Publicidade:

8 coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Se os descontos estão aí, para quê comprar antes de tempo? Saiba que produtos valem a espera e planeie os melhores negócios.

8 coisas que não deve comprar antes da Black Friday
Tire o máximo partido dos descontos

A uns dias de distância já se sente no ar a tensão dos negócios iminentes: a Black Friday já nos persegue nos catálogos e, prometem as lojas, há descontos absolutamente imperdíveis à nossa espera.

Com tantos preços a ameaçar despencar, há produtos que passam, inevitavelmente, para a lista de espera. São produtos caros (em que os descontos ficam mais expressivos) ou que, por experiência de anos anteriores, sabemos que tendem a baixar muito o preço, e que por isso aconselhamos a não comprar antes do famigerado dia de loucura das marcas.

Antes de começarmos a lista, lembre-se apenas que não vai ser o único a fazer compras na Black Friday, pelo que deve planear antecipadamente o que quer comprar e onde. Se falhar no planeamento e confiar na sorte, corre o risco de perder os bons negócios – nem compra com desconto nem a preço normal, porque esgota tudo de repente.

Eis o que não deve comprar antes da Black Friday


1. Televisões

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

São dos eletrodomésticos em que investimos mais – quem não quer uma televisão grande e com boa resolução para assistir preguiçosamente a filmes nos dias de chuva? -, e por isso também são aqueles em que um desconto dá mais jeito.

Por serem caras, as televisões tendem a ter descontos expressivos nas promoções da Black Friday (porque os descontos são, em princípio, em percentagem, por isso, quanto mais alto for o preço original, maior é o valor da promoção) e vale muito a pena esperar por eles.

Por outro lado, estes eletrodomésticos têm sempre muita procura e isso faz com que esgotem à velocidade da luz. Procure planear com antecedência e, no dia das promoções, vá direto ao assunto para não perder a oportunidade.

2. Computadores

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Pelo mesmo motivo das televisões, os computadores têm sempre descontos muito interessantes na época das promoções mais agressivas. Por outro lado, sofrem do mesmo mal: a elevada procura. Ainda assim, é mais provável ter sorte na compra de um computador do que de uma televisão, já que é uma tecnologia que os consumidores tendem a trocar menos vezes.

É, contudo, muito importante vigiar os preços se está a pensar investir num computador quando chegar a Black Friday: por serem tecnologias com preços muito variáveis e desvalorizarem rapidamente, os computadores são frequentemente vendidos “com promoção” na Black Friday a um preço mais alto do que aquele que terão dali a umas semanas, quando a marca lançar um novo modelo. Vigie a marca, antecipe novos lançamentos e avalie bem se vale a pena pagar o que lhe pedem.

3. Consolas

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

São a despesa mais difícil de justificar de forma racional, porque são caras e, sejamos sinceros, só servem para diversão.

As consolas são o produto ideal para comprar na Black Friday, porque não apresentam grandes oscilações de preço e, como são caras, tornam os descontos muito expressivos. Se há muito tempo que anda a namorar aquela consola cheia de jogos, a Black Friday é a altura ideal para passar à ação. Vale a pena ter paciência e esperar pelo grande dia.

Mais uma vez, convém ter em atenção que os aficionados dos jogos também vão estar muito atentos às promoções – sobretudo no caso de consolas lançadas recentemente -, por isso compensa ir cedo para a loja se não quiser mesmo arriscar enfrentar filas enormes para acabar a lamentar uma prateleira vazia.

4. Mobílias

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Este caso aplica-se mais quanto maior for o investimento que está a pensar fazer. Se na montra está um conjunto de sala que lhe interessa, pense que 50% de várias centenas de euros são um desconto de várias centenas de euros também.

Renovar a casa na altura da Black Friday é uma ótima opção e pode trazer consigo negócios de fazer muita inveja, por isso vale a pena esperar.

Ao contrário das tecnologias, as mobílias não são o produto mais popular de uma Black Friday, por isso pode optar por uma abordagem mais calma e ponderada. Fica apenas a ressalva de que peças pequenas (quadros, cadeiras de escritório, adornos) são as primeiras a esgotar, porque a compra não é tão ponderada.

5. Vestidos de noiva

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Nunca pensou comprar a roupa do casamento numa Black Friday? A maioria das pessoas também não, e isso é uma enorme vantagem para si. Tal como todas as outras lojas, os estabelecimentos que vendem roupa de festa também aderem à Black Friday, por isso aproveite.

Mais uma vez, quanto mais cara for a roupa, maior é o valor do desconto aplicado – por isso é que sugerimos os vestidos de noiva, mas a espera compensa para qualquer roupa que precise de comprar.

6. Brinquedos grandes (e caros)

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Se está a pensar comprar uma boneca da Barbie, dizemos-lhe já que não vale a pena enfrentar filas durante horas. Se, por outro lado, anda de olho naquele conjunto que pesa no bolso, a conversa muda de figura.

Brinquedos mais caros podem compensar uma espera até à Black Friday. Tome nota do produto e de onde quer comprar e, claro, registe o preço original. As lojas dificilmente deixam as crianças de fora das promoções da Black Friday… e não faz mal nenhum se os adultos as aproveitarem também.

7. Viagens

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Uma compra pouco comum, mas cheia de vantagens se esperar pela altura certa. Pense que, quando compra viagens, muitas vezes faz o negócio pela Internet – e raramente em sites de empresas portuguesas.

Isto quer dizer que, além dos tímidos descontos que temos em Portugal, pode aproveitar as verdadeiras pechinchas das empresas de todo o mundo, nomeadamente aquelas onde a Black Friday é uma verdadeira tradição e os preços descem vertiginosamente.

Além disso, em alguns casos pode tirar proveito da diferença horária e chegar ao site antes dos consumidores do próprio país, numa altura em que ainda nada está escolhido. A espera pode valer-lhe umas verdadeiras férias de sonho a preço de saldo.

8. Grandes eletrodomésticos

coisas que não deve comprar antes da Black Friday

Alvo de procura mediana, os grandes eletrodomésticos (frigoríficos, máquinas de lavar, etc.) valem muito a pena um pouco de paciência.

Por serem produtos com preços elevados, tornam os descontos apelativos. Por outro lado, são utilitários que acabaria por comprar de qualquer modo. Se ia mesmo acabar por comprar, então mais vale comprar com desconto.

A Black Friday é uma verdadeira mina de oportunidades, por isso vale mesmo a pena ter paciência e guardar algumas compras para essa altura. Vá escolhendo o que quer e o que precisa, guarde o orçamento para o grande dia e prepare um plano de ação. Quanto mais eficiente for, melhor será a recompensa!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].