Publicidade:

Chá de hibisco: conheça os benefícios

Usado desde há muito em várias partes do mundo, o chá de hibisco oferece uma panóplia de benefícios para a sua saúde. Descubra-os agora.

Chá de hibisco: conheça os benefícios
Adicione este chá à sua dieta diária

A América Latina, a Ásia e África já descobriram o seu poder medicinal há muito tempo, mas só recentemente o chá de hibisco começou a conquistar adeptos no resto do mundo, incluindo a Europa. Quente ou fria, esta bebida preparada com o cálice da planta Hibiscus sabdariffa garante uma longa lista de vantagens para o seu organismo. Aliás, não é por acaso que se tem tornado o chá da moda.

Da perda de peso à redução do colesterol, passando pela prevenção de inúmeros problemas de saúde, este chá promete ser o seu melhor aliado no dia-a-dia. Tome agora nota de todos os benefícios e comece já a ferver a água.

Chá de hibisco: 10 motivos pelos quais o deve beber


1. Ajuda a emagrecer

Uma das principais razões da fama do chá de hibisco é precisamente o facto de ajudar na perda de peso graças à sua ação no metabolismo. O hibisco inibe a acumulação de gordura e possui efeito termogénico, o que ajuda no processo de emagrecimento. Esta bebida consegue, ainda, reduzir a absorção de hidratos de carbono por parte do organismo.

2. Reduz o colesterol

O colesterol elevado é um problema que afeta muitas pessoas, pelo que não admira que o chá de hibisco conquiste tantos adeptos. Esta bebida tem propriedades antioxidantes que diminuem os níveis de colesterol, ajudando assim na prevenção de doenças cardíacas, por exemplo.

3. Previne a diabetes

Além de ajudar a reduzir o colesterol, o chá de hibisco é também um aliado na prevenção da diabetes. A bebida controla os níveis de glicemia e melhora a resistência do organismo à insulina, dois fatores de extrema importância no que se refere à diabetes.

4. Reduz a pressão arterial

Com propriedades capazes de combater a hipertensão e de proteger o coração, o chá de hibisco é um poderoso agente na redução da pressão arterial. Isto significa que é uma ótima opção de origem natural para aqueles que sofrem de pressão alta permanente.

5. Protege o fígado

Segundo algumas pesquisas, os antioxidantes presentes nesta bebida são uma boa ajuda na prevenção e tratamento de doenças do fígado. Isto porque reduzem a inflamação hepática e neutralizam os radicais livres, protegendo assim o seu organismo.

6. Tem propriedades antidepressivas

O consumo deste chá pode ajudar a acalmar o sistema nervoso, gerando uma sensação de relaxamento mental e físico. Pela sua riqueza em vitaminas e minerais, o hibisco consegue até reduzir a ansiedade e a depressão.

7. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Um dos principais benefícios do chá de hibisco é o facto de fazer maravilhas pelo sistema digestivo. A bebida não só melhora a digestão como tem um efeito laxante, pelo que favorece o trânsito intestinal.

8. É diurético

O chá de hibisco estimula as funções renais e atua no sentido de controlar uma hormona responsável pela retenção de sódio e eliminação de potássio através da urina. A bebida consegue assim reduzir a sensação de inchaço e ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos.

9. É anti-inflamatório

Rico em vitamina C e propriedades anti-inflamatórias, esta bebida da moda estimula a atividade do seu sistema imunitário, tornando-o mais resistente e capaz. Consequentemente, previne doenças como a gripe e é um ótimo medicamento natural contra problemas como a febre, por exemplo.

10. Ajuda nas dores menstruais

Qualquer mulher sabe que novas dicas para curar dores menstruais dão sempre jeito. Pois bem, fique a saber que o chá de hibisco é uma boa opção, já que ajuda no equilíbrio hormonal e reduz os sintomas associados à menstruação, como as alterações de humor e as dores físicas.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.