. Benetton B195

Outro carro conduzido por Schumacher, que venceu o seu título de 1995 ao volante deste Benetton. O carro venceu 11 de 17 corridas e, infelizmente, só correu durante esse ano. Deixou a sua marca, não só nas provas, mas também no design.

 

6. McLaren MP4/2

Este automóvel correu entre 1984 e 1986. Foi com ele que Niki Lauda venceu o título em 84, e que Alain Prost também o conquistou nos dois anos seguintes. Tinha algumas especificidades técnicas que o distinguiam da restante competição: os travões de carbono e um depósito de combustível maior.

 

7. Red Bull RB7

O carro que ajudou Sebastian Vettel a ganhar o segundo título consecutivo. Em 2011, o carro venceu 12 de 19 corridas e, entre as utilizações de Vettel e do australiano Mark Webber, conseguiu chegar ao pódio 27 vezes.

 

8. Ferrari 500 F2

Vamos recuar um pouco no tempo para recordar o carro vencedor da temporada de 1952. O reino Ferrari estava a começar depois da saída da Alfa Romeo da competição. Quem o conduziu neste ano foi o italiano Alberto Ascari que venceu 7 das 8 corridas. O 500 F2 impressionava pelo motor de 4 cilindros que, da forma que estava montado no veículo, permitir uma distribuição do peso mais equilibrada.

 

9. Ferrari 2001

A Ferrari dominou o início da década de 2000. Mesmo com a adaptação às novas regras que foram impostas, este modelo marcou o ano, dando a Michael Schumacher o seu quarto título.

 

10. Mercedes F1 W07 Hybrid

Recentemente, a Mercedes fez por merecer outro lugar na lista dos carros históricos da Fórmula 1. O W07 só fica atrás no McLaren MP4/4 em termos de domínio nas provas. Foi o primeiro Mercedes a incluir o sistema híbrido, de acordo com as novas regras de 2016.

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: