Publicidade:

Estas são as 7 coisas que deve apagar do computador

Um ambiente controlado e organizado é uma grande vantagem, até mesmo num PC. Saiba quais são as coisas que deve apagar do computador.

Estas são as 7 coisas que deve apagar do computador
Melhore a sua produtividade com estas dicas

Organizar o seu PC pode ser uma forma de melhorar a sua produtividade, até porque não perde tempo a pensar em assuntos desnecessários e passa a ter acesso a um ambiente muito mais organizado. Seja mais produtivo e conheça as 7 coisas que deve apagar do computador.

7 coisas que deve apagar do computador


pc

Um computador, como um tablet ou um smartphone, pode ser um instrumento de trabalho ou um dispositivo unicamente direcionado para questões pessoais ou de lazer. Seja qual for o contexto em que estes gadgets se insiram, é importante que os mantenha organizados.

Ter ficheiros que não utiliza guardados num PC pode ser visto como falta de organização que, de certa forma, vai afetar a sua produtividade. Por isso, nada melhor do que manter toda a sua “vida digital” organizada e facilmente acessível para que não perca mais tempo à procura daquele documento que precisa de consultar.

Veja esta limpeza como uma que faria às divisões da sua casa. A lógica é exatamente a mesma e nada melhor do que ter tudo devidamente categorizado para que o seu nível de satisfação aumente consideravelmente.

1. Ficheiros no ambiente de trabalho

Ou na desk, para os utilizadores de Mac OS. Para além de criar mais espaço, contribui para a sua organização diária. Ligar um computador com vários ficheiros ou pastas no desktop é muito diferente a encontrar um totalmente vazio.

Apagar estes ficheiros do ecrã inicial do seu PC é uma grande mais-valia, até porque lhe permite organizar os mesmos documentos noutras pastas presentes no seu computador, mas que não estão, necessariamente, no ambiente de trabalho do mesmo.

2. Verifique a pasta de downloads

Normalmente, a pasta de downloads é a que fica mais esquecida em todo o computador e é por esse motivo uma das coisas que deve apagar do computador. Na maior parte das vezes, esta pasta contém ficheiros que descarregou em alguma altura e nunca mais utilizou.

O mais provável é que nem se lembre dela, nem tão pouco dos ficheiros que lá tem armazenados há tempo a mais. Por isso, verifique os seus downloads frequentemente para que não tenha memória ocupada desnecessariamente, até porque pode vir a precisar dela futuramente.

3. Apague atalhos e extensões de browser

Faça uma revisão aos atalhos ou páginas de pesquisa que tem guardados no desktop, ou noutro local do seu PC. Se não os utiliza, não vale a pena mantê-los armazenados da memória, até porque já serviram o propósito que tinham.

Faça o mesmo com marcadores de página e extensões de browser. Só precisa de aceder às definições do seu motor de pesquisa para confirmar tudo aquilo que ainda está ativo e que não utiliza. Apague esses marcadores ou extensões no caso de não precisar mais dos mesmos.

4. Esvazie a reciclagem

Se raramente a abre, vai ficar surpreendido com a quantidades de ficheiros, pastas e documentos que lá tem armazenados sem saber. A reciclagem é o espaço onde se alojam os ficheiros que apaga, mas são poucas as pessoas que se lembram de abrir este “contentor” para o esvaziar de forma permanente.

computer

5. Utilize uma cloud

Quem diz uma cloud, diz também um disco externo onde possa ter tudo devidamente organizado. Claro está que um serviço cloud tem a vantagem de estar permanentemente acessível a partir do seu computador, só precisando de uma ligação à Internet.

Existem várias plataformas que podem dar resposta à sua necessidade, de forma a que todos os ficheiros, fotografias, documentos e outras pastas que tem espalhados por todo o PC se organizem de uma forma metódica e (idealmente) definitiva.

Para o caso, tem a Dropbox, o Google Drive e a One Drive como serviços mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. Mas se não quiser optar por uma solução deste género, pode sempre recorrer a um disco externo.

6. Reveja todas as pastas

Antes de criar novas, é necessário que apague as antigas. Se verificar tudo aquilo que tem guardado no computador, e verificar pasta por pasta, vai perceber que são muitos os casos onde essas pastas estão vazias. Se passou pelo primeiro passo, terá apagado ficheiros que não precisa, deixando as pastas vazias.

Depois de pôr “ordem na casa”, está na hora de definir uma hierarquia de pastas e, dessa forma, organizar tudo aquilo que precisa para que, a qualquer momento, possa aceder às mesmas de forma rápida sabendo de antemão o que vai encontrar.

7. Replique estes passos no seu smartphone

Boas dicas nunca são demais, certo? O mais provável é que também tenha muita coisas que deve apagar no seu telemóvel, entre elas ficheiros, fotografias/vídeos e aplicações. Limpe bem os cantos à casa e certifique-se de que não ficou nada esquecido.

Uma limpeza deste género, e consequente organização de ficheiros e apps, vai melhorar não só a sua experiência enquanto utilizador, como também a performance do próprio smartphone. Ao cumprir estes passos muita memória será libertada, que estaria ocupada sem que houvesse essa necessidade.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.