Publicidade:

Cartão de Emergência do Motociclista: o que é e para que serve

O Cartão de Emergência do Motociclista foi criado para salvar a vida dos amantes das duas rodas, razão pela qual conta com o apoio do INEM e da PSP.

Cartão de Emergência do Motociclista: o que é e para que serve
Saiba tudo sobre este documento

O Cartão de Emergência do Motociclista foi criado em dezembro de 2012 e é um instrumento de auxílio para os amantes de duas rodas, dado que serve para facilitar as equipas de emergência em casos de acidente.

Este documento disponibiliza toda a informação pessoal e médica do motociclista, permitindo, em caso de acidente, uma assistência médica mais pronta e eficaz.

O projeto surgiu pelas mãos de Francisco Pedro e Rui Faria e conta com o apoio do INEM e da PSP. Se é motociclista e quer imprimir o seu cartão, basta aceder a este link.

Cartão de Emergência do Motociclista: como preencher?

cartao-de-emergencia-do-motociclista

O Cartão de Emergência do Motociclista é muito simples de preencher. Pode fazê-lo no computador, através do programa Adobe Acrobat, ou pode preenchê-lo à mão assim que o imprimir. Se optar por preencher à mão, certifique-se que faz essa tarefa com letra bem legível. Em caso de dúvida, não preencha a respetiva informação para não induzir as equipas de emergência em erro. Imprima o documento em formato A4, sem ajustar à página, e plastifique-o (se preferir).

Onde devo colocar o Cartão de Emergência do Motociclista?

Este documento deve ser sempre colocado no interior do capacete, entre a calota interior e o forro. Existem, ainda, autocolantes de sinalização que devem ser colocados na parte exterior do capacete e que servem para avisar as equipas de emergência.

Por que motivo devo colocar o Cartão de Emergência do Motociclista no interior do capacete?

O capacete é um elemento obrigatório para garantir a proteção dos motociclistas. Assim sendo, é o local ideal para colocar este documento. Ainda assim, pode colocá-lo na carteira, no bolso do casaco ou de um blusão.

Porque razão devo colocar autocolantes no exterior?

Os autocolantes no exterior servem para sinalizar a existência do Cartão de Emergência do Motociclista. Dessa forma é mais fácil e simples para as equipas de emergência saberem que este documento existe e está disponível no capacete. Imprima o ficheiro em papel autocolante em tamanho A4 e coloque dois, um de cada lado do capacete, junto à viseira.

Ao mudar de medicação devo atualizar o Cartão de Emergência do Motociclista?

Para evitar erros e facilitar o trabalho das equipas de emergência, sempre que algum dado for alterado deve imprimir e preencher um novo cartão.

Quanto custa o Cartão de Emergência do Motociclista?

O Cartão de Emergência do Motociclista é totalmente gratuito e pode ser obtido através de um simples clique. Basta imprimir o documento, preenchê-lo e colocá-lo na parte interior do capacete.

Veja também: