Publicidade:

13 coisas que não deve fazer na praia

A atividade de verão mais popular é ir à praia. Saiba quais são as coisas que não deve fazer na praia, para que a experiência seja agradável para todos.

13 coisas que não deve fazer na praia
A lista que não pode esquecer este verão

Saiba quais são as coisas que não deve fazer na praia, uma lista de comportamentos que deve evitar, para que essa atividade seja agradável para todos e inclusivamente para o nosso planeta. Há cuidados que devemos ter, regras para cumprir e mentalidades que pretendemos mudar. Os comportamentos sustentáveis são cada vez mais importantes e por isso devemos também ensiná-los aos mais novos, através do exemplo.

13 coisas que não deve fazer na praia: comportamentos a evitar


1. Estacionar em zonas proibidas

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar estacionamento junto à praia que queremos frequentar, mas isso não é motivo para adotar o estacionamento selvagem que tantas vezes encontramos no nosso litoral. Em muitos casos, esses estacionamentos em locais não permitidos vão prejudicar não só a circulação das pessoas, como causar danos no meio ambiente, além de poder ser multado.

2. Desrespeitar as bandeiras da praia

bandeiras praia

Além da multa que pode chegar aos 250€, se for a banhos quando a bandeira está vermelha, o mais importante é que se a bandeira está vermelha há uma razão muito válida: a sua segurança está em questão – por isso proteja-se e respeite as bandeiras.

3. Deixar lixo espalhado

Definitivamente uma das coisas que não deve fazer na praia. Talvez a mais importante. As praias vigiadas têm sempre contentores para o lixo, mas mesmo que este esteja uma pouco mais longe de si, isso não é desculpa para deixar o lixo espalhado pela praia. Use os caixotes espalhados para o efeito ou guarde tudo num saco para, ao fim do dia de praia, levar para o lixo. Além do mais, todos já conhecemos as imagens que mostram bem as consequências nefastas que o lixo, especialmente o de plástico, tem na vida das criaturas marinhas.

4. Correr no areal

Quantas vezes já levou com a areia das pessoas que passam a correr junte de si no areal? É desagradável e, mais uma vez, estamos a prejudicar o descanso dos outros, por isso devemos sempre ter cuidado para não atirarmos a areia para as pessoas que estão à nossa volta.

5. Jogar à bola

jogar a bola na praia

Embora esta atividade não esteja proibida em muitas praias, a verdade é que quase sempre acaba por incomodar as outras pessoas, por isso devemos evitar jogar à bola quando há outras pessoas por perto para não tornarmos o descanso dos outros num pesadelo.

6. Ouvir música alto

Se realmente não passa sem ouvir a sua música preferida na praia, e se isso faz parte do seu ritual de verão, o melhor é mesmo optar por usar auriculares para que a sua música não incomode os outros banhistas.

7. Ir para zonas não vigiadas

Ainda que o sossego de uma praia não vigiada lhe possa parecer muito apelativo, a verdade é que isso se pode tornar numa verdadeira dor de cabeça. O facto de não ser vigiada pode colocar a sua segurança em perigo, uma vez que não haverá nadadores salvadores por perto (nem sinalização) que lhe garantam segurança na hora de ir a banhos.

8. Levar animais para zonas interditas

Se tem um animal do qual não se quer separar nem para ir à praia, certifique-se que vai a uma praia onde os animais são permitidos. Se o fizer numa zona interdita a animais isso pode valer-lhe uma valente multa, o que não é nada agradável. Além disso, não se esqueça de apanhar sempre os dejetos do seu animal!

9. Fumar

fumar na praia

Na verdade, não deveria fumar em lado nenhum, mas se ainda não conseguiu deixar o vício, lembre-se que é muito desagradável para os seus vizinhos de praia terem de levar com o seu fumo. Além disso, nunca deixe as pontas enterradas na areia! Use os contentores especiais, que a maior parte dos concessionários já disponibilizam para os fumadores.

10. Depilação ou outros cuidados de beleza

Ainda que a luminosidade da praia lhe possa parecer perfeita para encontrar arrancar aquele pelo escondido na parte de trás da perna, ou espremer um ponto negro das costas do seu parceiro, o melhor será mesmo deixar essas atividades para a intimidade do seu lar. Não é nada agradável partilhar esses momentos com todos os estranhos da praia.

11. Momentos de intimidade

A praia é um local público onde crianças e adultos convivem e se divertem. Evite os beijos prolongados ou outras intimidades do casal, pois pode não ser confortável para as restantes pessoas que estão na praia. Esses momentos íntimos devem ser mantidos em privado.

12. Pôr o guarda-sol em zonas proibidas

guarda sol praia

As praias concessionadas têm locais interditos aos guarda-sóis e para-ventos particulares, por isso deve respeitar essas áreas, sob pena de ser multado. Evite essas situações desagradáveis e verifique se a zona é livre para particulares. A polícia marítima é a entidade responsável por garantir que particulares e concessionários respeitam as leis existentes para a ocupação dos espaços no areal.

13. Dizer palavrões

Quando partilhamos o espaço com outros banhistas devemos sempre ter em atenção que estamos muito perto uns dos outros, e que nos podemos ouvir. Por isso evite o uso de linguagem que possa ser considerada rude ou ofensiva.

Tome nota destas dicas de coisas que não deve fazer na praia. Se adotarmos sempre comportamentos que tenham em atenção o conforto das outras pessoas que estão na praia, estamos certamente a contribuir para o nosso próprio conforto. Além disso, a praia é um bem que devemos estimar, tratando-a com respeito e civismo, para que possamos continuar a usufruir de todos os tesouros que a natureza nos oferece.

Veja também: