Publicidade:

Sabe quais as coisas proibidas na bagagem de mão?

Vai viajar de avião em breve? Para evitar surpresas desagradáveis no aeroporto, saiba aqui quais as coisas proibidas na bagagem de mão.

Sabe quais as coisas proibidas na bagagem de mão?
Saiba o que não levar consigo na cabine do avião

Por questões de segurança, são várias as regras no que diz respeito aos itens a transportar na cabine de um avião. Para que possa fazer a mala tranquilamente e passar no controlo de segurança sem qualquer problema, dizemos-lhe aqui quais as coisas proibidas na bagagem de mão. Tome nota e prepare a mala a levar consigo na cabine de forma a não quebrar as regras de segurança.

Quais as coisas proibidas na bagagem de mão?


bagagem de mao

Vai viajar de avião e não sabe o que pode ou não levar consigo na cabine? Não se preocupe. Quer tenha mala de porão ou não, há sempre forma de transportar o essencial. Aqui, dizemos-lhe quais as coisas proibidas na bagagem de mão e deixamos algumas dicas de como levar tudo o que precisa nesta mala de dimensões menores.

1. Artigos perigosos proibidos na bagagem de mão e de porão

Naturalmente, as regras de segurança impedem que transporte consigo objectos que possam representar perigo. Assim, não poderá incluir na bagagem de mão ou de porão certos itens, nomeadamente:

  • Explosivos e munições, incluindo artigos pirotécnicos e foguetes.
  • Líquidos e sólidos inflamáveis, como isqueiros ou produtos combustíveis, tintas, fósforos, componentes de veículos que tenham contido combustível.
  • Corrosivos, como mercúrio, ácidos e baterias electrolíticas.
  • Gases sob pressão, como botijas de mergulho.
  • Magnéticos, que interfiram com o equipamento do avião.
  • Infecciosos (vírus, bactérias e material de análise)
  • Material radioactivo, encontrado em certos instrumentos de medição e isótopos médicos
  • Tóxicos, como insecticidas ou pesticidas.
  • Oxidantes e peróxidos orgânicos, como lixívias, fibra de vidro e fertilizantes.

2. Coisas proibidas na bagagem de mão

Eis as coisas proibidas na bagagem de mão – itens, portanto, a evitar quando a preparar a mala de cabine.

  • Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que possam disparar projécteis.
  • Dispositivos neutralizantes (ou seja, destinados a atordoar ou a imobilizar).
  • Objectos pontiagudos ou cortantes, como lâminas de barbear e tesouras.
  • Ferramentas de trabalho, que possam ser utilizadas para ferir alguém ou ameaçar a segurança do avião.
  • Instrumentos contundentes, que possam ser utilizados para provocar lesões físicas graves.
  • Explosivos, substâncias e dispositivos incendiários.
  • Líquidos, aerossóis e géis.

3. Líquidos

Apesar de constarem na lista de artigos proibidos na bagagem de mão, nem todos os líquidos, aerossóis e géis serão confiscados no controlo de segurança. Para embarcar sem problema, deverá transportá-los em recipientes com um máximo de 100 ml (ou 100 gr) por artigo, no interior de um saco transparente que possa ser aberto e fechado novamente. Existem, porém, excepções. No caso de precisar de viajar com medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (como comida para bebé e biberões de leite), poderá passar o controlo de segurança ao apresentar uma declaração médica. Também os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, se no interior de um saco inviolável selado com o recibo de compra no interior, serão permitidos a bordo da cabine.

Saiba mais aqui sobre quais os líquidos pode levar na bagagem de mão.

O que fazer se tiver na bagagem de mão um artigo proibido?

mala de mao

Caso se tenha esquecido de algo que poderá ser confiscado, pode voltar atrás e entregar o artigo proibido a alguém conhecido, despachá-lo na bagagem de porão, se permitido, ou ainda enviar por correio verde.

Como organizar a bagagem de mão?

As proibições acima referidas são comuns a todas as companhias aéreas. No entanto, as restrições relativas ao tamanho e peso da bagagem de mão podem variar. Aconselhamos que verifique as regras da companhia aérea com a qual vai viajar, assim como as dos aeroportos em questão. São cada vez mais as companhias que oferecem melhores preços a quem viaja somente com mala de cabine. Sendo este o caso, sugerimos que faça uma lista dos itens que irá precisar na viagem para melhor organizar a bagagem de mão. Serão necessárias roupas quentes? Quais os pares de calçado essenciais para a viagem? Irá precisar de toalhas ou estas serão disponibilizadas pelo alojamento? É necessário levar protector solar?

Lembre-se de que não poderá transportar líquidos em embalagens com capacidade superior a 100 ml. Compre recipientes que respeitem essa restrições e coloque neles os líquidos de que vai precisar, como champô, condicionador, gel de banho e cremes. Por sua vez, não se esqueça de colocar estes recipientes no interior de um saco transparente, para que não haja complicações no controlo de segurança do aeroporto.

Para economizar espaço, sugerimos que, em vez de colocar a roupa dobrada na mala, a transporte em pequenos rolos e os utilize para optimizar espaços vazios, como o interior dos sapatos e outros artigos. Se está a pensar comprar souvenirs ou outros itens no destino, não faça uso de todo o espaço disponível. Não se esqueça também de manter à mão os documentos necessários para a viagem, como o passaporte (ou cartão de cidadão) e o cartão de embarque.

Veja também: