Publicidade:

Quais são as categorias da carta de condução?

Saiba quais são as categorias da carta de condução, o que dá para conduzir o quê e com que idades se pode habilitar às mesmas.

 
Quais são as categorias da carta de condução?
Fique com a lista de categorias atualizada

Para conduzir um tipo de veículo especifico, é precisa uma categoria especifica na carta. Diferentes veículos têm diferentes necessidades, o que implica maior especificidade nas categorias da carta de condução. Conduzir um motociclo, um carro ou um camião implica conhecimentos e técnicas mais específicas.

Saiba em qual das categorias da carta de condução se incluem determinados veículos e a idade com que se pode habilitar a ser portador do documento.

Categorias da carta de condução: lista atualizada 2018

categorias da carta de conducao

AM

Com idade mínima necessária de 16 anos, esta categoria habilita a conduzir ciclomotores e motociclos até 50 cm3, motocultivadores com reboque, tratocarros, quadriciclos ligeiros e máquinas industriais até aos 2500 kg.

A1

A categoria A1 habilita a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3, de potência máxima até 11 kW, e triciclos com potência máxima até aos 15 kW, assim como os veículos da categoria AM. A idade mínima para esta categoria é de 16 anos.

A2

Habilita a condução de motociclos de potência até 35 kW, de relação peso/potência inferior a 0,2 kW/kg, não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima. Fica também habilitado a conduzir veículos englobados nas categorias da carta de condução AM e A1. Idade mínima de 18 anos.

A

Permite conduzir motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, seja com ou sem carro lateral assim como triciclos. Idade mínima necessária é de 24 anos, e com esta carta ficaria habilitado a conduzir veículos das categorias AM, A1 e A2.

B1

Com a categoria B1, podem-se conduzir quadriciclos de potência até 15 kW, com massa máxima sem carga não exceda 400 ou 550 kg. Idade mínima de 16 anos.

B

De todas as categorias da carta de condução esta é a mais popular, pois habilita a conduzir veículos ligeiros, quadriciclos, máquinas industriais ligeiras, alguns veículos agrícolas. No caso do portador ter a idade mínima de 25 anos, pode até conduzir veículos da categoria A1 (motociclos até 125 cm3) e os das categorias AM e B1. A idade mínima necessária para esta categoria é de 18 anos. Os veículos não podem ter peso superior a 3500 kg, nem podem ser concebidos para transportar oito ou mais passageiros excluindo o condutor.

BE

Esta categoria engloba veículos ligeiros com reboque ou semirreboque de massa não superior a 3500 kg. A idade mínima é igualmente 18 anos.

C1

Com a categoria C1 pode conduzir automóveis pesados de mercadorias, de peso bruto até 7500 kg. A idade mínima necessária é de 18 anos.

C

A idade mínima para esta categoria é de 21 anos, sendo que habilita a veículos de categoria C1, tratores e máquinas agrícolas, florestais ou industriais.

C1E

Engloba veículos da categoria C e C1, mas com direito a reboques de peso bruto superior a 750 kg e conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator de categoria B e reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 3500kg. A idade necessária mantém-se igual.

D1

A categoria D1 habilita a condução de automóveis pesados de passageiros até 17 lugares sentados (incluindo o condutor), a que pode ser atrelado um reboque até 750 kg. É necessária idade mínima de 21 anos.

D1E

A categoria D1E engloba a D1, mas permite reboque de peso superior a 750 kg. Cumulativamente, o peso bruto do conjunto não pode ultrapassar os 12.000 kg. A idade é de 21 anos.

D

Temos ainda a categoria D, que habilita a condução de veículos pesados de passageiros, e que necessita de uma idade mínima de 24 anos. Pesados de passageiros entendem-se como veículos concebidos para transportar oito ou mais passageiros, e pode a estes ser atrelado um reboque até 750 kg.

DE

Por fim a categoria DE, que habilita a condução de veículos da categoria D, com a vantagem de que o reboque pode ser superior a 750 kg, assim como conjuntos de veículos acoplados da categoria BE, nas mesmas especificidades, incluindo a idade de 24 anos para a tirar.

Veja também: