Publicidade:

Chá para dormir: 9 que podem ajudar

As insónias dão cabo da paciência a qualquer pessoa. Descubra as melhores opções para não ter dúvidas na hora de escolher o chá para dormir.

Chá para dormir: 9 que podem ajudar
Às vezes, não chega contar carneiros para adormecer

Todos nós precisamos de uma boa e longa noite de sono para termos energia suficiente para encarar o dia-a-dia e todas as responsabilidades implicadas – sejam profissionais ou pessoais. Mas não conseguir adormecer e dar voltas infinitas na cama parece minar este plano, não é? Talvez esteja na hora de experimentar um chá para dormir e garantir que passa a ter as noites mais descansadas de sempre.

Os distúrbios no sono podem ter vários motivos, desde as tão comuns e frequentes insónias até às incómodas dores musculares, passando pelo agoniante stress. Claro está que o nenhum chá faz milagres, mas pelo menos pode ser uma grande ajuda para que consiga repor a energia.

Precisa de um chá para dormir? Conheça 9 boas opções


Com tanta variedade disponível não é de admirar que se sinta perdido quando tenta escolher um chá. Especialmente quando precisa de algo tão específico como um chá para dormir. Neste caso, os melhores são, obviamente, aqueles que relaxam o organismo e combatem as insónias, provocando o sono.

Estas bebidas são uma forma de contrariar as insónias e, ao mesmo tempo, evitar a compra de fármacos que podem ter efeitos secundários indesejados. Tome nota destas 9 opções de origem natural e comece já a ferver a água.

Chá de maracujá

Se calhar é uma novidade para si mas o maracujá é um alimento com propriedades relaxantes. Assim, para além de o poder comer, pode fazer um chá calmante com maracujá – uma opção poderosa contra a ansiedade e as insónias.

Chá de hortelã

o chá de hortelã é um bom chá para dormir

O chá de hortelã é outra bebida que torna as noites mais tranquilas. Não só é um aliado no combate contra as dores, como as de cabeça ou as musculares, como também tem propriedades que relaxam corpo e mente.

Basta colocar algumas folhas de hortelã em água fervida e deixar repousar durante uns minutos. Depois retira as folhas e pode beber uma chávena do seu chá.

Chá de camomila

Conhecido pelos seus inúmeros benefícios, o chá de camomila atua também como um calmante, melhorando a qualidade do sono. Esta bebida promete um relaxamento quase imediato e uma noite tranquila.

Tem também propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. Pode ser feito com flores secas de camomila ou com as saquetas que se encontram à venda nos supermercados.

Chá de anis

o chá de anis é um bom chá para dormir

Rico em em vitamica C, cálcio e ferro, o anis tem também propriedades calmantes. Assim, se beber uma chávena de chá de anis (e deve evitar a adição de açúcar) terá uma noite bem mais descansada e um sono revitalizante. Se quiser pode juntar um pouco de leite.

Chá de valeriana

Quando se fala em chá para dormir é impossível não referir o chá de valeriana. Esta planta é amplamente conhecida pelas suas propriedades relaxantes e ansiolíticas, garantindo uma boa noite de sono. Ajuda também no combate às enxaquecas e aos problemas digestivos e intestinais.

Chá de lavanda

o chá de lavanda é um bom chá para dormir

Não é novidade que a lavanda é extremamente calmante. Quem nunca ouviu falar maravilhas sobre óleo de lavanda? A boa notícia é que pode também beber chá desta planta, uma bebida relaxante e capaz de ajudar no alívio de algumas dores.

Chá de alface

De certeza que chá de alface lhe parece algo estranho e, talvez, até desagradável. Mas a verdade é que não é só num prato que a alface fica bem; afinal, também a pode colocar numa chávena.

Além de ser diurético, o chá de alface tem propriedades calmantes e capazes de induzir o sono. Basta deixar algumas folhas de alface em água a ferver durante uns minutos e coar de seguida.

Chá de cidreira

o chá de cidreira é um bom chá para dormir

Este é um dos chás mais comuns e daqueles que toda a gente já provou alguma vez na vida. Conhecido pelos seus benefícios para o sistema digestivo e para o alívio do stress, o chá de cidreira é também muito bom para o combate às insónias.

Chá de tília

O chá de tília é indicado para vários males, incluindo problemas de coração. Alivia dores de cabeça, problemas digestivos e até momentos de stress. E, claro, para sua sorte é também uma das primeiras escolhas no que se refere ao relaxamento e indução de sono.

Veja também: