Publicidade:

Cash advance: saiba mais sobre este processo bancário

Já ouviu falar de cash advance, mas não sabe para que serve? Dizemos-lhe tudo sobre como funciona este processo, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Cash advance: saiba mais sobre este processo bancário
O que é e como funciona?

Nos casos em que precisa de fazer face a uma despesa inesperada, o chamado cash advance pode ser a solução para os seus problemas. Mas, afinal de contas, o que é o cash advance e para que serve?

É um mecanismo que permite que o banco coloque à sua disposição um determinado montante de dinheiro de forma imediata na sua conta à ordem.

Este adiantamento pode ser feito através do cartão de crédito até ao limite desse mesmo cartão, o chamado plafond. Ainda assim, é preciso ter algum cuidado na altura de avançar com esta opção: entre outras questões, o sobre-endividamento pode ser uma realidade se não fizer uma correta gestão deste serviço.

A grande maioria dos cartões de crédito disponíveis atualmente têm esta opção. As exceções são os cartões corporate, os cartões business e os cartões de não depositantes.

Cash advance: como funciona esta opção


cash advance

Para ter acesso ao dinheiro pode recorrer a uma caixa Multibanco (ATM) e fazer o levantamento a crédito. Pode, ainda, ligar para o seu banco e fazer o pedido ou efetuar esta operação através do serviço de homebanking (se assim for, o montante pedido fica disponível na conta à ordem no primeiro dia útil seguinte à realização do pedido).

Uma vez que não é necessária a aprovação prévia, este é um processo bastante rápido e prático.

Cash advance: aspetos a ter em conta

1. Informe-se sobre os respetivos custos

Apesar de ser um processo bastante simples, o cash advance implica o pagamento de comissões e taxas de juros. A esses valores deverá acrescentar o Imposto do Selo, que também terá de ser pago. Antes de fazer o respetivo pedido, saiba quais os custos associados.

2. Avalie o impacto desses custos na sua saúde financeira

Faça as contas e perceba se as taxas de juro e comissões não irão sufocar a sua conta bancária. Esse impacto pode ser fulcral na altura de avançar com o pedido.

Caso pretenda utilizar o cash advance do cartão de crédito, os especialistas aconselham o levantamento de um valor mais elevado ao invés de ir efetuando levantamentos mais pequenos, pois dessa forma evita pagar valor mais elevados em comissões fixas.

Veja também: