Publicidade:

8 chás para retenção de líquidos que tem de conhecer

A retenção de líquidos pode causar inchaço e ser bastante incómoda. De forma a combatê-la conheça estes 8 chás para retenção de líquidos.

8 chás para retenção de líquidos que tem de conhecer
Podemos ganhar até 2,3 quilos a mais apenas com a retenção de líquidos

Quando falamos em retenção de líquidos estamos a referir-nos à acumulação excessiva de água no organismo. Muitas pessoas fazem retenção de líquidos sem o saber e acabam por não procurar o tratamento adequado. De forma a ajudar a combater este problema, vamos conhecer 8 chás para retenção de líquidos.

A água é vital


Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Cerca de 60% encontra-se no interior das células, enquanto 30 a 35% preenche o espaço intersticial e, uma quantidade inferior (aproximadamente 8%), encontra-se na corrente sanguínea.

A água que se encontra fora da corrente sanguínea atua como um depósito para repor ou absorver o excesso de água do sangue de acordo com as necessidades. A água circula para dentro e para fora das células através das suas membranas, que são permeáveis à água.

A água é responsável por importantes funções, tais como:

a) Transportar nutrientes para todas as células do organismo;

b) Fornecer o meio necessário para a ocorrência das reações bioquímicas;

c) Lubrificar as articulações;

d) Atuar como solvente para minerais, vitaminas, aminoácidos, glicose e outras moléculas;

e) Permitir a eliminação dos desperdícios.

Apesar de o nosso organismo estar preparado para manter o equilíbrio da água, por vezes, existem desequilíbrios no corpo e, uma das formas que o nosso corpo tem de reagir passa por acumular água em certas zonas.

A água é vital

Compreender a retenção de líquidos


retenção de líquidos é resultado do excesso da produção, da retenção exagerada ou de uma drenagem insuficiente do líquido existente entre as células, acabando por causar um edema (inchaço). Assim, quando existem desequilíbrios no corpo, uma das formas que este tem de reagir passa por acumular água em certas zonas. A área afetada tanto pode ser pequena como pode atingir a totalidade do corpo.

São vários os fatores que podem potenciar a retenção de líquidos, nomeadamente: aumento da pressão arterial; alterações hormonais; utilização de corticoides; utilização excessiva do sal na alimentação; pouca ingestão de líquidos; falta de certas vitaminas; falta de exercício; passar muitas horas de pé ou sentado; roupa demasiado apertada; pressão atmosférica (viagens de avião).

São sobretudo as mulheres que se queixam de retenção de líquidos e algumas das suas principais queixas passam por: sensação de pernas pesadas; pernas e mãos visivelmente inchadas; distensão abdominal; mal-estar; cãibras.

São vários os fatores que podem potenciar a retenção de líquidos

Como combater a retenção de líquidos?


Manter-se hidratado é importantíssimo para combater a retenção de líquidos, Por incrível que possa parecer, ingerir líquidos ajuda o corpo a eliminar de forma mais eficaz as toxinas acumuladas, libertando-se da retenção. Se a retenção hídrica está presente no seu dia-a-dia atente nos seguintes cuidados:

1. Beba muita água, infusões e chás para retenção de líquidos ao longo do dia;

2. Consuma alimentos ricos em água e potássio;

3. Pratique atividade física com regularidade;

4. Drenagens linfáticas e chás diuréticos podem ajudar e podem ser recomendados pelo médico em algumas situações;

5. Diminua o consumo de sal;

6. Coma alimentos ricos em magnésio, como cereais integrais e frutos gordos, e em potássio, como leguminosas e hortofrutícolas em geral;

7. Mantenha um peso adequado.

8 chás para retenção de líquidos que tem de conhecer


8 chás para retenção de líquidos

Como vimos, manter a hidratação é fundamental para afastar a retenção de líquidos. Assim sendo, importa conhecer estes 8 chás para retenção de líquidos:

1. Chá verde

chá verde ajuda a remover determinadas substâncias tóxicas que se acumulam no corpo, bem como ajuda a reduzir a inflamação e a remover líquidos retidos.

2. Chá de dente de leão

Esta planta é conhecida pelas crianças pelo nome “o teu pai é careca?”, devido ao jogo infantil que supostamente mostra se o pai da criança a quem se faz a pergunta, é ou não careca. Esta planta apresenta como potenciais benefícios a eliminação do excesso de líquidos, a promoção da boa função renal e a limpeza do sangue.

3. Chá de cavalinha

chá de cavalinha é um ótimo diurético e um ótimo desintoxicante e pode ser uma grande ajuda no combate à retenção de líquidos.

4. Chá de hibisco

O hibisco é diurético mas também tem uma ação laxante, pelo que pode ser bastante útil para o bom funcionamento intestinal.

5. Chá de boldo

Este chá facilita a digestão de alimentos gordurosos e ajuda a normalizar o funcionamento da vesícula biliar. As folhas desta planta parecem também ajudar a aliviar a retenção de líquidos, promovendo uma boa circulação.

6. Chá de barbas de milho

Tradicionalmente usado como diurético, ajuda a prevenir a retenção de líquidos, atuando também como um poderoso antioxidante.

7. Chá de loureiro

A ação diurética é uma das propriedades reconhecidas às folhas de louro.

8. Chá de cascas de romã

Se adora romã aqui está um bom uso para dar às suas cascas. O chá da casca de romã tem propriedades diuréticas e antioxidantes.

Em suma


A retenção de líquidos é uma das principais causas de aumento de volume e peso corporal e há determinados chás para retenção de líquidos que podem ajudar. Como vimos, são várias as opções de chás para retenção de líquidos, pelo que o melhor é mesmo variar e intercalar, evitando tomar sempre o mesmo tipo de chá.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!