Publicidade:

Cofres para casa: descubra qual o modelo indicado para si

Fique a saber quais os cofres para casa disponíveis no mercado e que melhor se adaptam àquilo que procura e quer proteger.

Cofres para casa: descubra qual o modelo indicado para si
Proteja os seus bens com toda a segurança

Se está à procura de cofres para casa, saiba quais os modelos existentes e reflita bem qual o ideal para si, antes de proceder à compra. Hoje em dia, há uma variedade infinita de modelos de cofres para casa e há cada vez mais pessoas a adquirir estes objetos para salvaguardar alguns bens de valor material ou, até, de valor afetivo. Seja qual for a sua motivação, aprenda um pouco mais sobre estes itens que podem servir de porto seguro a tudo aquilo que é mais importante para si.

Cofres para casa: guarde todos os seus bens com a maior segurança


cofre

Qual a utilidade?

Muitas pessoas, ainda associam o cofre a apenas uma funcionalidade: guardar dinheiro e jóias. Porém, os cofres servem, acima de tudo, para guardar bens de valor para o proprietário. Esses itens podem, até, não ter qualquer valor material, mas serem importantes para o seu dono por uma questão de estima ou afeto, por exemplo. Seja qual for o caso – cheques ou cartões ou peças de coleção e de valor familiar -, o importante é que se lembre que o cofre protege os objetos em caso de assalto, mas também evitam que o objeto se deteriore, no caso de ele estar sujeito a envelhecer, por exemplo.

Como escolher o modelo, tamanho e estilo?

A diversidade de cofres disponíveis no mercado levanta muitas dúvidas na hora de ter de escolher um para sua casa. A nossa dica é que, primeiramente, reflita acerca do tamanho. A dimensão do cofre deve ser proporcional aquilo que pretende guardar dentro dele. Quanto maiores forem as peças, maior deve ser o cofre.

Quais os principais tipos disponíveis no mercado?


Deixamos-lhe algumas indicações sobre os principais tipos de cofre disponíveis no mercado, de modo a que saiba identificar quais as suas maiores diferenças e formas de uso.

Cofre mecânico

O cofre mecânico é dos mais conhecidos, também devido à sua antiguidade. Ele possui uma fechadura manual, com uma roleta de números, a partir da qual cria a sua senha secreta. É através do processo de girar os números que você regista a senha de acesso e destranca o cofre. Esta é uma boa opção para cofres de menor tamanho e onde sejam guardados bens de pouco valor. Este é um sistema idêntico ao também já existente em cadeados para cacifos e estes cofres são muito utilizados, por exemplo, em quartos de hotel, onde os seus hóspedes poderão guardar os seus pertences.

 

Cofre digital

O cofre digital é um modelo muito em voga hoje em dia e bastante utilizado não só em casas, como em empresas, onde serve, nomeadamente, para armazenar documentos importantes. São bastante acessíveis e não são nem muito grandes, nem pesados. Aqui o processo de desbloqueio do cofre é, como o nome indica, digital. Precisando de digitar um código secreto para destrancar o cofre e aceder aos seus bens.

 

Cofre biométrico

O cofre biométrico é, talvez, o modelo mais avançado e sofisticado disponível no mercado, atualmente. Ele é usado para guardar bens de grande valor quer em casas, quer em empresas ou, até, em bancos. São extremamente resistentes e o seu sistema assemelha-se ao do cofre digital, sendo que aqui, o leitor biométrico colocado na fechadura, não destranca através de uma senha ou código, mas sim através da impressão digital que permita o acesso ao seu interior.

 

Cofre armário

Esse tipo de cofre é o ideal para quem procura muita segurança e espaço. O seu interior é composto por prateleiras espaçosas, uma estrutura resistente e fechaduras bem fortes que oferecem proteção máxima.

Cofre para armas

Este é um modelo fundamental para quem tem armas em casa e, a somar a isso, filhos pequenos. Eles estão preparados para acolher o mais variado tipo de armamento e garantir que apenas o seu proprietário ou conhecedor da senha do cofre aceda a ela, evitando-se assim graves incidentes.

 

Cofre contra fogo

Este é um cofre com dupla função. Além de proteger os seus bens de roubos ou furtos, ainda os conservar em caso de haver um incêndio. Um investimento valioso e muito útil.

Vale a pena sublinhar que todos estes modelos podem ser embutidos numa parede e, ainda, personalizados e feitos de raíz, de acordo com o gosto e propósito do cliente.

Quais os melhores modelos residenciais?


Modelo tomada

Este é um modelo com duas tomadas, sendo que uma delas é a chave para a abertura do cofre. É um dispositivo disfarçado que permite guardar bens de pouco valor. O cofre está embutido na parede com duas tomadas, sendo uma delas a chave para abrir e fechar.

Modelo digital

Esta é a opção mais recorrente mas que, se mesmo assim não o deixa 100% seguro, saiba que pode selecionar uma versão que, para além da senha digital, tenha uma segunda fechadura que só pode ser aberta com uma chave.

Modelo porta jóias

Esta é uma opção muito específica, mas muito procurada, já que se destina a todos os que possuem jóias de algum valor e viajam com alguma frequência. Esta é uma maneira de transportar em segurança os seus acessórios e tê-los sempre à disposição.

Veja mais dicas de arrumação para quartos >>

Onde colocar o seu cofre?


Como em tudo o que se quer esconder ou fazer passar despercebido, o cofre não deve ser colocado em lugares muito óbvios e clássicos, como atrás de um quadro na sala. Evite também colocar os cofres dentro dos armários, especialmente se postos em zonas que fiquem facilmente à vista de todos quando abre a porta do móvel, por exemplo.

As sugestões vão para que coloque o cofre em móveis com fundo falso ou, mesmo, no chão usando uma espécie de alçapão para aceder a ele. Há até modelos de cofres que já possuem um sistema de iluminação de LED, útil no caso de ficarem escondidos em lugares mais escuros. Esses cofres têm também ecrãs de LCD que acendem para facilitar na hora de digitar o código. Estes mesmos modelos contêm dispositivos de iluminação interna que acendem assim que a porta é aberta.

Os cofres para casa não são um exclusivo de pessoas milionárias ou com muitos bens. Basta ter alguns pertences que quer mesmo preservar para fazer todo o sentido adquirir cofres para casa. A ampla oferta garante, igualmente, preços cada vez mais competitivos e, por isso, os cofres para casa já não representam um investimento tão avultado como em tempos idos.

Por essa razão, olhe à sua volta e pense em tudo o que tem e que não quer mesmo perder. Depois, só tem de pesquisar no mercado e optar por um dos vários modelos que lhe apresentamos. Os cofres para casa já não são coisa de excêntricos, mas sim de quem gosta de ser prevenido e jogar pelo seguro.

Veja também: