Publicidade:

Kona, Kauai, Tucson... O que significam os nomes dos carros da Hyundai?

Alguns carros Hyundai despertam interesse pelos nomes adotados, que ainda não são apenas letras e números. Mas de onde vêm as designações escolhidas pelos coreanos, como Ioniq, Santa Fé ou Kona?

 
Kona, Kauai, Tucson... O que significam os nomes dos carros da Hyundai?
Tucson, Santa Fé, Azera ou Kauai. Os coreanos têm sido inspirados por cidades americanas, mulheres do Azerbaijão e ilhas paradisíacas

Ioniq, Sonata, Genesis, Kauai…os carros Hyundai caracterizam-se por nomes cuja origem nem sempre conhecemos. É certo que também acontece com outros fabricantes, mas estar familiarizado com os modelos da marca coreana pode ser um pouco mais complicado devido à distância, não só geográfica, mas também cultural.

Sabemos que os nomes de marcas europeias e nipónicas podem estar relacionados com os seus fundadores, como Adam Opel, André Citroën, Enzo Ferrari ou Soichiro Honda. Alguns têm ligação aos locais ou empresas de origem, como a Fabrica Italiana de Automóveis de Turim (FIAT) ou a Bayerische Motoren Werke (BMW). Mas quanto às raízes Hyundai e motivos que levam a marca coreana a adotar determinadas nomenclaturas, nem sempre as coisas foram claras.

A origem da própria palavra Hyundai foi desconhecida da maioria dos clientes europeus durante muito tempo. Hyundai significa modernidade, do coreano “hyeondae”, e o logótipo da marca ilustra um pouco esse ideal, assim como a responsabilidade da marca para com o cliente. A ligação do H estilizado é inspirada no aperto de mãos, no compromisso entre ambas as partes, cliente e empresa.

Tal como o significado do nome Hyundai, também os significados dos nomes dos modelos foram desconhecidos (e alguns ainda são) durante muito tempo.

Nomes dos carros Hyundai: a explicação

carro hyundai na estrada

Genesis não é propriamente um nome difícil. O nome do carro que foi a primeira incursão da Hyundai no segmento de luxo, alude ao início, ao primeiro modelo topo de gama, usando o termo grego que significa origem, génese ou início. Sonata foi outra designação a que a marca recorreu para expressar ideais relacionados com beleza e harmonia. Tem origem no termo latim “sonare”, que significa som.

A aventura coreana no mundo dos SUV tem expressão no Hyundai Tucson, modelo que vai buscar inspiração à cidade americana, no estado do Arizona. A geografia de deserto e montanhas não está dissociada dos propósitos de um carro com aptidões outdoor. A mesma fórmula foi aplicada ao Hyundai Santa Fé, cujo nome remete para a cidade no estado do Novo México.

O nome do Hyundai Veloster foi uma escolha óbvia para um modelo que pretende ter um caráter mais dinâmico. O Veloster é uma interpretação algo arrojada de um carro desportivo, sobretudo na carroçaria com duas portas do lado direito e uma do lado esquerdo. O nome deste carro junta os termos “velocidade” (velocity, em inglês) e “roadster”.

Entre os nomes dos carros Hyundai vamos encontrar o conhecido Accent, palavra inglesa para “acento”. A intenção é mostrar um carro com acentuadas capacidades, mesmo tratando-se de um automóvel de segmento B. O construtor coreano quis expressar força, performance e porte atlético, desta vez com o Hyundai Equus, um carro de luxo mais direcionado a mercados como o americano. Os conceitos associados ao nome relacionam-se com o cavalo, da espécie dos equídeos.

hyundai kona

Um dos nomes com mais projeção e mais polémico em Portugal é o novo SUV Hyundai Kona. A designação escolhida pelos coreanos não foi a mais feliz, que se viram obrigados (ou tiveram a amabilidade para com o mercado lusitano…) de mudar o nome em Portugal para Kauai, mantendo a designação original para o resto do mundo.

Quer um, quer outro, são nomes de ilhas do Havai. O mais polémico para nós vem da região de Kailua, também conhecida como Kailua-Kona. Nos primeiros tempos da Hyundai em Portugal, a marca teve o Elantra, inspirado no inglês “elation”, termo que pode significar êxtase, euforia, e que a marca quis associar a um ponto de elevação num estado espiritual.

Um dos nomes dos carros Hyundai mais desconhecidos é Azera. O termo é italiano e refere-se às mulheres do Azerbaijão. Abraçando a tecnologia, mais concretamente nos carros elétricos, existe um outro carro já bastante conhecido dos portugueses e com um termo que reflete a filosofia do projeto. O nome do modelo Ioniq conjuga o termo inglês “ion” (ião, em português) e “unique” (único).

hyundai i30

Mais recentemente, temos visto uma abordagem diferente da Hyundai a designar os seus modelos. Deixa para trás alguns destes termos para adotar uma escala de numeração crescente. À medida que se sobe na hierarquia numérica, evolui-se também no segmento: i10, i20, i30. Mas mesmo nos automóveis mais recentes, a Hyundai adotou uma letra com significado especial, particularmente do agrado dos amantes de carros desportivos.

O Hyundai i30 N veio mexer com o segmento dos pequenos/médios desportivos. A informação divulgada para justificar esta decisão diz-nos que a letra N significa Namyang, na Coreia do Sul, onde está situado um centro de desenvolvimento da Hyundai/Kia. Além disso, e cativando os corações dos apreciadores de desportivos, N vem de Nürburgring, a mítica pista de automóveis, onde a marca passou muito tempo a desenvolver o i30 N.

Veja também: