Publicidade:

As 9 marcas de carros mais roubados na Europa

Ter o carro roubado talvez seja um dos maiores receios dos proprietários. Saiba quais são os carros mais roubados na Europa.

As 9 marcas de carros mais roubados na Europa
Sabe o que é feito dos carros roubados?

Se pretende comprar um carro, talvez seja uma boa ideia consultar a lista dos carros mais roubados em primeiro lugar. Isto porque o número de carros roubados que as autoridades conseguem recuperar é cada vez menor.

Cada vez mais cientes das técnicas e dos artefactos necessários, os grupos de crime organizado têm-se especializado no furto e no tráfico de automóveis. Segundo dados divulgados pela GNR e PSP, apenas um em cada três veículos é recuperado. No entanto, isto não é apenas preocupação das autoridades portuguesas, uma vez que o fenómeno tem sido um problema por toda a Europa.

Carros mais roubados na Europa: 9 marcas

1. Volkswagen
2. Audi
3. BMW
4. Mercedes-Benz
5. Skoda
6. Ford
7. Renault
8. Toyota
9. Seat

O que é feito destes carros roubados?

carros mais roubados

Segundo Rui de Almeida, presidente do Colégio Automóvel da Câmara Nacional de Peritos Reguladores, a CNPR, em entrevista ao Jornal de Notícias, a grande maioria dos carros roubados em Portugal saem pelo Estreito de Gibraltar e pelos grandes portos. O destino? O mercado interno europeu onde serão desmantelados ou revendidos.

África e Europa do Leste são os principais mercados recetores dos carros mais roubados e cada qual com as suas principais “exigências”: para o mercado africano no geral, a preferência é pelas carrinhas e os todo-o-terreno, na Europa do Leste os mais procurados são os veículos, preferencialmente inteiros, alemães de gama média e alta.

Apesar de as marcas terem desenvolvido cada vez mais algoritmos para impedir esses furtos e roubos, técnicas como “carjacking”, “homejacking” – quando os veículos são retirados de dentro da casa do proprietário – e o uso de reboques e “jammers” ainda funcionam e são muito utilizados.

Os carros mais roubados em números

Nos últimos cinco anos foram realizados registos de roubo de 59.042 veículos roubados, destes apenas 19.603 foram recuperados. O ranking, também dos últimos cinco anos, para as cidades com maior índice de roubos, coloca o Porto no primeiro lugar com 15.424 roubos, Lisboa em segundo com 15.009 roubos e Setúbal em terceiro com 5.941 roubos.

Um estudo realizado pela Cartrack verificou que os meses com maior número de roubos estão entre Janeiro e Julho e que a hora mais propícia para os criminosos é entre as 19 horas e a meia-noite.

Quero comprar um carro, preciso de me preocupar?

Tomar precauções nunca é demais, e apesar de a lista de marcas de carros mais roubados não ser especificamente para os registos portugueses, vale a pena saber que segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna, o RASI, os números de roubo e furto de veículos tem apresentado uma diminuição nos últimos anos.

Veja também: